terça-feira, 2 de julho de 2013

Jesus foi adorado? (Jesus was worshiped?)

Alguns versículos que mostram que o Senhor Jesus foi adorado enquanto esteve na terra.

==================================


Ø MT 2:2 - Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo.

Ø MT 2:8 - E, enviando-os a Belém, disse: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino e, quando o achardes, participai-mo, para que também eu vá e o adore.

Além de terem sido guiados ao local onde Jesus tinha nascido, esses Magos aparentemente tinham sido informados por Deus sobre a identidade divina de Jesus, por isso responderam apropriadamente com adoração.

==================================

Ø MT 2:11 - E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram (proskuneo); e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.

Algumas religiões podem replicar que estes eram apenas pagãos ignorantes. Mesmo que isso fosse verdade, concordemos que eles cometeriam idolatria se Jesus fosse uma criatura.

==================================


Ø MT 8:2 - E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo.

Alguém poderia asseverar que este homem também adorou Jesus em ignorância. Ainda assim, ele seria um idólatra se Jesus é, como algumas religiões asseguram, um ser criado.

==================================

Ø MT 9:18 - Dizendo-lhes ele estas coisas, eis que chegou um chefe, e o adorou, dizendo: Minha filha faleceu agora mesmo; mas vem, impõe-lhe a tua mão, e ela viverá.

==================================


Ø MT 14:33 - Então aproximaram-se os que estavam no barco, e adoraram-no, dizendo: És verdadeiramente o Filho de Deus.

Aqui passamos dos possíveis pagãos ignorantes para os próprios apóstolos de Cristo. Depois que Jesus salvou os apóstolos da tempestade no mar da Galiléia, na cultura judaica, apenas o único Deus verdadeiro pode ser adorado; as ações dos discípulos mostram que reconheciam Jesus como sendo divino. Veja que Jesus não os corrigiu ou disse: "Vocês não estão vendo que sou apenas um profeta mortal? Parem de me adorar!" Ao invés, Ele aceitou o seu louvor, sabendo que Ele realmente era Deus em carne humana.

==================================

Ø MT 15:25 - Então chegou ela, e adorou-o, dizendo: Senhor, socorre-me!

Aqui uma mulher Cananéia adorou a Jesus, a qual Jesus não repreendeu.

==================================


Ø MT 20:20 - Então se aproximou dele a mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos, adorando-o, e fazendo-lhe um pedido.

==================================

Até então, Jesus tinha ensinado os apóstolos durante quase três anos e é óbvio que ele não lhes tinha ensinado doutrinas erradas. Eles pensavam que era inteiramente correto adorar a Cristo!

Depois de três anos e meio com Jesus e depois de sua ressurreição, Maria Madalena e a outra Maria estavam correndo para dar a notícia aos seus discípulos.

Ø MT 28:9 - E, indo elas a dar as novas aos seus discípulos, eis que Jesus lhes sai ao encontro, dizendo: Eu vos saúdo. E elas, chegando, abraçaram os seus pés, e o adoraram.

==================================

Os onze discípulos encontraram Jesus na Galiléia,

Ø MT 28:17 - E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram.

Ø MC 5:6 - E, quando viu Jesus ao longe, correu e adorou-o.

Ø LC 24:52 - E, adorando-o eles, tornaram com grande júbilo para Jerusalém.

Ø JO 9:38 - Ele disse: Creio, Senhor. E o adorou.

Não é estranho que, se Jesus fosse um ser criado, os apóstolos não perceberiam isso até o ponto quando Jesus ascendeu ao céu? Por que Jesus não lhes ensinou mais perfeitamente neste assunto?

==================================

Contudo, algo ainda mais estranho existe... o próprio Deus Pai mandou adorarem a Jesus.

Ø HB 1:6 - E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.

==================================

Assim, se algumas religiões estão certas quando dizem que Deus criou Jesus, então não somente temos os apóstolos envolvidos em idolatria, mas Jesus aceitou a adoração idólatra deles. Também temos os anjos do céu envolvidos em adoração idólatra de Jesus, e Deus é quem está por trás de tudo!

Ø AP 5:13-14 – 13 E ouvi toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre. 14 E os quatro animais diziam: Amém. E os vinte e quatro anciãos prostraram-se, e adoraram ao que vive para todo o sempre.

==================================

Observe que toda criatura adorava Jesus! Por esta afirmação, vemos que Deus não criou Jesus por que:

1. Cada criatura o adorou

2. Ele recebeu essa adoração. Por estes exemplos podemos ver que somente um ser não criado, divino, deve receber adoração.

Ø MT 4:10 - Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás

Ø RM 1:25 - Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.

Jesus recebeu adoração, sem censura, de homens mandados a adorá-lo pelo próprio Deus. Portanto, Jesus é um ser divino, não criado por Deus.

==================================

Isto é exatamente o que está errado na base do ensinamento de outras religiões sobre Jesus. Elas não adoram a Jesus, pois como exatamente, devemos honrar o Filho de Deus em nossa adoração pessoal? Devemos lhe dar uma adoração mais baixa que a do Pai? Ou Jesus deve ser adorado igual ao Pai?

Ø JO 5:22-23 – 22 E o Pai a ninguém julga, mas ao Filho confiou todo julgamento, 23 Para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou.

(n.t.:Ao falar desta maneira, se Jesus não fosse Deus, ele teria usurpado a igualdade com Deus, tornando-se em mais um diabo, se ele não fosse Deus com “D” maiúsculo, isto é, Deus, na verdadeira concepção do termo. Sim, pois nenhuma criatura, mesmo sendo a maior das criaturas, pode exigir para si, a honra suprema da qual só Deus é digno.)

Isto é exatamente o que algumas religiões não fazem. Eles recusam honrar o Filho assim como honram o Pai. João diz que deveríamos adorar o Filho da mesma forma com que nós honramos o Pai. Isto só acontece, é claro, se o Filho for completamente Deus.

==================================

Se Jesus Cristo não é Deus, e não merece ser adorado como Deus, então não é um homem tão bom quanto Pedro, João ou até os anjos que recusaram ser adorados:

Ø AT 10:25-26 - 25  E aconteceu que, entrando Pedro, saiu Cornélio a recebê-lo, e, prostrando-se a seus pés o adorou.  26  Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem.

Ø AT 14:12-15 - 12 E chamavam Júpiter a Barnabé, e Mercúrio a Paulo; porque este era o que falava. 13 E o sacerdote de Júpiter, cujo templo estava em frente da cidade, trazendo para a entrada da porta touros e grinaldas, queria com a multidão sacrificar-lhes. 14 Ouvindo, porém, isto os apóstolos Barnabé e Paulo, rasgaram as suas vestes, e saltaram para o meio da multidão, clamando, 15 E dizendo: senhores, por que fazeis essas coisas? Nós também somos homens como vós, sujeitos às mesmas paixões, e vos anunciamos que vos convertais dessas vaidades ao Deus vivo, que fez o céu, e a terra, o mar, e tudo quanto há neles;

Ø AP 19:10 - E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia.

Certa religião traduz a palavra Grega para adoração, proskuneo, como "reverência." Reverência é uma palavra que significa honra, mostra respeito, até curvar-se diante de alguém. Já que, para eles, Jesus é um ser criado, então ele não pode ser adorado. Eles tiveram de fazer isto em outros versículos a respeito de Jesus quando é adorado como mostrado acima.


Essa mesma religião antes adoravam a Jesus, porém hoje em dia não o adora mais, uma coisa notável sobre a adoração de Jesus por essa religião é que elas, no passado, criam que isso era correto. A "Organização de Deus", a Sociedade Torre de Vigia, costumava ensinar exatamente como a Bíblia o faz nesse assunto! Observe estas palavras das primeiras revistas Watchtower:

"Pergunta... Ele foi realmente adorado, ou é apenas falha de tradução? a revista A Sentinela, com data de outubro de 1880 declarou:

Sim, cremos que nosso Senhor enquanto estava na terra foi realmente adorado, e também corretamente.... Era correto para nosso Senhor receber adoração..." (Watchtower Reprints, III, 15 de julho de 1898, pág. 2337, citado Ibidem, pág. 157.) (Reimpressões de A Sentinela, III, 15 de julho de 1898, pág. 2337).

“Ele foi objeto de uma adoração sem censura, mesmo quando bebê, de parte dos magos que foram ver o recém-nascido rei. . . . Ele jamais reprovou alguém por atos de adoração a Ele oferecidos. . . . Se Cristo não tivesse sido mais do que um homem, a mesma razão teria impedido que recebesse adoração.”

Ainda mais incrível, homens fundaram a Sociedade Torre de Vigia para promover a adoração de Cristo!  No Artigo II do Estatuto da Sociedade Torre de Vigia da Pensilvânia, lemos:

“Os propósitos desta sociedade são: . . . pública adoração cristã a Deus Todo-poderoso e a Jesus Cristo; prover e manter assembléias locais e mundiais para tal adoração....

Contudo, agora essa religião se recusa a adorar Jesus:

Na página 31 de A Sentinela, com data de 1o. de janeiro de 1954, lemos:

“. . . nenhuma adoração distintiva se prestará a Jesus Cristo, agora glorificado no céu. Nossa adoração deve dirigir-se a Jeová Deus”.

A Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas tenta resolver o problema empregando as palavras “prestar homenagem” ao referir-se a Jesus e a palavra “adorar” quando se trata de Jeová ou Deus, e os seguidores estão convencidos de que isso é correto. Qualquer membro pode tomar sua Kingdom Interlinear Translation [Tradução Interlinear do Reino] e ver que a mesma palavra grega é empregada ao referir-se à adoração a Cristo e a Deus. Os tradutores da Tradução do Novo Mundo empregaram arbitrariamente a palavra “homenagem” para promover sua falsa posição, não escriturística.

Pode-se perguntar, "O que essa religião faz com aquelas passagens na Bíblia onde Cristo recebia adoração?" Um escritor membro tentou evitar a força dessas passagens dizendo:

"Se a expressão 'adoração' for preferida, então precisa ser entendido que tal 'adoração' é somente de um tipo relativo." (The Watchtower, 15 de novembro de 1970, pág. 704, citado Ibidem, pág. 157.)

Contudo, o pessoal dessa religião não pode sequer crer nisto e ser fiel a suas próprias publicações, porque também encontramos:

"Prostrar-se diante de homens ou anjos como adoração 'relativa' proibida." (Make Sure of All Things, Brooklyn: Watchtower Bible and Tract Society, 1953, pág. 178.)
"Jeová jamais comete erros. Onde o estudante confia no homem, ele tem certamente que ser levado a dificuldades." (J. F. Rutherford, Prophecy, págs. 67-68.)

Charles Taze Russel e Rutherford (os dois maiores líderes e presidentes dessa religião) disseram que Jesus recebeu corretamente adoração (Cf. A Sentinela, 01/01/1906 - Pg. 15 ... Sentinela 01/12/1916, pg. 377, volume encadernado em Inglês).

Acho que essa religião não teria coragem de dizer que seus fundadores são idólatras.

Jesus pode ser adorado?

SIM. A Sentinela, novembro de 1879, pág. 4.

NÃO. A Sentinela, 01/01/1953, pág. 31.

SIM. Certificai-vos de Todas as Coisas, edição de 1960, pág. 104.

SIM. Tradução do Novo Mundo, edição de 1967 em Hebreus 1:6.

NÃO. Tradução do Novo Mundo, desde edição de 1977 até hoje.

20 comentários:

  1. Minha indignação é só uma: Por que a seita testemunhas de Jeová e algumas seitas Judaicas, não aceitam adoração a Jesus e fazem questão de modificar o que está escrito e confirmado na Bíblia?

    ResponderExcluir
  2. É meu caro, o inimigo de nossas almas trabalha exatamente nos pontos mais importantes do cristianismo, pontos esses que podem nos condenar ou não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho uma resposta para esses desocupados que ficam mudando a biblia sagrada porque Deus diz em apocalipse 22:18 e19 Deus diz que se alguém lhe acrescentar alguma coisa Deus fará vir sobre me as pragas que estão escritas neste livro, E se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida. Outra coisa somente quem pode levar as boas novas são os salvos em Cristo aqueles que já aceitaram Jesus como seu único e suficiente Salvador de suas vidas, os filhos de Deus. Em primeira epístola de João 2:22,e 23 fala quem é o mentiroso que nega que Jesus é o Cristo?

      Excluir
  3. Alguns antagonistas das Testemunhas de Jeová insistem em dizer que as TJ mudaram sua posição com referencia a adoração. Alegam que as Testemunhas de Jeová “adoravam” a Jesus, e que com o passar do tempo, “mudaram o ensino” e passaram a dizer que Jesus não deve ser mais adorado.

    Quer dizer de artigos relativamente recentes onde se diz que Jesus deve ser “adorado” ? Tudo isso será considerado neste artigo.

    Criticos tem citado vários artigos de A Sentinela antigos e inclusive o Livro “Luz” publicado pela Sociedade Torre de Vigia. O que estes opositores deixam de informar é que a palavra “adorar” em Inglês no início do século passado tinha uma conotação típica bastante abrangente e bem diferente da moderna palavra “adorar” em Inglês moderno, bem como em Português.
    Alguns críticos da Tradução do Novo Mundo citam a TNM mais recente e a comparam com uma edição anterior dela onde em hebreus 1:6 se usava a frase “e os anjos de Deus o adorem” e que foi vertido na TNM mais recente por “e os anjos de Deus lhe prestem homenagem”. Afirmam de boca cheia que as TJ mudaram a Bíblia. Será que eles estão informando ou desinformando? Ora, a palavra grega proskynéo, vertida “adoração” em algumas traduções da Bíblia, não se refere exclusivamente ao tipo de adoração que se deve apenas a Jeová. Pode referir-se também ao respeito e honra demonstrados a outra pessoa. Tentando evitar equívocos, algumas traduções da Bíblia vertem a palavra proskynéo em Hebreus 1:6 como “prostrem-se diante dele” (Tradução Ecumênica), “honrem-no” (The Complete Bible in Modern English), “curvem-se diante dele” (Twentieth Century New Testament), ou “lhe prestem homenagem” (Tradução do Novo Mundo). São estas outras versões produzidas pelos eruditos da Torre de Vigia das Testemunhas de Jeová?
    Jesus é digno de homenagem
    As TJ consideram Jesus como sendo uma divindade e digno de homenagem. Na sua carta aos hebreus, o apóstolo Paulo explica que, como “herdeiro de todas as coisas”, Jesus “assentou-se à direita da Majestade nas alturas”. (Hebreus 1:2-4) Portanto, “no nome de Jesus, se dobre todo joelho dos no céu, e dos na terra, e dos debaixo do chão, e toda língua reconheça abertamente que Jesus Cristo é Senhor, para a glória de Deus, o Pai”. — Filipenses 2:10, 11.

    Depois que eu publiquei este artigo alguns até mesmo tentaram defender a ideia enganosa de que as TJ “adoravam a Jesus” e que mudarem o ensino! Mas vamos “pensar” um pouco ? Após meu artigo ser publicado, estes afirmaram que “artigos mais recentes” da Organização de Jeová, confirmam que as TJ “adoravam a Jesus”. Como veremos abaixo, isso é enganoso e um embuste intelectual. Ao mesmo tempo eu pergunto : Ao afirmarem que artigos recentes “provam” que as TJ adoravam a Jesus, como explicam suas citações de artigos antigos, quando a palavra “adorar” possuía DE FATO um significado ambíguo ?

    ResponderExcluir
  4. Claro! Eles se calam e não dizem nada a este respeito. Pois admitir que a palavra “adorar” em Inglês tinha DE FATO um sentido de “honrar” a alguém, sem conotação idólatra, é um reconhecimento de como eles tem enganado a muitos!
    O Erudito Jason Beduhn em seus livro Truth in Translation na página 43 cita uma passagem onde certo homem “prostrou-se” diante de um Rei a quem devia num ato de respeito e não adoração. (Mateus 18:26) Após citar o modo como várias versões traduziram proskinéo por prostrar-se ou curvar-se, o Erudito diz:
    “A King James Version usa “adorar”visto que tinha o mesmo significado no tempo em que [ a KJV] foi escrita“. De fato, como reconhece este Erudito, a palavra “adorar” em Inglês era usada de uma maneira diferente de como é usada hoje. E a revista A Sentinela é de fato muito antiga.
    Uma simples leitura de artigos de A Sentinela dos dias de Russel provam que tais afirmações forçadas são mentiras tentando desacreditar desesperadamente a teologia da organização de Jeová.
    A palavra adorar é um cognato enganoso ou seja, é uma palavra heterossemântica (não confundir com “falso cognato” ) e é assim que “adorar” é empregada nos textos que antagonistas citam ao passo que vasculharam mais de 100 anos de A Sentinela e outras publicações das Testemunhas de Jeová de forma que acharam até mesmo citações onde “Russel” é citado como sendo “adorado”. Como explicam isso ?
    Sim o fato de se mencionar Russel como sendo “adorado”…como se explica isso ? Observe este número de A Sentinela:
    “Charles Taze Russell, tu tens, pelo Senhor, sido coroado um rei. E pelas eras eternas teu nome será conhecido entre as pessoas, e teus inimigos virão eadorarão a teus pés.” – A Sentinela de 1 de dezembro de 1916, página 377, volume encadernado.
    A explicação é simples, a palavra tinha realmente uma conotação diferente naquela época. Como comentou abaixo nesta página o post do leitor “Saga”: “
    • Aqui a Sentinela está citando uma passagem bíblica :
    APOCALIPSE 3:9
    “Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e ADOREM prostrados A TEUS PÉS, e saibam que eu te amo”. (Almeida Corrigida e Revisada Fiel)
    A referencia a coroa, etc, são bíblicas. Significam que ele foi recebido pelo Senhor como uns dos ungidos reis e sacerdotes”.


    Este antagonismo para com as TJ cegou os apóstatas (ex TJ e pessoas que vivem para atacar a qualquer custo as TJ ) ao ponto de pescar artigos numa época em que o Inglês tinha sentido diferente. Que trapalhada, que vergonha! Ao invés de informar estes desinformados fazem uma propaganda preconceituosa refinada em cima das Testemunhas achando que estão informando quando na verdade estão

    ResponderExcluir
  5. desinformando. “Pescar” palavras ou frases em Publicações das TJ, sendo estas de um século atrás, é um desespero falaz. Poderá encontrar este tipo de crítica e observará prontamente que as revistas ou publicações que falam de Jesus como sendo “adorado” são as bem antigas. Remontam em muitos casos ao século 19.
    Por exemplo:
    “Cremos que o nosso Senhor Jesus, enquanto esteve na terra, realmente foi adorado e assim procedido corretamente.” – A Sentinela de 15 de Julho de 1898, página 216, volume encadernado.
    OBSERVE que embora as TJ usassem a palavra “adorar” no sentido de reverenciar, como pode ver nesta Sentinela, não se dá uma indicação de que Jesus era “adorado” no sentido usual da palavra conforme entendida atualmente. (Como querem fazer crer os opositores das Testemunhas de Jeová)
    Observem o comentário na Sentinela em Inglês de 15/07 de 1899:
    “Sim, nós acreditamos que nosso Senhor Jesus enquanto na terra foi realmente adorado, e isso corretamente. Ao passo que ele não era o Deus mas um Deus. A palavra “Deus” significa “poderoso,” e nosso Senhor é de fato um poderoso. Sendo assim declara-se nos isso nos`primeiros dois versos do evangelho de João`. Era apropriado que nosso Senhor recebesse adoração … pelo fato dele ter sido um agente de Deus na criação de todas as coisas, inclusive o homem … ele foi ungido …e autorizado a executar o grande plano divino e de receber homenagem tanto de anjos como de homens.”– (WatchTower, July 15, 1898).

    E da obra “Studies in the Scriptures”; vol.5 1899

    “que todos os anjos de Deus o adorem.” (Psa. 2:7; 97:7; Heb. 1:5,6) Nosso Senhor Jesus sabia disso. Ele ambém sabia que os mensageiros angelicos de Jeová tinham sido adorados no pssado como representantes de Jeová; e que ele próprio era o mensageiro principal….a palavra grega traduzida adorar no Novo Testamento é proskuneo, que significa…reverenciar. …enquanto aceitava homenagem reverente como filho de Deus ele declarava mais positivamente e publicamente, “O Pai é maior do que eu.”
    É bom ter em mente que a palavra “adorar” que aparecia na Tradução do Novo Mundo Edição de 1967, vem do grego proskinéo.
    Qual o significado desta palavra ? (Para uma consideração detalhada a respeito de PROSKINÉO clique aqui)
    Vines Expository Dictionary diz debaixo da palavra :

    ResponderExcluir
  6. só Senhor Jesus Cristo . . . Mas estes são dois, e não um só ser. Eles são um apenas no sentido de estarem em harmonia. Cremos também num espírito de Deus... Mas não é uma pessoa, como o espírito de demônios, oespírito do Mundo e o espírito do Anticristo tampouco são pessoas.”— Zion’sWatch Tower, de junho de 1882; João 17:20-22.
    Tais declarações revelam que longe de confundirem Jesus com o Pai dele, assim como fazem milhares de pessoas confusas nas Igrejas Evangélicas atualmente, as Testemunhas de Jeová desde os primórdios observavam claramente uma distinção entre estes dois seres.
    Desde o início ao se escrever as páginas de A Sentinela, Russell expôs abertamente a insensatez de afirmar crer na Bíblia e, ao mesmo tempo, ensinar uma doutrina como a Trindade que contradiz a Bíblia. De modo que escreveu:
    “Em que embrulhada de contradições e confusão se acham os que dizem que Jesus e o Pai são um só Deus! Isto daria a ideia de que nosso Senhor Jesus foi hipócrita quando esteve na Terra e que simplesmente fingia dirigir-se a Deus em oração, sendo Ele Próprio o mesmo Deus. . . . Também, o Pai sempre foi imortal, por conseguinte, não podia morrer. Então, como podia Jesus morrer? Todos os Apóstolos foram testemunhas falsas ao falarem da morte e da ressurreição de Jesus, se é que Ele não morreu. As Escrituras declaram, porém, que Ele morreu realmente.”
    Fica claro que nas publicações mais recentes das TJ citadas acima, o termo “adoração” ainda carregava consigo um entendimento reminiscente do Inglês antigo e se levava em consideração o uso antigo desta palavra. Além disso, nas escrituras a palavra PROSKINÉO pode ser traduzida tanto “adorar” como “prestar homenagens” o que faz com que entendamos o por que as publicações da organização de Jeová usou o termo adorar a Jesus.
    O que importa é se tal termo usado revela o mesmo tipo de “adoração” prestada a Jeová. E como sabemos a resposta é não!
    Por exemplo, citar a palavra “adorar” nas publicações é mais do que isolar um texto. O que é um pretexto. Isolar uma palavra é forçar demais as coisas. Como vimos, as publicações mais antigas apresentavam qual era de fato a real doutrina das Testemunhas de Jeová no que concerne a Jesus. Ele e seu pai eram distintos, não se aceitava uma doutrina da trindade onde os dois eram coiguais. Consequentemente qualquer declaração de que as TJ “adoravam a Jesus” dando a entender que tal adoração se refere a devoção religiosa de toda a alma, mente e força, são declarações preconcebidas, estereotipadas baseadas na ignorância do sentido ambíguo inerente na palavra “adorar”. Da mesma forma que PROSKINÉO, tal palavra já teve em tempos passados significado outro ignorado pelos ávidos em achar “erros” nos ensinos do povo de Jeová.
    A palavra “adorar”, assim como PROSKINÉO possuía em Inglês uma característica ambígua evidente.
    Observe com atenção como a Sentinela de 1970 no seu artigo de 15 de Novembro nos dá um enfoque de como as TJ consideravam Jesus no arranjo de adoração e se elas “adoravam” a Jesus…
    “A DEDICAÇÃO

    ResponderExcluir
  7. “não existe um único caso nas escrituras em que fiéis servos de Jeová tenham recorrido a utilização de ajudas visuais para adorar a Deus ou tenham se empenhado em uma forma de adoração RELATIVA”( ESTUDO PERPICAZ DAS ESCRITURAS,VOLUME 2,PÁGINAS 92 E 93)?
    O questionamento deste leitor se dá em vista de Jesus ser mencionado na Sentinela:
    “adoração” que os anjos prestem ao Filho de Deus é relativa e, por intermédio dele, é dirigida a Jeová.” – A Sentinela de 15 de janeiro de 1992, página 23
    A afirmação acima extraída da Obra Estudo Perspicaz das Escrituras foi relacionada ao uso de objetos na adoração. E a afirmação é exata com amparo na palavra de Deus. Da mesma forma que não encontrará nenhum texto dizendo que devemos se curvar diante de Jeová e diante de Moisés. Mas no caso de Cristo é diferente. Lemos em Revelação 5:13:
    “E toda criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra,+ e no mar, e todas as coisas neles, eu ouvi dizer: “Ao que está sentado no trono e ao Cordeiro seja a bênção, e a honra, e a glória, e o poderio para todo o sempre.”
    Certamente que Cristo desempenha um papel muito mais importante do que o de Moisés ou qualquer outro servo de Deus. Isto se dá visto que Cristo é o predito “Servo” de Jeová e o agente principal da salvação. Cristo é o mediador que tornou possível a reconciliação com Deus no plano de salvação. Por isso ele é grandemente honrado e é apresentado num cenário celestial ao lado do Ser Supremo, Jeová Deus. As Testemunhas de Jeová nunca adoraram a Jesus no mesmo sentido que a palavra é entendida hoje em seu sentido atualmente limitado, em contraste com seu sentido anterior. Quando as Testemunhas de Jeová usavam a Versão Rei Jaime nos Estados Unidos, empregaram o termo adorar referindo-se tanto ao pai quanto ao filho, contudo o entendimento, como vimos acima era de que estes não são um só ou dignos de mesma adoração. Os opositores não podem apresentar nem vídeos antigos ou artigos de A Sentinela onde as Testemunhas de Jeová terminam suas reuniões orando para Jesus por intermédio dele mesmo, como fazem os evangélicos em suas orações sem sentido. Não é nada incomum observarmos este povo confuso orarem para Jesus por intermédio de Jesus! Eles se colocam numa forma de adoração absoluta áquele que dizem ser Jesus Cristo. As TJ podem até ter afirmado em algumas raras ocasiões que “adoram” a Cristo de modo relativo, mas é evidente que sempre adoraram a Jeová de modo absoluto. Jamais lerá que oram a Jeová por meio de Jeová ou a Jesus por meio de Jeová.

    CONCLUSÃO: Os que acusam as TJ de mudarem a doutrina e afirmam que eles “adoravam a Jesus e não adoram mais” estão usando de um embuste ou enganação que tapeia somente os que não estudam ou aqueles que fazem uma avaliação superficial do assunto, deixando de pesquisar se no passado Jesus era considerado pelas TJ como sendo adorado da mesma forma que Jeová o é. Um estudo de artigos iniciais da revista A Sentinela em Inglês revela que as TJ sempre adoraram e prestaram serviço sagrado exclusivamente a Jeová a quem Jesus chama de “o Único Deus Verdadeiro” em João 17:3.

    ResponderExcluir
  8. Então você afirma perante Jeová que essa afirmação nunca existiu:
    Sim, cremos que nosso Senhor enquanto estava na terra foi realmente adorado, e também corretamente.... Era correto para nosso Senhor receber adoração..." (Watchtower Reprints, III, 15 de julho de 1898, pág. 2337, citado Ibidem, pág. 157.) (Reimpressões de A Sentinela, III, 15 de julho de 1898, pág. 2337).

    “Os propósitos desta sociedade são: . . . pública adoração cristã a Deus Todo-poderoso e a Jesus Cristo; prover e manter assembléias locais e mundiais para tal adoração.... (Artigo II do Estatuto da Sociedade Torre de Vigia da Pensilvânia)

    Outra coisa interessante é que as adorações dirigidas a Jesus na Tradução do Novo Mundo estão traduzidas como prestar homenagem, mas quando a mesma palavra grega é aplicada a Satanás ai sim está adorar! Porque essa distinção?

    LC 4:7 - Se tu, pois, fizeres um ato de adoração diante de mim, tudo será teu. (TNM)

    Acho que você deve ler melhor o artigo e não simplesmente acreditar no que uma organização diz para destruir a palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  9. Jesus perdoou pecados, e isso é prerrogativa divina.
    Alguns homens trouxeram um paralítico deitado numa cama e estavam querendo entrar na casa e colocá-lo diante de Jesus. Porém, por causa da multidão, não conseguiram entrar com o paralítico. Então o carregaram para cima do telhado. Fizeram uma abertura nas telhas e o desceram na sua cama em frente de Jesus, no meio das pessoas que estavam ali. Jesus viu que eles tinham fé e disse ao paralítico: —Meu amigo, os seus pecados estão perdoados! Os mestres da Lei e os fariseus começaram a pensar: —Quem é este homem que blasfema contra Deus desta maneira? Ninguém pode perdoar pecados; só Deus tem esse poder. Porém Jesus sabia o que eles estavam pensando e disse: —Por que vocês estão pensando assim? O que é mais fácil dizer ao paralítico: “Os seus pecados estão perdoados” ou “Levante-se e ande”? Pois vou mostrar a vocês que eu, o Filho do Homem, tenho poder na terra para perdoar pecados. Então disse ao paralítico: —Eu digo a você: levante-se, pegue a sua cama e vá para casa. No mesmo instante o homem se levantou diante de todos, pegou a cama e foi para casa, louvando a Deus. Todos ficaram muito admirados; e, cheios de medo, louvaram a Deus, dizendo: —Que coisa maravilhosa nós vimos hoje!
    Lucas 5:18-26

    Ler também Mateus 9:6 e Marcos 2:1-12

    ResponderExcluir
  10. Quando Jesus iniciou seu ministério, seus milagres e ensinamentos radicais rapidamente atraíram grandes multidões, criando um frenesi. Ao passo que sua popularidade aumentava com as massas, os líderes Judeus, (Fariseus, Saduceus e Escribas) começaram a ver Jesus como uma ameaça. Eles começaram a procurar uma maneira de prendê-lo.

    Um dia Jesus estava debatendo com alguns Fariseus no Templo, quando repentinamente disse que era “a luz do mundo”. É quase bizarro imaginar a cena na qual um carpinteiro viajante das terras baixas da Galileia diz a esse PhD em religião que ele é a “luz do mundo”. Acreditando que Jeová é a luz do mundo, ele respondeu indignado:

    “Você está testemunhando a respeito de si próprio. O seu testemunho não é válido!” (João 8:13 NVI).

    Jesus disse então que dois mil anos antes Abraão já o havia previsto. Sua resposta foi incrédula:

    Disseram-lhe os judeus: “Você ainda não tem cinquenta anos e viu Abraão?” (João 8:57 NVI)

    Então Jesus chocou-o ainda mais:

    Respondeu Jesus: “Eu lhes afirmo que antes de Abraão nascer, EU SOU!”. (João 8:58 NVI)

    Vindo do nada, este carpinteiro rebelde sem nenhuma graduação em religião declarou ter existência eterna. Além disso, ele havia usado o título EU SOU (ego eimi),[8] o próprio Nome de Deus para descrever-se! Esses especialistas religiosos viviam e respiravam as Escrituras do Novo Testamento que declaram que somente Jeová é Deus. Eles conheciam a Escritura dita por Isaías:

    “Vocês são minhas testemunhas”, declara o Senhor, “e meu servo, a quem escolhi, para que vocês saibam e creiam em mim e entendam que eu sou Deus. Antes de mim nenhum deus se formou, nem haverá algum depois de mim. Eu, eu mesmo, sou o Senhor, e além de mim não há salvador algum”. Isaías 43:10, 11 NVI)

    Visto que a pena por blasfêmia era morte por apedrejamento, os líderes judeus ferozmente pegaram pedras para matar Jesus. Eles pensaram que Jesus estava chamando a si mesmo de “Deus”. Neste momento Jesus poderia ter dito “Espere! Vocês entenderam mal—Eu não sou Jeová”. Mas Jesus não mudou sua afirmação, mesmo sob risco de morte.

    Lewis explica a ira dos líderes:

    “Ele diz… ‘Eu fui gerado pelo Deus Único, antes de Abraão ser, Eu sou’ e lembre-se do que as palavras ‘Eu sou’ significavam em hebraico. Elas significavam o nome de Deus, que não deve ser falado por nenhum ser humano, o nome cuja pronúncia significada morte”.[9]

    Alguns argumentam que este foi um momento isolado. Mas Jesus também usou “EU SOU” para descrever-se em diversas outras ocasiões. Vejamos algumas dessas, tentando imaginar nossas reações ao ouvir as declarações radicais de Jesus:

    “Eu sou a luz do mundo” (João 8:12)
    “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (João 14:6)
    “Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim” (João 14:6)
    “Eu sou a ressurreição e a vida” (João 11:25)
    “Eu sou o bom pastor” (João 10:11)
    “Eu sou a porta” (João 10:9)
    “Eu sou o pão vivo que desceu do céu” (João 6:51)
    “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor” (João 15:1)
    “Eu sou o Alfa e o Ômega” Apocalipse 1:7,8)
    Como Lewis observa, se essas declarações não fossem do próprio Deus, Jesus teria sido considerado um tolo. Mas o que fez com que Jesus fosse crível para os que o ouviam eram os milagres que ele realizava e seus sábios ensinamentos proferidos com autoridade.

    ResponderExcluir
  11. Após a ascensão de Jesus, os apóstolos surpreenderam tanto os judeus quanto os romanos proclamando que ele era o “Senhor”.[3] E os apóstolos fizeram o inimaginável e idolatraram Jesus, até mesmo rezando pra ele como se fosse Deus. Estevão rezou “Senhor Jesus, recebe o meu espírito” enquanto era apedrejado até a morte. (Atos 7:59).

    ResponderExcluir
  12. O autor dos Hebreus revela então a divindade de Jesus:

    “Mas a respeito do Filho, diz: ‘O teu trono, ó Deus, subsiste para todo o sempre’. …” (Hebreus 1:8 NVI)

    Mais tarde em Hebreus, vemos que Jesus Cristo “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre”, uma declaração clara de sua Divindade eterna (Hebreus 13:8). Um ser criado não é o mesmo hoje o que foi ontem, pois haveria um tempo quando ele não teria existido. Seria difícil interpretar essas passagens de Hebreus para significar qualquer outra coisa que não o fato de que Jesus é o Deus descrito no Velho Testamento, que junto com seu Pai e o Espírito Santo, criou o universo.

    ResponderExcluir
  13. “Voltem-se para mim e sejam salvos, todos vocês, confins da terra; pois eu sou Deus, e não há nenhum outro. Por mim mesmo eu jurei, a minha boca pronunciou com toda integridade uma palavra que não será revogada: Diante de mim todo joelho se dobrará; junto a mim toda língua jurará.” (Isaías 45:22, 23 NVI)
    “Que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!

    Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.” (Filipenses 2:6-11 NVI)

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. O nome de יהוה (YHWH) na cruz de Jesus
    No império romano era comum a crucificação como meio de punição. Quando alguém era condenado ficava dependurado no madeiro e se por acaso alguém quisesse saber qual fora o crime cometido pela pessoa, uma placa de madeira estava acima da sua cabeça indicando a causa de seu crime, nos três idiomas mais usados da região, descrevendo os crimes cometidos.

    Quando Jesus foi condenado, Pôncio Pilatos escreve em hebraico, grego e latim a razão de sua pena: “Jesus Nazareno, Rei dos Judeus”, o que em latim ficaria “Iesu(a) Nazarenus Rex Iudaeorum” e na pronucia hebraica algo como “Yeshua HaNatzrati vMelech Yehudim", o que aborreceu e muito os fariseus presentes, que pediram encarecidamente que a placa fosse modificada, o que Pilatos se negou a fazer.

    Qual a causa de tamanho aborrecimento por parte dos judeus?
    A causa foi um acróstico que se formou quando ele escreveu a sentença. Um acróstico são formas textuais onde a primeira letra de cada frase ou verso formam uma palavra ou frase, é uma composição em verso, na qual, a primeira, e alguma vez, a última letra da linha é lida em ordem e forma um nome ou título.
    Por exemplo: INRI é um acróstico das palavras escritas em latim “Iesu(a) Nazarenus Rex Iudaeorum”

    No hebraico temos Jesus o Nazareno Rei dos judeus – Yeshua HaNatzrati vMelech Yehudim
    ישוע הנצרתי ןמלך היהודים (No hebraico se lê da direita para a esquerda).As iniciais usadas eram exatamente as mesmas usadas para pronunciar o nome sagrado de Deus יהוה (YHWH).

    "E Pilatos escreveu também um título, e pô-lo em cima da cruz; e nele estava escrito: JESUS NAZARENO, O REI DOS JUDEUS.
    E muitos dos judeus leram este título; porque o lugar onde Jesus estava crucificado era próximo da cidade; e estava escrito em hebraico, grego e latim.
    Diziam, pois, os principais sacerdotes dos judeus a Pilatos: Não escrevas, O Rei dos Judeus, mas que ele disse: Sou o Rei dos Judeus.
    Respondeu Pilatos: O que escrevi, escrevi".
    João 19:19-22

    ResponderExcluir
  16. Olá, eu sou adventista do 7º dia,Meu nome é Roberto Neves, mas a alguns meses tenho refletido muito sobre isso por causa do 1º mandamento que diz "Não terás outros deuses diante de mim." (Êxodo 20:3).
    Acredito que a bíblia sagrada seja um livro completo e sem contradição, mas ao me depara com (êxodo 20:3) fiquei atormentado em ser um trinitarista, são centenas de passagens bíblicas do antigo testamento que dizem que há um só Deus, toda bíblia se refere a um Deus único " E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor." (Marcos 12:29), e mais, Jesus diz claramente que veio cumprir a lei "Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir." (Mateus 5:17).
    E por acabei por chegar a seguinte conclusão, Jesus não pode estar diante de Deus Pai no sentido de adoração, pois o Pai é sobre o Filho, apesar de tecnicamente Jesus merecer adoração, pois ele é Deus Filho, perfeito como o Pai é,ele não pode mudar a lei, e ele mesmo não pode revogar a sua palavra, logo Jesus não pode poder abolir o 1º mandamento, até por que ele disse que não faria isso.
    Logo Jesus deve estar abaixo do Pai, pois ele diz estar a baixo, e alem disso ele não pode receber adoração que é devida ao Deus único, logo a únicas alternativas são entender
    1º Se eu crer que Jesus pode ser "adorado" em igualdade com o Pai, o 1º mandamento será uma mentira sem tamanho, e o mandamento deveria ser " não terá outros deuses diante de Nós." e toda a criação de Gênesis deveria estar no plural, até por que a ADORAÇÃO SERIA NO PLURAL, logo sem a menor dúvida a bíblia seria um livro contraditório onde Deus Filho revogaria a Lei de Deus Pai, ou no mínimo estaria acrescentado a palavra que Jesus é Deus para ser adorado desde o princípio junto com o Pai, e ai, o 1º mandamento estaria totalmente errado.
    A 2º Opção é crer que Jesus não pode ser adorado, e há um erro de tradução proposital, essa opção é a utilizada pelos TJ, e acredito que seja biblicamente correta, pois ela não cria divisão ou alteração na palavra.

    ResponderExcluir
  17. Quando se adora a Jesus continua se adorando a um único Deus, portanto, não há nenhuma desarmonia com a doutrina da trindade. A doutrina da trindade consiste na verdade revelada na Bíblia de que em Deus há três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. O Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus, porém não são 3 Deuses mas um só Deus.Dessa forma, quando adoramos a Jesus, estamos adorando a um único Deus. Como Jesus disse "Eu e o Pai somos um" Jo 10.30.

    ResponderExcluir
  18. O problema dos TJ e que fizeram uma bíblia só pra eles.mudaram muitas coisas e eliminaram outros versos

    ResponderExcluir
  19. O problema não é religião, o problema é que quem escreveu este artigo não tem o conhecimento exato da Bília Leina - Exo 20 (https://www.bibliaonline.com.br/acf/ex/20) - Deixo mais alguns textos para reflexão João 4:23,24 - Lucas 8:4. Boa noite.

    ResponderExcluir