Certa religião fala acerta do
Espírito Santo:
O
uso bíblico do termo espírito santo indica que é uma força controlada que Jeová
Deus usa para realizar a variedade de seus propósitos...ela pode ser comparada
à eletricidade, uma força que pode ser adaptado para executar uma grande
variedade de operações. "- você deve acreditar na Trindade? p. 20
Ele é denominado Espírito do
Senhor, Espírito de Deus, Espírito de Cristo, Espírito Santo, Espírito, entre
outros Nomes.
Espírito = Hebraico: Ruach |
Grego: Pneuma (são palavras polissêmicas que podem significar: Espírito, sopro,
vento)
Na bíblia podemos ter algumas citações
de coisas que não são pessoais tendo atributos pessoais, porém para sabermos na
bíblia se algo é um ser pessoal ou figurativo temos que procurar evidencias em
três atributos, se não encontrarmos no mínimo um versículo para cada atributo
então não é prova suficiente para que algo seja um ser pessoal. No Espírito
Santo, vemos esta triplicidade de atributos, a saber: intelecto (1CO
2:11); sensibilidade (emoção) (EF 4:30); vontade (1CO
12:11 / RM 8:27). Como membro da unidade trina de Deus, o
Espírito Santo é uma Pessoa.
Vale lembrar que Deus é espírito,
os anjos são espíritos, demônios são espíritos, não é só porque eles são
espíritos que não são pessoas, todos eles têm personalidade.
O eterno Deus revela muito de Si
mesmo na Bíblia e, de igual modo, o Filho, mas o Espírito Santo não, pois não
fala de Si mesmo, como disse Jesus em:
Ø JO 16:13 - Mas, quando vier aquele, o Espírito de
verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e
vos anunciará o que há de vir.
Igualmente, Ele não aparece com
nomes revelados como o Pai e o Filho e, sim, com títulos descritivos da sua
natureza e missão entre os homens. “Espírito Santo”, por exemplo, não é
rigorosamente um nome apelativo, mas um título descritivo. Ele habita em nós;
portanto, suas operações são invisíveis, nas profundezas do nosso ser interior.
Antes do Pentecostes, o Espírito
Santo teve acesso à terra, mas Ele veio e foi; não morou nos crentes
constantemente. Durante a dispensação do Velho Testamento o Espírito Santo veio
até mesmo sobre ímpios, tais como Balaão e o rei Saul. E Ele inspirou os
escritores da Escritura. Também regenerou homens; mas uma união inseparável
entre a alma do crente e o Espírito Santo não se formou então como acontece
agora sob a presente dispensação.
Colocarei aqui alguns versículos
que trazem informações sobre o Espírito Santo e algumas análises das mesmas
sobre sua divindade, seus atributos pessoais e também alguns versículos que
certas religiões usam pra tentar provar que o Espírito Santo é uma mera força
ativa ou vento.
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Ø GN 1:2 - E a terra era sem forma e vazia; e havia
trevas sobre a face do abismo; e o Espírito
de Deus se movia sobre a face das águas.
O Espírito Santo se preparando
para a criação da terra. Isso prova a divindade Dele, pois sabemos que Deus
criou todas as coisas.
Na bíblia de certa religião esse
versículo está assim:
Ø GN 1:2 - Ora, a terra mostrava ser sem forma e
vazia; e havia escuridão sobre a superfície da água de profundeza; e a força ativa de Deus movia-se
por cima da superfície das águas. (Tradução do Novo Mundo, grifo
acrescentado.)
Essa religião usa este versículo
para atacar a fé cristã na questão da personalidade do Espírito Santo. A
maioria das traduções do versículo 2 dizem que "o Espírito de Deus pairava
sobre as águas". Mas essa religião tem ensinado a seus seguidores que o
Espírito Santo é meramente uma força impessoal a serviço de Deus. Para provar
isto a seus ouvintes essa religião cita este versículo segundo a Tradução do Novo
Mundo. Esta é uma situação na qual o adepto dessa religião não precisa
distorcer as Escrituras para encaixar as doutrinas que aprendeu. O versículo
vem pré-distorcido em sua própria Tradução do Novo Mundo. Em outros textos, a
tradução da bíblia dessa religião fala do "espírito santo", escrito
em minúsculas.
No decorrer desse estudo veremos
provas suficientes de que o Espírito Santo não é uma mera força impessoal. O
mais engraçado é que na própria bíblia deles repetidamente se refere ao
Espírito Santo como tendo atributos pessoais. Exemplos: (AT 13:2), (JO
15:26), (JO 16:13), (IS
63:10) e assim por diante.
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Ø GN 6:3 - Então disse JEOVA: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque
ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.
O Espírito Santo persuade,
insiste e com o pecador a não seguir pecando. O faz com amor e paciência, sem
pressionar ou obrigar, atitude essa que uma força inanimada não poderia fazer.
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Ø ÊX 17:7 - E chamou aquele lugar Massá e Meribá, por
causa da contenda dos filhos de Israel, e porque tentaram a JEOVÁ, dizendo: Está JEOVÁ no meio de nós, ou
não?
Vemos nessa passagem que Jeová
foi tentado.
Ø HB 3:7-9 - 7 Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, 8 Não
endureçais os vossos corações, Como na provocação, no dia da tentação no
deserto. 9 Onde vossos pais me
tentaram, me provaram, E viram por quarenta anos as minhas obras.
Vemos aqui que o Jeová que
tentaram no deserto é na verdade o Espírito Santo.
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Ø NE 9:20 - E deste o teu bom espírito, para os ensinar; e o teu maná não retiraste da
sua boca; e água lhes deste na sua sede.
O Espírito Santo ensina, atributo
de um ser pessoal e não de uma força ativa ou vento.
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Ø JÓ 26:13 - Pelo seu
Espírito ornou o céu; a sua mão traspassou a serpente veloz.
O Espírito Santo é criador,
sabemos que todas as coisas foram criadas por Deus.
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Ø JÓ 33:4 - O
Espírito de Deus me fez, e o sopro do Todo-Poderoso me dá vida.
O Espírito Santo é criador,
sabemos que todas as coisas foram criadas por Deus. Ele tomou parte ativa na
criação especial do homem.
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Ø SL 33:6 - Pela palavra de JEOVÁ foram feitos os
céus, e todo o exército deles pelo espírito
da sua boca.
O Espírito Santo é criador,
sabemos que todas as coisas foram criadas por Deus. Ruach (aqui traduzido por
espírito ) também pode significar sopro ; o sopro de Deus, portanto, é
equivalente à atividade do Espírito de Deus. Este versículo contém uma verdade
bíblica importante: o elo entre o poder da Palavra de Deus e o poder do
Espírito de Deus (mediante a operação da fé) sempre libera o poder criativo de
Deus em favor do seu povo.
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Ø SL 51:11 - Não me lances fora da tua presença, e não
retires de mim o teu Espírito Santo.
O Espírito Santo habita no crente
sendo Ele onipresente (atributo de Deus de está em todos os lugares). Davi sabe
que se Deus abolir da sua vida a obra do Espírito Santo, que convence e
repreende o pecador face aos seus pecados, não haverá qualquer esperança de
salvação.
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Ø SL 104:30 - Envias
o teu Espírito, e são criados, e assim renovas a face da terra.
Esta é uma evidência da deidade
do Espírito Santo: Ele tem pleno poder sobre todas as coisas, pois é onipotente.
Ele é criador, sabemos que todas as coisas foram criadas por Deus. Ele tomou
parte ativa na criação em geral.
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Ø SL 139:7-10 - 7 Para
onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua presença? 8
Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali
estás também. 9 Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,
10 ainda ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.
Aqui
vemos que o Espírito Santo é onipresente, pois está em todos os lugares ao
mesmo tempo, atributo exclusivo de Deus.
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Ø IS 6:1-3,8-9 - 1 No ano em que morreu o rei Uzias,
eu vi o Senhor assentado
sobre um alto e sublime trono, e as orlas do seu manto enchiam o templo. 2 Ao
seu redor havia serafins; cada um tinha seis asas; com duas cobria o rosto, e
com duas cobria os pés e com duas voava. 3 E clamavam uns para os outros,
dizendo: Santo, santo, santo é o
Senhor dos exércitos; a terra toda está cheia da sua glória. 8 Depois
disto ouvi a voz do Senhor,
que dizia: A quem enviarei, e quem irá por nós? Então disse eu: Eis-me aqui,
envia-me a mim. 9 Disse, pois, ele: Vai,
e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em
verdade, mas não percebeis.
Esse versículo fala de quando
Isaías viu a glória de Deus (IS 6:1-3), escreveu: ‘Ouvi a
voz do Senhor...vai e diz a este povo’ (IS 6:8-9). Agora leiamos a
seguinte passagem:
Ø AT 28:25-26 - 25 E, como ficaram entre si discordes,
despediram-se, dizendo Paulo esta palavra: Bem
falou o Espírito Santo a nossos pais pelo profeta Isaías, 26 Dizendo:
Vai a este povo, e dize: De ouvido ouvireis, e de maneira nenhuma entendereis;
E, vendo vereis, e de maneira nenhuma percebereis.
O apóstolo Paulo citou a mesma
palavra do AT. Com isso, Paulo identificou o Espírito Santo com Jeová.
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Ø IS 11:2 - E repousará sobre ele o Espírito de JEOVA,
o espírito de sabedoria e de
entendimento, o espírito de
conselho e de fortaleza, o
espírito de conhecimento e de temor de JEOVA.
O Espírito Santo tem inteligência
e conhecimento, atributos de um ser pessoal e não de uma força ativa.
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Ø IS 40:13-14 - 13 Quem guiou o Espírito de JEOVÁ, ou como seu conselheiro o ensinou? 14 Com quem tomou ele conselho, que lhe desse entendimento, e lhe
ensinasse o caminho do juízo, e lhe ensinasse conhecimento, e lhe mostrasse o
caminho do entendimento?
Vemos aqui falando da pessoa do
Espírito Santo.
Ø RM 11:34 - Porque, quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro?
Aqui é repetido a mesma passagem
do AT ao Senhor Deus, ou seja esse Senhor é o Espírito Santo.
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Ø IS 63:10 - Mas eles foram rebeldes, e contristaram o seu Espírito Santo;
por isso se lhes tornou em inimigo, e ele mesmo pelejou contra eles.
Sensibilidade. Contristaram uma
força ou vento? Tolice acreditar nisso, eles contristaram o Espírito Santo que
é pessoal e tem atributos que provam isso.
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Ø EZ 37:9-10 - 9 E ele me disse: Profetiza ao
espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor
DEUS: Vem dos quatro ventos, ó
espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. 10 E profetizei
como ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram
em pé, um exército grande em extremo.
O Espírito Santo é criador,
sabemos que todas as coisas foram criadas por Deus.
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Ø MT 3:11 - E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que
vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar;
ele vos batizará com o Espírito Santo,
e com fogo.
Ø MC 1:8 - Eu vos
batizei em água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo.
Ø LC 3:16 - respondeu João a todos, dizendo: Eu, na
verdade, vos batizo em água,
mas vem aquele que é mais poderoso do que eu, de quem não sou digno de desatar
a correia das alparcas; ele vos
batizará no Espírito Santo e em fogo.
Ø AT 1:5 - Porque, na verdade, João batizou em água,
mas vós sereis batizados no Espírito Santo, dentro de poucos dias.
Certa religião fala sobre esse
versículo:
"Quanto
ao 'Espírito Santo', a suposta terceira Pessoa da Trindade, já vimos que não se
trata duma pessoa, mas da força ativa de Deus. João, o Batizador, disse que
Jesus batizava com espírito santo, assim como João batizava com água. Portanto,
assim como a água não é pessoa, tampouco o espírito santo é pessoa. ("Poderá
Viver para Sempre no Paraíso na Terra" , pg.40).
Vamos analisar outro versículo:
Ø RM 6:3 - Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos
batizados na sua morte?
Aplicando a mesma 'lógica': da
mesma maneira que a morte não é uma pessoa, Jesus Cristo também não é uma
pessoa. Não tem sentido dizer que o Espírito Santo não é uma pessoa aplicando a
analogia do batismo em águas, assim como não tem sentido dizer que Jesus Cristo
não é uma pessoa usando a analogia da morte. Outra passagem para analisarmos:
Ø GL 3:27 - Porque todos quantos fostes batizados em Cristo vos revestistes de
Cristo.
Aqui, o raciocínio poderia ser:
"Já que as pessoas podem ser batizadas em Cristo e revestidas de Cristo,
ele não pode ser uma pessoa". Estas comparações contestam a personalidade
de Cristo? Não! Então o "argumento do batismo" também não contesta a
personalidade do Espírito Santo.
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Ø MT 10:20 - Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é que fala
em vós.
O Espírito Santo fala,
contradizendo uma força impessoal.
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Ø MT 12:31 - Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e
blasfêmia se perdoará aos homens; mas a
blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens.
Pode uma força ativa ou vento ser
blasfemada?
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Ø MT 28:19 - Portanto ide, fazei discípulos de todas
as nações, batizando-os em nome do
Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
É necessário batizar as pessoas
no nome de Deus. A Bíblia não diz “nos nomes”, como se as três Pessoas da
Santíssima Trindade fossem uma só; mas “em nome”, singular, distinguindo cada
Pessoa: O Pai, o Filho e o Espírito Santo. Com isso também vemos que honras
divinas são prestadas ao Espírito Santo.
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Ø LC 4:18 - O
Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração,
O Espírito Santo ungir e envia,
contrariando uma força ou vento.
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Ø LC 12:12 - Porque na mesma hora vos ensinará o Espírito Santo o que vos convenha falar.
O Espírito Santo ensina, atributo
de um ser pessoal e não de uma força ativa ou vento.
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Ø JO 3:5-6 - 5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade
te digo que aquele que não nascer da
água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. 6 O que é nascido
da carne é carne, e o que é nascido
do Espírito é espírito.
Para uma pessoa ser regenerada
precisa de Deus, nesse versículo vemos que o Espírito Santo é quem regenera.
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Ø JO 14:16-17,26 – 16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos
dará outro Consolador, para
que fique convosco para sempre; 17 O
Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem
o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. 26 Mas
aquele Consolador, o Espírito Santo,
que o Pai enviará em meu nome, ele
vos ensinará todas as coisas, e vos
fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
O Espírito Santo que o Pai enviou
em nome de Jesus (note que os três estão separados, o Espírito não é um poder
saindo de Deus) nos ensina e nos faz lembrar.
Jesus refere-se ao Espírito Santo
empregando o pronome pessoal “Ele” (“ekeinos”), pronome pessoal e determinativo
no original aplicado a pessoas. Seria um vento ou força ativa controlada por
Deus capaz de fazer isso e referi-se como ele?
Jesus chama o Espírito Santo de
"Consolador". Trata-se da tradução da palavra grega parakletos, que
significa literalmente "alguém chamado para ficar ao lado de outro para o
ajudar". É um termo rico de sentido, significando Consolador,
Fortalecedor, Conselheiro, Socorro, Advogado, Aliado e Amigo, o que é uma
função própria de uma pessoa.
O termo grego para
"outro" é, aqui, allon, significando "que Ele e da mesma
natureza/espécie do primeiro, isto é, Jesus", e não heteros, que significa
outro, mas de espécie diferente.
Noutras palavras, o Espírito
Santo dá prosseguimento ao que Cristo fez quando na terra. (1) Jesus promete
enviar outro Consolador. O Espírito Santo, pois, faria pelos discípulos, tudo
quanto Cristo tinha feito por eles, enquanto estava com eles. O Espírito
estaria ao lado deles para os ajudar, prover a direção certa para suas vidas,
consolar nos momentos difíceis, interceder por eles em oração e permanecer com
eles para sempre. (2) A palavra parakletos é aplicada ao Senhor Jesus em (1JO
2:1). Jesus, portanto, é nosso Ajudador e Intercessor no céu
enquanto que o Espírito Santo é nosso Ajudador e Intercessor, habitando em nós,
aqui na terra.
Ele não somente lembra das coisas
passadas e das pessoas, como nos ajuda a recordar o que temos estudado acerca
de Sua Palavra.
=====================================================
Ø JO 15:26 - Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar,
aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.
O
Espírito Santo consola e testifica, atributos de um ser pessoal e não de uma
força ativa ou vento. Jesus refere-se ao Espírito Santo empregando o pronome
pessoal “Ele” (“ekeinos”), pronome pessoal e determinativo no original aplicado
a pessoas.
=====================================================
Ø JO 16:7-8,13-14 - 7 Todavia digo-vos a verdade, que
vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. 8 E, quando ele
vier, convencerá o mundo do
pecado, e da justiça e do juízo. 13 Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.
14 Ele me glorificará, porque
há de receber do que é meu, e
vo-lo há de anunciar.
O Espírito Santo consola,
convence, guia, fala, ouve, anuncia, glorifica e recebe - atividades de natureza
pessoal. Jesus refere-se ao Espírito Santo empregando o pronome pessoal “Ele”
(“ekeinos”) um pronome pessoal e determinativo no original e pronome
demonstrativo, que não seria aplicado se Ele fosse uma força ou vento.
Vemos nestes textos que Ele tem
agudeza auditiva para escutar nossos clamores e pedidos audíveis e silenciosos.
Também discerne e lê os pensamentos que não foram expressos em palavras. Ele
interpreta nossas orações e as apresenta a Deus como devem ser apresentados.
Ele glorifica a Cristo, Ele
interveio diretamente no nascimento, no crescimento, no ministério de Cristo,
em Sua morte, e Sua ressurreição. Ele é o principal Representante de Cristo.
Sua lógica é divina. O uso que
faz da Palavra para confrontar o pecador com os requerimentos de Deus, leva-o a
persuasão. Convence o pecador do terrível pecado que significa rejeitar a
Cristo. Convence o pecador, leva-o a reconhecer seu erro e ir a Cristo para ser
perdoado.
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Ø AT 1:8 - Mas recebereis
a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis
testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos
confins da terra.
O Espírito Santo reveste os
crentes para o trabalho missionário. / Esta é uma evidência da deidade do
Espírito Santo: Ele tem autoridade e poder inerentes.
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Ø AT 2:2,4,33 - 2 De repente veio do céu um ruído,
como que de um vento impetuoso, e
encheu toda a casa onde estavam sentados. 4 E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar
noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem. 33 De sorte
que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós
agora vedes e ouvis.
Certa religião fala sobre esse
versículo:
"O
que João predisse cumpriu-se quando Deus fez os apóstolos e discípulos durante
o dia de Pentecostes, em 33 E.C., de modo que "ficaram cheios de espírito
santo". Ficaram 'cheios' de uma pessoa? Não, mas ficaram cheios da força
ativa de Deus.
(AT
2:4,33); (A Verdade que Conduz a Vida Eterna", edição de 1968,
pg. 24).
Um dos livros dessa religião cuja
data é de 1982, (Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra), também diz:
"'Todos
eles ficaram cheios do espírito santo'. Eles ficaram 'cheios' de uma pessoa?
Não, mas ficaram cheios da força ativa de Deus. Portanto, os fatos tornam claro
que a trindade não é um ensinamento bíblico... Como o espírito santo poderia
ser uma pessoa, sendo que encheu cerca de 120 discípulos ao mesmo tempo?"
(p.40-41).
E a nota de rodapé da página 41 pergunta: "Como
o derramamento do espírito santo nos seguidores de Jesus prova que ele não é
uma pessoa?"
Se porque os crentes ficaram
cheios do Espírito Santo cancela a pessoa do mesmo? Então nesse versículo:
Ø EF 1:17,23 – 17 para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê
o espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele; 23 Que é o seu corpo, a plenitude daquele
que cumpre tudo em todos.
Diria que Deus não é uma pessoa,
pois, também ele enche todas as coisas.
Outro versículo a ser analisado:
Ø FP 2:17 - Contudo, ainda que eu seja derramado como libação sobre o sacrifício e serviço
da vossa fé, folgo e me regozijo com todos vós;
Ø 2TM 4:6 - Quanto a mim, já estou sendo derramado como libação, e o tempo da minha
partida está próximo.
Uma vez que o apóstolo Paulo,
obviamente uma pessoa real, poderia ser mencionado na Bíblia como sendo
"derramado", então a mesma expressão dizendo respeito ao Espírito
Santo dificilmente poderia ser usada como uma prova contra a personalidade do
Espírito.
Da mesma forma, a profecia do
Antigo Testamento diz de Jesus Cristo:
Ø SL 22:14 - Como
água me derramei, e todos os meus ossos se desconjuntaram; o meu
coração é como cera, derreteu-se no meio das minhas entranhas.
Por esta razão, aplicar os
argumentos dessa religião faria também dele uma simples força impessoal.
Obviamente, este argumento é uma ilusão.
Essa religião também faz a
seguinte pergunta:
Como pode o Espírito Santo ser
uma pessoa, e alguém estar cheio dele, e ele habitar em alguém?
Ø LC 22:3 - Entrou,
porém, Satanás em Judas, que tinha por sobrenome Iscariotes, o qual era
do número dos doze.
Ops, satanás não é uma pessoa
porque entrou em Judas, Judas ficou cheio de satanás. Sabemos que de acordo com
a bíblia satanás é um ser pessoal, e mesmo assim alguém pode ficar cheio dele
afinal os demônios podem entrar em pessoas ímpias como o endemoniado Gadareno.
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Ø AT 5:3-4,9,32 - 3 Disse então Pedro: Ananias, por
que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses
ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? 4
Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que
formaste este desígnio em teu coração? Não
mentiste aos homens, mas a Deus. 9 - Então Pedro lhe disse: Por que é
que entre vós vos concertastes para
tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o
teu marido, e também te levarão a ti. 32 - E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que
Deus deu àqueles que lhe obedecem.
Para quem Ananias mentiu? A
bíblia diz que foi ao Espírito Santo, provando que ele é uma pessoa afinal
sabemos que não se pode mentir a uma força. Mais em baixo descobrimos que
Ananias mentiu a Deus, provando assim a divindade do Espírito Santo. Ele é uma
pessoa divina como o Pai e o Filho. Ele também pode ser tentado e é testemunha.
Seria Ele testemunha não tendo personalidade?
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Ø AT 7:51 - Homens de dura cerviz, e incircuncisos de
coração e ouvido, vós sempre resistis
ao Espírito Santo; como o fizeram os vossos pais, assim também vós.
O Espírito Santo pode ser
resistido, tentaremos resistir a eletricidade, por exemplo? Acho que não, só um
ser pessoal pode ser resistido.
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Ø AT 8:29,39 – 29 E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro. 39 E, quando saíram da
água, o Espírito do Senhor arrebatou
a Filipe, e não o viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou o seu caminho.
O Espírito Santo fala, dirige e
realiza milagres. Imagine só, algo que não tem personalidade falando, dirigindo
e realizando milagre, só mesmo satanás poderia torcer a verdade de que o
Espírito Santo é pessoal.
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Ø AT 9:31 - Assim, pois, as igrejas em toda a Judéia,
e Galiléia e Samaria tinham paz, e eram edificadas; e se multiplicavam, andando
no temor do Senhor e consolação do
Espírito Santo.
Ele nos consola, sabe dar-nos
esperança, e se Ele faz isso então Ele é pessoal.
=====================================================
Ø AT 10:19-20 - 19 E, pensando Pedro naquela visão, disse-lhe o Espírito: Eis que
três homens te buscam. 20 Levanta-te pois, desce, e vai com eles, não
duvidando; porque eu os enviei.
Por sua vez, o divino Espírito
chama a Si mesmo “Eu”. Esta é uma inegável evidência da sua personalidade. Ele
fala e envia.
=====================================================
Ø AT 10:38 - Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude;
o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus
era com ele.
Neste versículo vemos uma distinção
entre o Espírito Santo e a virtude (poder), ou seja, o poder que Ele nos dá.
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Ø AT 13:1-3 - 1 E NA igreja que estava em Antioquia
havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé e Simeão chamado Níger, e
Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes o tetrarca, e Saulo. 2 E,
servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse
o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. 3
Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram.
O Espírito Santo fala e dirige,
diferentemente de algo impessoal.
=====================================================
Ø AT 15:28 - Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor
mais encargo algum, senão estas coisas necessárias:
Aqui vemos uma associação pessoal
entre o Espírito Santo e os apóstolos, jamais um vento ou uma força ativa faria
tal ação, só um ser pessoal.
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Ø AT 16:6-7 - 6 Atravessaram a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo
de anunciar a palavra na Ásia; 7 e tendo chegado diante da Mísia, tentavam ir
para Bitínia, mas o Espírito de Jesus
não lho permitiu.
O Espírito Santo da ordens,
diferente de uma força.
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Ø AT 20:28 - Olhai, pois, por vós, e por todo o
rebanho sobre que o Espírito Santo
vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele
resgatou com seu próprio sangue.
O Espírito Santo constitui, uma
tarefa que tem que ser bem pensada, pensada por uma pessoa que pensa, isto é,
um ser pessoal.
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Ø AT 28:25-26 - 25 E, havendo discordância entre eles,
despediram-se, dizendo Paulo estas palavras: Bem falou o Espírito Santo a vossos pais, por intermédio do
profeta Isaías, quando disse: 26 Vai
a este povo e dize-lhe: De ouvido, ouvireis e não entendereis; vendo, vereis e
não percebereis.
Paulo afirma aqui que o Jeová que
Isaías viu foi o Espírito Santo (veja como a mensagem do (v.26) é igual à
de:
Ø IS 6:8-10 - 8 Depois disto ouvi a voz do Senhor, que
dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui,
envia-me a mim. 9 Então disse ele: Vai,
e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas
não percebeis. 10 Engorda o coração deste povo, e faze-lhe pesados os
ouvidos, e fecha-lhe os olhos; para que ele não veja com os seus olhos, e não
ouça com os seus ouvidos, nem entenda com o seu coração, nem se converta e seja
sarado.
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Ø RM 8:14,16,26-27 – 14 Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus,
esses são filhos de Deus. 16 O mesmo Espírito
testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. 26 E da mesma
maneira também o Espírito ajuda
as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas
o mesmo Espírito intercede por nós
com gemidos inexprimíveis. 27 E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele
que segundo Deus intercede pelos santos.
Aqui diz que o Espírito Santo tem
vontade, atributo necessário para alguém ser considerado um ser pessoal. O
Espírito Santo guia, testifica, ajuda, intercede e pensa. Uma força poderia
interceder por nós? Uma força tem mente?
O Espírito Santo sabe que somos
imperfeitos e incapazes para conseguir uma transformação de vida, por isso, nos
ajuda em nossas debilidades, nossos traumas, nossos complexos, nossos defeitos
hereditários e adquiridos.
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Ø RM 15:13 - Ora o Deus de esperança vos encha de todo
o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo.
Neste versículo vemos uma
distinção entre o Espírito Santo e a virtude (poder), ou seja, o poder que Ele
nos dá.
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Ø RM 15:19,30 – 19 pelo poder de sinais e prodígios, no poder do Espírito Santo; de
modo que desde Jerusalém e arredores, até a Ilíria, tenho divulgado o evangelho
de Cristo; 30 E rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que combatais
comigo nas vossas orações por mim a Deus;
Atributo divino: O Espírito Santo
é onipotente.
Atributo pessoal: O Espírito
Santo ama, ou seja, expressa sentimento.
Uma força controlada por alguém
não pode amar.
Vemos que Ele se alegra, se
entristece, expressa Seus sentimentos, nos ama. Há maneiras específicas em que
o Espírito Santo se manifesta a nós. Ele assim o fez ao logo de Seu ministério
na história da Igreja.
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Ø 1CO 2:4 - A minha palavra, e a minha pregação, não
consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de
Espírito e de poder;
Neste versículo vemos uma
distinção entre o Espírito Santo e a virtude (poder), ou seja, o poder que Ele
nos dá.
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Ø 1CO 2:10-11,13 - 10 Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito;
porque o Espírito penetra todas as
coisas, ainda as profundezas de Deus. 11 Porque, qual dos homens sabe
as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o
Espírito de Deus. 13 As quais também falamos, não com palavras de
sabedoria humana, mas com as que o
Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as
espirituais.
Aqui diz que o Espírito Santo tem
intelecto, atributo necessário para alguém ser considerado um ser pessoal. Ninguém
conseguiria sondar as profundezas de Deus, a não ser que fosse Deus, isso o
Espírito Santo faz pois Ele é onisciente, atributo exclusivo de Deus. Vemos
aqui também que Ele ensina, e se ele ensina é porque é pessoal e não uma força
ou vento.
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Ø 1CO 3:16 - Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?
Aqui diz que o corpo do cristão é
o templo de Deus, se é de Deus então quem deve habitar nele é Deus, e aqui diz
que o Espírito de Deus habita nesse templo, fazendo assim dele Deus.
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Ø 1CO 12:7-11 – 7 Mas a manifestação do Espírito é
dada a cada um, para o que for útil. 8 Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra
da ciência; 9 E a outro, pelo mesmo
Espírito, a fé; e a outro, pelo
mesmo Espírito, os dons de curar; 10 E a outro a operação de
maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e
a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. 11 Mas
um só e o mesmo Espírito opera
todas estas coisas, repartindo
particularmente a cada um como quer.
Aqui diz que o Espírito Santo tem
vontade própria, atributo necessário para alguém ser considerado um ser pessoal.
O Espírito Santo dispensa dons e reparte como quer, atributo pessoal, e não de
algo controlado por alguém. Ele também é onipotente, atributo exclusivo de
Deus.
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Ø 2CO 13:13 - A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão
do Espírito Santo seja com todos vós. Amém.
Paulo nos fala sobre a bênção
apostólica que é ministrada no nome da trindade, ou seja, Ele é mencionado
junto com o Pai e o Filho. Com isso também vemos que honras divinas são
prestadas ao Espírito Santo.
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Ø 2CO 3:17-18 - 17 Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há
liberdade. 18 Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a
glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.
O Espírito Santo é revelado como
Pessoa, com sua própria individualidade. Aqui também aponta como o Espírito
sendo Senhor, como o Pai e o filho o são.
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Ø EF 1:14 - O qual é o penhor da nossa herança, para
redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.
Pelo contexto esse texto fala
sobre o Espírito Santo, em relação a Ele é usado o pronome relativo masculino
(o qual), que não seria aplicado se Ele fosse uma força ou vento.
Ele nos sela com o selo da
redenção, assegura-nos, dá-nos a certeza da salvação em Cristo Jesus.
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Ø EF 2:22 - no qual também vós juntamente sois
edificados para morada de Deus no
Espírito.
O Espírito Santo é Deus.
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Ø EF 3:16 - para que, segundo as riquezas da sua
glória, vos conceda que sejais robustecidos com poder pelo seu Espírito no homem interior;
Esta
é uma evidência da deidade do Espírito Santo: Ele tem autoridade e poder
inerentes.
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Ø EF 4:30 - E não
entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o
dia da redenção.
Aqui diz que o Espírito Santo tem
sensibilidade, atributo necessário para alguém ser considerado um ser pessoal. Poder-se-ia
entristecer uma força ativa?
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Ø 1TS 1:6 - E vós fostes feitos nossos imitadores, e
do Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo.
O Espírito Santo enche-nos de
alegria.
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Ø 2TM 3:16 - Toda
a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para
redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;
Aqui vemos que toda escritura é
inspirada por Deus.
Ø 2PE 1:21 - Porque a profecia nunca foi produzida por
vontade de homem algum, mas os homens
santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.
Aqui vemos que o Deus que
inspirou os homens é o Espírito Santo, ou seja, Ele é Deus.
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Ø TT 3:5 - Não pelas obras de justiça que houvéssemos
feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito
Santo,
Para uma pessoa ser regenerada
precisa de Deus, nesse versículo vemos que o Espírito Santo é quem regenera.
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Ø HB 9:14 - quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu
a si mesmo imaculado a Deus, purificará das obras mortas a vossa consciência,
para servirdes ao Deus vivo?
O Espírito Santo é eterno,
atributo exclusivo de Deus.
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Ø 1PE 1:2 - Eleitos segundo a presciência de Deus Pai,
em santificação do Espírito,
para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam
multiplicadas.
O Espírito Santo é revelado como
Pessoa, com sua própria individualidade, vemos aqui que ele tem o poder de
santificar o crente.
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Ø 2PE 1:21 - Porque a profecia nunca foi produzida por
vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.
O Espírito Santo inspirou para
temos a bíblia. A bíblia foi inspirada por Deus.
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Ø AP 2:7 - Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer,
dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.
O Espírito Santo fala. Escutem um
ser pessoal!
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Ø AP 22:17 - E o
Espírito e a noiva dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede,
venha; e quem quiser, receba de graça a água da vida.
O Espírito Santo convida. Venham,
quem convida é um ser pessoal!
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O Espírito é chamado:
Espírito de Deus
Ø RM 8:9 - Vós, porém, não estais na carne, mas no
Espírito, se é que o Espírito de Deus
habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal
não é dele.
Espírito do Pai
Ø MT 10:20 - Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é que fala
em vós.
O Espírito de Cristo
Ø RM 8:9 - Vós, porém, não estais na carne, mas no
Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal
não é dele.
Ø 1PE 1:11 - indagando qual o tempo ou qual a ocasião
que o Espírito de Cristo que
estava neles indicava, ao predizer os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e
a glória que se lhes havia de seguir.
O Espírito de Jesus
Ø AT 16:7 - e tendo chegado diante da Mísia, tentavam
ir para Bitínia, mas o Espírito de
Jesus não lho permitiu.
Indicando assim que Ele os
representa e também age por Eles; quando o Espírito Santo opera, o Cristo vivo
está presente.
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Ø RM 8:11 - E, se
o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará
os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.
Só Deus é quem tem poder de
ressuscitar os mortos, aqui vemos que o Espírito Santo ressuscita provando que
Ele é Deus.
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Em algumas passagens o Espírito
Santo aparece em formas simbólicas em suas atividades como água, fogo, pomba,
azeite. Mas esses símbolos não tornam o Espírito Santo inexistente como pessoa
como era o pensamento dos Saduceus que não acreditavam nem em anjos e nem em
espírito:
Ø AT 23:8 - Porque os saduceus dizem que não há
ressurreição, nem anjo, nem espírito;
mas os fariseus reconhecem uma e outra coisa.
Certa religião utiliza-se disso
para dizer que um ser pessoal não pode ser referido como os exemplos citados.
Como já disse são linguagens simbólicas.
É importante lembrar que Deus o
Pai, Jeová, é representado na Bíblia como fogo, luz, chuva, orvalho, rocha,
etc., sem que isso signifique que o Pai não exista, ou seja, apenas uma
energia. Jesus também, e mesmo os anjos bons ou maus são representados por
símbolos diversos sem afetar Sua personalidade.
Vamos conferir algumas passagens:
Ø JO 10:9 - Eu
sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá,
e achará pastagens.
Ø JO 15:1 - EU
sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.
Ø JO 14:6 - Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai,
senão por mim.
Ø HB 1:7 - E, quanto aos anjos, diz: Faz dos seus anjos espíritos, E de
seus ministros labareda de fogo.
Ø EZ 1:13-14 - 13 E, quanto à semelhança dos seres
viventes, o seu aspecto era como ardentes
brasas de fogo, com uma aparência de lâmpadas; o fogo subia e descia
por entre os seres viventes, e o fogo resplandecia, e do fogo saíam relâmpagos;
14 E os seres viventes corriam, e voltavam, à semelhança de um clarão de relâmpago.
Ø HB 12:29 - Porque o nosso Deus é um fogo consumidor.
Ø 1JO 1:5 - E esta é a mensagem que dele ouvimos, e
vos anunciamos: que Deus é luz,
e não há nele trevas nenhumas.
Ø JO 1:4,8-9 – 4 Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. 8 Não era ele(João)
a luz, mas para que testificasse da
luz. 9 Ali estava a luz
verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo.
Ø JO 8:12 - Falou-lhes, pois, Jesus outra vez,
dizendo: Eu sou a luz do
mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.
Ø 2CO 11:14 - E não é maravilha, porque o próprio
Satanás se transfigura em anjo de luz.
Ø MT 5:14 - Vós sois
a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um
monte;
Ø AP 22:16 - Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos
testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a
resplandecente estrela da manhã.
Ø AP 1:20 - O mistério das sete estrelas, que viste na
minha destra, e dos sete castiçais de ouro. As sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais, que viste, são as sete
igrejas.
Ø IS 14:12-13 - 12 Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva!
Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! 13 E tu dizias no
teu coração: Eu subirei ao céu, acima
das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação
me assentarei, aos lados do norte.
Ø DN 8:10 - E se engrandeceu até contra o exército do
céu; e a alguns do exército, e das
estrelas, lançou por terra, e os pisou.
Ø SL 72:6 - Ele descerá
como chuva sobre a erva ceifada, como os chuveiros que umedecem a
terra.
Vemos aqui outras pessoas que
levam nomes simbólicos, por causa disso eles deixam de ser pessoal? Deus é
espírito (gr. pneuma = vento), ninguém jamais o viu, e, no entanto Ele existe e
é pessoal. O mesmo ocorre com o Espírito Santo. O Consolador é espírito (gr.
pneuma = vento), ninguém o viu, e, no entanto ele existe e é pessoal, pois é
descrito na Bíblia com as mesmas características pessoais que têm o Pai e o
Filho. Os símbolos usados para Deus, os anjos, Jesus e a igreja não devem
confundir as pessoas que são identificadas pelos mesmos símbolos e nem anular
as respectivas personalidades.
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Depois de ter visto todas essas
passagens temos a certeza de que uma força, um poder ou uma influência não pode
falar interceder, dar ordens, se entristecer, guiar, convencer ou amar; somente
uma pessoa pode ter essas características. Portanto, o Espírito Santo não é como
os heréticos concluem e ensinam, mas uma Pessoa divina e real. Negar que o
Espírito Santo é uma pessoa e que faz parte da Trindade é antibíblico e um
terrível engano!
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