Neste
estudo falarei sobre os julgamentos que os seres humanos passaram:
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O
julgamento dos pecados dos crentes, na cruz:
Ø JO 12:31 - Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste
mundo.
A
palavra "expulso" refere-se ao fato de que, por meio da morte e da
ressurreição de Cristo, Satanás foi vencido e tudo que lhe diz respeito.
Hoskyns
diz: “A obediência concreta do Filho... explica a importância universal da
morte de Jesus, e assinala o momento da destronização do Diabo da tirania que
exercia sobre os homens”. Esta afirmação da derrota definitiva e final do
príncipe deste mundo é balanceada pela declaração do poder universal de atração
da cruz.
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O
julgamento dos crentes de si mesmos:
Ø 1CO 11:31 - Mas, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados;
A
maneira de evitar o castigo de Deus é nos julgarmos a nós mesmos de modo
voluntário e sincero.
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O
julgamento das obras dos crentes:
Ø 2CO 5:10 - Porque é necessário que todos nós sejamos manifestos diante do
tribunal de Cristo, para que cada um receba o que fez por meio do
corpo, segundo o que praticou, o bem ou o mal.
A
igreja amada de Jesus será avaliada no tribunal de Cristo com relação a sua
conduta como servos de Deus. (ver estudo tribunal
de Cristo)
Porque
todos (todos nós, cristãos) devemos ser publicamente expostos pelo que somos
ante o tribunal de Cristo. A verdadeira realidade do caráter de alguém será
revelada aberta e completamente. Cada um irá receber (komisetai) segundo
(“diante de”) o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal (lit.,
“indignidade”).
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O
julgamento das nações na vinda de Cristo:
Ø MT 25:31-46 - 31 Quando, pois vier o Filho do homem
na sua glória, e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; 32 e diante dele serão
reunidas todas as nações; e ele separará
uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos; 33 e porá
as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à esquerda. 34 Então dirá o Rei aos
que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o
reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; 35 porque tive fome, e
me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me
acolhestes; 36 estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na
prisão e fostes ver-me. 37 Então os justos lhe perguntarão: Senhor, quando te
vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? 38
Quando te vimos forasteiro, e te acolhemos? ou nu, e te vestimos? 39 Quando te
vimos enfermo, ou na prisão, e fomos visitar-te? 40 E responder-lhes-á o Rei:
Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo
dos mais pequeninos, a mim o fizestes. 41 Então dirá também aos que estiverem à
sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para
o Diabo e seus anjos; 42 porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede,
e não me destes de beber; 43 era forasteiro, e não me acolhestes; estava nu, e
não me vestistes; enfermo, e na prisão, e não me visitastes. 44 Então também
estes perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou
forasteiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? 45 Ao que lhes
responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixaste de fazer a um destes
mais pequeninos, deixastes de o fazer a mim. 46 E irão eles para o castigo
eterno, mas os justos para a vida eterna.
O
julgamento das ovelhas e dos bodes ocorre depois da tribulação e da volta de
Cristo à terra e antes do início do seu reino terrenal. (1) Na ocasião da vinda
de Cristo, os salvos e os perdidos vivendo aqui na terra, sobreviventes da
tribulação, ainda estarão todos juntos. (2) Este julgamento efetua a separação
entre os ímpios e os justos. (3) Será baseado nos atos de amor e bondade para
com aqueles que pertencem a Cristo e que sofrem por isto. O amor e a compaixão
são parte integrante da verdadeira fé e salvação. (4) Os ímpios não terão
entrada no reino de Cristo, mas irão para o tormento eterno. (5) Os justos
herderão a vida eterna e o reino de Deus.
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O
julgamento de Israel na vinda de Cristo:
Ø EZ 20:37 - Também vos farei passar debaixo da vara, e vos farei entrar no vínculo
do pacto;
Deus
prometeu que traria Israel de volta do cativeiro depois de expurgar os rebeldes
e os malfeitores. Um remanescente fiel voltaria à sua terra e não mais
profanaria o nome de Deus por desobediência ou idolatria. Esse remanescente
desfrutaria das bênçãos do novo concerto.
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O
julgamento dos anjos depois dos mil anos:
Ø JD 6 - aos anjos que não guardaram o seu principado,
mas deixaram a sua própria habitação, ele os tem reservado em prisões eternas
na escuridão para o juízo do grande
dia,
Judas
refere-se a anjos que não permaneceram na sua posição original de autoridade,
mas que se rebelaram contra Deus, violaram a sua lei, e agora estão
aprisionados, aguardando o juízo. Nem todos os anjos caídos, porém, estão
encarcerados, pois Satanás e muitos demônios estão na terra atualmente.
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O
julgamento dos iníquos mortos:
Ø AP 20:12 - E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé
diante do trono; e abriram-se
uns livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que
estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.
O
julgamento aqui descrito é chamado o "Julgamento do Grande Trono
Branco", abrangendo os perdidos de todas as épocas. Alguns entendem que os
que foram salvos durante o reino milenar de Cristo na terra, serão incluídos
nesse julgamento.
João
escreve: E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e
abriram-se os livros — o arquivo da vida dos homens é manifesto — E abriu-se
outro livro, que é o da vida — “a lista dos cidadãos vivos da Nova Jerusalém”.
O julgamento era baseado nas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as
suas obras.
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