O
que será que a Bíblia tem a dizer sobre o tema aborto, será que é pecado? Será
que é errado abortar? Quem pratica o aborto tem perdão?
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A
descrição do aborto seria a morte espontânea ou provocada do produto da
concepção dentro do ventre materno e antes do início do parto.
Vou
expor aqui algumas das formas que os seres humanos utilizam para matar uma
criança na barriga da mãe:
1.
SUCÇÃO - Este é um dos métodos legalmente autorizados para abortar: é
semelhante a um aspirador: o bebê é sugado do ventre da mãe e posteriormente
feito em pedaços.
2.
EMBRIOTOMIA - É um método que já está em desuso, mas que consiste em o médico
cortar o bebê dentro do ventre da mãe (com instrumentos especialmente
concebidos para este fim).
3.
OPERAÇÃO CIRÚRGICA É utilizada em estados de maior desenvolvimento do feto.
Consiste em retirar o bebê do ventre materno e matá-lo quando ele já está cá
fora.
4.
SOLUÇÃO SALINA - Cada vez em maior uso, consiste em injetar solução salina no
saco embrionário. O bebê morre queimado devido ao sal da solução.
Além
destes métodos, existe hoje a possibilidade de provocar o aborto durante as
primeiras semanas através de um medicamento especialmente receitado pelos
médicos.
Agora
vamos analisar alguns versículos.
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Ø SL 51:4 - Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista,
para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares.
Primeiro
temos que entender é quando pecamos contra Deus é porque fizemos algo que Deus
não se agrada.
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Ø 1SM 2:6 - JEOVÁ
é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir
dela.
Temos
que entender também é que o único que pode tirar a vida de alguém é Deus. O ser
humano não pode decidir o futuro de outro semelhante quanto ao momento da sua
morte.
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Ø ÊX 20:13 - Não
matarás.
Ø RM 13:9 - Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não
darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo
nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
Tanto
é que um dos dez mandamentos dado por Deus nos adverte que não podemos tirar a
vida de ninguém. O sexto mandamento proíbe o homicídio deliberado, intencional,
ilícito. Não é do agrado de Deus o ser humano matar o próximo mesmo que este
ainda esteja na barriga da mãe, pois o mesmo já é um ser vivente.
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Ø SL 139:13-14 - 13 Pois possuíste os meus rins;
cobriste-me no ventre de minha mãe. 14 Eu te louvarei, porque de um modo
assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a
minha alma o sabe muito bem.
Vemos
aqui que Deus está ativo na vida de um ser humano enquanto ele está no útero. A
proteção e a possessão de Deus e o Seu poder criativo são extensivos à vida
pré-natal. Este ensino torna impossível considerar o embrião ou feto como
«simples pedaço de tecido». O mínimo que alguém pode dizer é que no momento da
concepção já existe um ser humano com potencial, o qual é sagrado e de valor, à
vista de Deus, evidenciado pelo Seu envolvimento pessoal. O próprio Deus
pessoalmente zela pela criancinha desde o momento da sua concepção. Sua atenção
por um feto compreende um plano para a sua vida. Por essa razão, Deus tem o
aborto de um feto como homicídio. Uma curiosidade na formação da vida é que o
primeiro órgão a ser formado no feto é o coração, o coração começa a bater 21
dias após a concepção, ou seja, quem aborta está a assassinar um ser humano
criado por Deus.
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Ø IS 49:1,5 - 1 OUVI-ME, ilhas, e escutai vós, povos
de longe: JEOVÁ me chamou desde o ventre, desde as entranhas de minha mãe fez
menção do meu nome. 5 E agora diz JEOVÁ, que me formou desde o ventre para ser
seu servo, para que torne a trazer Jacó; porém Israel não se deixará ajuntar;
contudo aos olhos de JEOVÁ serei glorificado, e o meu Deus será a minha força.
Ø JR 1:5 - Antes que te formasse no ventre te conheci,
e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta.
Vemos
aqui que assim como Deus conheceu Jeremias e Jesus desde o ventre, assim Ele
também nos conhece antes de nos formar no útero. Ou seja, para Deus as pessoas
têm valor e identidade antes de nascer.
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Ø ÊX 21:22-25 - 22 Se alguns homens pelejarem, e um
ferir uma mulher grávida, e for causa
de que aborte, porém não
havendo outro dano, certamente será multado, conforme o que lhe impuser
o marido da mulher, e julgarem os juízes. 23 Mas se houver morte, então darás vida por vida, 24 Olho por
olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, 25 Queimadura por queimadura,
ferida por ferida, golpe por golpe.
A
palavra mal traduzida como aborto em português na língua hebraica tem o sentido
da criança sair (entrando no mundo), e não diz que morreu ou nasceu morto.
Estudiosos da língua hebraica, Keil e Delitzsch, explicam bem esta diferença no
comentário deles sobre o texto, vejamos na tradução da NVI:
Ø ÊX 21:22 - “Se homens brigarem e ferirem uma mulher
grávida, e ela der à luz
prematuramente, não havendo, porém, nenhum dano sério, o ofensor pagará
a indenização que o marido daquela mulher exigir, conforme a determinação dos
juízes.
Aqui
trata de nascimento prematuro como conseqüência de uma briga, e não justifica a
decisão de abortar um filho. Deus, além de exigir a proteção de pessoas
viventes, também exigia a proteção de crianças ainda por nascer. O versículo 21
refere-se a uma mulher dando à luz a uma criança prematura por causa de
violência cometida contra a gestante. Se isso acontecesse, quem causasse o nascimento
prematuro tinha que pagar uma multa. Se houvesse lesões graves na mãe ou no
filho, o culpado tinha que pagar segundo a lei da retaliação. Note que se a
violência causasse a morte da mãe ou do filho, o transgressor seria réu de
homicídio e teria que pagar com a própria vida. Noutras palavras, o bebê é
considerado nesse texto bíblico como um ser humano: provocar a morte desse feto
é considerado assassinato. Note que essa é a única circunstância em que a lei
exige a pena de morte por homicídio acidental. O princípio está claro: Deus
procura proteger aqueles que têm menos condições de se protegerem (i.e., os que
ainda estão por nascer).
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O
grande “X” da questão é: e quando a gravidez é resultado de um estupro ou
incesto? Sei que é uma questão difícil e dolorosa, mas a resposta é que a vida
que está sendo gerada no ventre não tem culpa disso, não se pode matar um
inocente por causa da violência do mundo. Quando a mãe não consegue suportar
essa situação em ultimo caso, e não amar o ser que veio dela, existe a
possibilidade de a criança ser dada para adoção, mas nunca cometer o pecado de
homicídio.
Existem
casos também que alegam o aborto em caso de defeito físico no bebê.
Deus
criou o homem com características tais que, mesmo em condições à primeira vista
adversas, consegue sobreviver e adaptar-se. Por outro lado, quando essa vida e
impossível, a morte vem por si própria. Assim sucede, por exemplo, quando a
criança nasce com deformações encefálicas anormais (cérebro). Geral-mente, a
criança morre passados poucos minutos depois do parto. Mas, mesmo que haja
seguros motivos de que a criança venha a nascer deficiente, será esse um motivo
para se aceitar o aborto? Vejamos o que a Palavra de Deus nos diz a este
respeito:
Ø ÊX 4:11 - E disse-lhe JEOVÁ: Quem fez a boca do
homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu,
JEOVÁ?
Ø JO 9:1-3 - 1 E, PASSANDO Jesus, viu um homem cego de
nascença. 2 E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou,
este ou seus pais, para que nascesse cego? 3 Jesus respondeu: Nem ele pecou nem
seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.
Notas:
Isso não significa que todo mudo, surdo ou cego ficou assim, devido a vontade,
decisão, ou ato direto de Deus. Tais estados, bem como todas as doenças e
enfermidades, são originalmente resultados da atividade de Satanás e da entrada
do pecado no mundo através de Adão. Não surgem pelo fato de o indivíduo cometer
um determinado pecado
A
resposta da Bíblia é clara. Aceitar a morte de crianças ainda não nascidas,
conduz a aceitar também a eutanásia infantil, isto é, o homicídio de bebês
recém-nascidos que sejam doentes ou deficientes. E a aceitar isto, não faltaria
muito para aceitar também a eutanásia dos inválidos, idosos e todos os que,
independentemente da sua idade, não possam cuidar de si mesmos ou se sintam à
parte da sociedade.
Porém
existe uma questão complicada que seria: e se a vida da mãe está em risco na
gravidez? Este caso é diferente dos demais, pois se não há opção de salvar os
dois infelizmente tem que se escolher a vida que vai ser salva, sendo que a
outra vida morra por si só e não por morte provocada, mas vale lembrar que aproximadamente
94% dos abortos realizados não são por esse motivo citado, esse caso só
representaria apenas aproximadamente 6%. Ainda sim, antes de tomar a decisão de
escolher qual vida deve viver devemos nos lembrar de Deus, que realiza
milagres, se orarmos insistentemente para Ele, podemos ter a chance de
preservar as vidas da mãe e da criança se assim Deus permitir.
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Viria
uma pergunta: Quem já abortou pode ser perdoado por Deus?
O
primeiro passo vem em aceitar a Jesus como Salvador e Senhor de sua vida, pois
sem esses requisitos o pecador ainda se encontrará em pecado perante Deus.
Ø SL 32:5 - Confessei-te
o meu pecado, e a minha
maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei a JEOVÁ as minhas
transgressões; e tu perdoaste a maldade
do meu pecado.
Assim
como Davi, temos que confessar nossos pecados arrependidos de coração a Deus e
Ele nos perdoa.
Ø 1JO 1:7,9 - 7 Mas, se andarmos na luz, como ele na
luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.
9 Se confessarmos os nossos pecados,
ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda
a injustiça.
Vemos
aqui que o sangue de Jesus nos purifica de “todo o pecado”
isso também inclui o pecado do aborto cometido.
Porém
vale ressaltar que Deus perdoa apenas a quem esteja arrependido e confesse o
seu pecado. O perdão de Deus não é todavia justificação para, sabendo que é
pecado, abortar para depois pedir perdão. Através da fé em Cristo, todos e quaisquer
pecados podem ser perdoados. Quando a pessoa se converte de verdade a Jesus e
se arrepende passa a ter uma nova vida, sempre se atentando no que Jesus falou:
“vá
e não peques mais”.
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Conclusão:
Um verdadeiro cristão sabe que não há opção de escolha em relação ao aborto,
não se pode abortar, tirar a vida de outro ser feito a semelhança de Deus é
pecado.
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