COMO
ETERNIDADE NO INFERNO É UMA PUNIÇÃO JUSTA PARA O PECADO?
Esse
é um assunto que incomoda muita gente e que se origina de uma compreensão
incompleta de três coisas: a natureza de Deus, a natureza do homem e a natureza
do pecado. Como seres pecaminosos, a natureza de Deus é um conceito difícil de
entendermos por completo.Temos a tendência de ver Deus como um Ser gentil e
misericordioso cujo amor por nós excede e subestima todos os seus outros
atributos. Claro que Deus é amoroso, gentil e misericordioso, mas Ele é
primeiramente um Deus santo e justo. Tão santo que Ele, na verdade, não pode
tolerar pecado. Ele é um Deus cuja ira queima contra os perversos e aqueles que
O desobedecem.
Ø DT 29:27 - Por isso a ira de JEOVÁ se acendeu contra esta terra, para trazer
sobre ela toda a maldição que está escrita neste livro.
Ø 2RS 22:13,17 - 13 Ide, e consultai a JEOVÁ por mim,
pelo povo e por todo o Judá, acerca das palavras deste livro que se achou;
porque grande é o furor de JEOVÁ, que
se acendeu contra nós; porquanto nossos pais não deram ouvidos às
palavras deste livro, para fazerem conforme tudo quanto acerca de nós está
escrito. 17 Porquanto me deixaram, e queimaram incenso a outros deuses, para me
provocarem à ira por todas as obras das suas mãos, o meu furor se acendeu contra este lugar, e não se apagará.
Notas:
IDE E CONSULTAI A JEOVÁ. Josias queria saber se os pecados de Judá tinham
chegado a um ponto em que o juízo divino seria inevitável. (1) Através da
profetisa Hulda, Deus disse que seu povo, em breve, seria, sim, entregue na mão
dos seus inimigos. Noutras palavras, quando o povo de Deus persiste no pecado,
atinge um ponto em que o castigo é inevitável. (2) Por um excessivo número de
anos, o povo de Deus, os israelitas, "zombaram dos mensageiros de Deus, e
desprezaram as suas palavras, e escarneceram dos seus profetas, até que o furor
de JEOVÁ subiu tanto, contra o seu povo, que mais nenhum remédio houve". O
avivamento espiritual por intermédio de Josias apenas adiou a destruição
iminente de Judá, mas não pôde evitá-la.
Ø IS 5:25 - Por isso se acendeu a ira de JEOVÁ contra o seu povo, e estendeu a
sua mão contra ele, e o feriu, de modo que as montanhas tremeram, e os seus
cadáveres se fizeram como lixo no meio das ruas; com tudo isto não tornou atrás
a sua ira, mas a sua mão ainda está estendida.
Ø OS 8:5 - O teu bezerro, ó Samaria, te rejeitou; a minha ira se acendeu contra
eles; até quando serão eles incapazes da inocência?
Ø ZC 10:3 - Contra os pastores se acendeu a minha ira, e castigarei os bodes; mas JEOVÁ dos
Exércitos visitará o seu rebanho, a casa de Judá, e os fará como o seu
majestoso cavalo na peleja.
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Ele
não só é um Deus amoroso; Ele é o próprio amor! No entanto, a Bíblia também nos
diz que Ele odeia todo tipo de pecado:
Ø PV 6:16-19 - 16 Estas seis coisas JEOVÁ odeia, e a sétima a sua
alma abomina: 17 Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue
inocente, 18 O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a
correr para o mal, 19 A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia
contendas entre irmãos.
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Mesmo
sendo tão misericordioso, ainda há limites para a Sua misericórdia.
Ø IS 55:6-7 - 6 Buscai a JEOVÁ enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. 7
Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta a JEOVÁ, que se
compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.
Notas:
BUSCAI A JEOVÁ. O pecador deve buscar a Deus, enquanto está em vigor a sua promessa
de ouvi-lo. O tempo para se receber a salvação aqui, tem limite; chegará o dia
em que Ele não será achado.
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O
homem, em seu estado não regenerado, é corrompido pelo pecado, e esse pecado é
sempre uma ofensa direta contra Deus. Quando Davi pecou ao cometer adultério
com Bate-Seba e assassinar Urias, ele respondeu com uma oração interessante:
Ø SL 51:4 - Contra
ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que
sejas justificado quando falares, e puro quando julgares.
Já
que Davi tinha pecado contra Bate-Seba e Urias, como é que ele pôde ter dito
que tinha pecado contra Deus? Davi entendia que todo pecado é na verdade contra
Deus.
Deus
é um Ser eterno e infinito:
Ø SL 90:2 - Antes que os montes nascessem, ou que tu
formasses a terra e o mundo, mesmo de
eternidade a eternidade, tu és Deus.
Notas:
DE ETERNIDADE A ETERNIDADE. Esta expressão refere-se à existência eterna de
Deus, que não tem começo nem fim. (1) Eternidade (hb. olam) não significa em
primeiro lugar que Deus transcende o tempo mas, sim, que é infindável no tempo.
As Escrituras não ensinam que Deus existe num tipo de eterno tempo presente,
onde não há nem o passado nem o futuro. (2) Os trechos das Escrituras que
declaram a eternidade de Deus, fazem-no em termos de continuidade, e não de
intemporalidade, Deus conhece o passado como passado, o presente como presente
e o futuro como futuro.
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Como
resultado, todo pecado exige uma punição eterna. Nosso pecado ofendeu o caráter
santo, perfeito e infinito de Deus, e apesar de que em nossas mentes nosso
pecado é limitado em tempo, a Deus - que vai além de quaisquer restrições de
tempo - o pecado que Ele tanto odeia não tem fim. Nosso pecado está diante dEle
continuamente e precisa ser punido continuamente para satisfazer Sua justiça
santa.
Ninguém
entende isso melhor do que alguém que está no inferno. Um exemplo perfeito é a
história do homem rico e do mendigo chamado Lázaro. Os dois morreram e o homem
rico foi para o inferno enquanto Lázaro foi ao paraíso (chamado de seio de
Abraão em Lucas 16). Claro que o homem rico estava ciente do fato de que seus
pecados foram apenas cometidos durante sua vida terrena. Mas é interessante
notar que ele nunca diz: "Como é que eu acabei vindo para cá?"
Ninguém faz essa pergunta no inferno. Ele não diz: "Será que eu realmente
merecia isso?" "Será que isso não é um pouco extremo? Será que isso
não é demais?" Ele não disse nada disso. Ele apenas pede que alguém vá aos
seus irmãos que ainda estão vivos para adverti-los a não irem para o inferno.
Como
o homem rico, todo pecador tem uma realização completa de sua miséria no
inferno, assim como uma consciência bem informada, completamente ciente e
sensível - a qual se torna seu próprio termômetro. Essa é a experiência de
tortura no inferno - uma alma bem ciente de seu pecado juntamente com uma
consciência continuamente a acusar, martelando constantemente sem qualquer alívio.
A culpa daquele pecador produz vergonha e sentimentos de ódio e abominação
contra si mesmo. O homem rico sabia que punição eterna por uma vida de pecados
é justificada e merecida. Por isso ele nunca protestou ou questionou o fato de
que devia estar no inferno.
As
realidades de condenação eterna, inferno eterno e punição eterna são
assustadoras e assim devem ser. No entanto, ficar tão atemorizado é para o bem
do pecador. Enquanto isso pode até soar amargo (e é!), há boas novas:
Deus
nos ama:
Ø JO 3:16 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho
unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida
eterna.
Notas:
DEUS AMOU O MUNDO DE TAL MANEIRA. João 3.16 revela o coração e o propósito de
Deus para com a humanidade. (1) O amor de Deus é suficientemente imenso para
abranger todos os homens, "o mundo". (2) Deus "deu" seu
Filho como oferenda na cruz por nossos pecados. A expiação procede do coração
amoroso de Deus. Não foi algo que Ele foi obrigado a fazer. (3) Crer (gr.
pisteuo) inclui três elementos principais: (a) plena convicção de que Cristo é
o Filho de Deus e o único Salvador do perdido pecador; (b) comunhão com Cristo
pela nossa auto-submissão, dedicação e obediência a Ele; (c) plena confiança em
Cristo de que Ele é capaz e também quer conduzir o crente à salvação final e à
comunhão com Deus no céu. (4) "Perecer" é a quase sempre esquecida
palavra em 3.16. Ela não se refere à morte física, mas à pavorosa realidade do
castigo eterno no inferno. (5) "Vida eterna" é a dádiva que Deus
outorga ao homem quando este nasce de novo. "Eterna" expressa não
somente a perpetuidade da nova vida, mas também a qualidade desta vida, como a
de Deus; uma vida que liberta o homem do poder do pecado e de Satanás, e que o
afasta daquilo que é puramente terreno para que ele conheça a Deus.
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E
quer que sejamos salvos do inferno:
Ø 2PE 3:9 - O Senhor não retarda a sua promessa, ainda
que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a
arrepender-se.
Notas:
NÃO QUERENDO QUE ALGUNS SE PERCAM. A demora na volta de Cristo tem a ver com a
pregação do evangelho do reino ao mundo inteiro. Deus quer que todos ouçam o
evangelho, pois não deseja que ninguém pereça eternamente. Isso não significa
que todos serão salvos, porque se alguém rejeitar a graça e a salvação divinas,
tal pessoa permanecerá perdida.
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Mas
porque Deus também é justo e correto, Ele não pode deixar de punir o pecado.
Alguém tem que pagar o preço. Em Sua grande misericórdia e amor, Deus
providenciou o Seu próprio pagamento para o nosso pecado. Ele enviou o Seu
Filho Jesus Cristo para pagar pela penalidade dos nossos pecados ao morrer na cruz
por nós. A morte de Jesus foi uma morte infinita porque Ele é o infinito
Deus-homem, disposto a pagar um débito infinito pelo pecado, para que não
tivéssemos que pagar por essa punição no inferno por toda a eternidade:
Ø 2CO 5:21 - Àquele que não conheceu pecado, o fez
pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.
Notas:
O FEZ PECADO POR NÓS. As Escrituras não declaram em nenhum lugar que Cristo foi
"pecador". Ele sempre permanece como o imaculado Cordeiro de Deus.
Cristo tomou, sim, nossos pecados sobre si, e Deus Pai o fez objeto do seu
juízo ao tornar-se Ele uma oferenda na cruz pelos nossos pecados. Jesus, ao
sofrer o nosso castigo na cruz, tornou possível a Deus perdoar os pecadores,
sem violar sua própria justiça.
NÓS...
FEITOS JUSTIÇA DE DEUS. (1) "Justiça" não se refere aqui à justiça
legalista, mas à justiça experimental do crente como nova criatura, quanto ao
seu caráter e estado moral, que se fundamenta em sua fé em Cristo e dela flui.
O contexto total desta passagem diz respeito ao crente viver para Cristo,
controlado pelo "amor de Cristo", tornar-se "nova criatura"
em Cristo e desempenhar o ministério da reconciliação como representante de
Deus e da sua justiça na terra. (2) A justiça de Deus é manifestada e
experimentada neste mundo pelo crente, quando este permanece em Cristo. Somente
à medida em que vivemos em união e comunhão com Cristo é que nos tornamos
justiça de Deus.
Se
confessarmos nossos pecados, pedirmos pelo perdão de Deus (não tornar mais a
viver na prática do pecado), e colocarmos nossa fé em Cristo, seremos salvos,
perdoados, purificados e receberemos a garantia de um lar eterno no céu. Deus
nos amou tanto que providenciou um meio de salvação, mas se rejeitarmos o Seu
presente de vida eterna, teremos que encarar as conseqüências eternas dessa
decisão.
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