Nesse
estudo vou mostrar de forma resumida algumas etapas da vida de Jesus, pois
muitas pessoas têm dúvidas de quem Ele era antes de vir a terra, porque de
algumas atitudes dele aqui na terra que aparentavam que ele não era Deus.
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Foi por
intermédio de CRISTO que DEUS Pai criou o mundo e o sustenta:
Ø CL 1:16-17 - 16 Porque
nele(Jesus) foram criadas todas as coisas que há
nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam
principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para
ele. 17 E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas
subsistem por ele.
Ø HB 1:2 - A quem constituiu
herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.
Os
falsos mestres haviam incorporado em sua heresia o culto aos anjos, incluindo a
mentira de que Jesus era um deles, meramente um espírito criado por Deus e
inferior a ele. Paulo rejeitou isso e esclareceu que os anjos, qualquer que
fosse a posição deles— se santos ou se caídos — são simples criaturas, e o
criador deles não é outro senão o preeminente, o Senhor e Salvador Jesus
Cristo. O propósito da classificação da posição dos anjos é para demonstrar a
imensurável superioridade de Cristo sobre qualquer ser que os falsos mestres pudessem
sugerir.
Para
criar o universo um ser normal não faria tal ato, mas Jesus fez, e em toda
bíblia você não irá encontrar relatos de que anjos criaram todas as coisas, mas
sim Deus, esse texto nos mostra que assim como o Pai, Cristo é todo-poderoso.
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O
Verbo, isto é, Jesus estava no principio com Deus e era Deus:
Ø JO 1:1 - NO princípio{eternidade passada} era o Verbo{o Filho}, e o Verbo{o Filho} estava com Deus{Pai},
e o Verbo{o Filho} era Deus{qualidade divina
igual ao Pai}.
PRINCÍPIO, aqui, é a eternidade
passada! Mesmo antes da Sua encarnação, a Palavra de Deus sempre existiu como
Deus e junto a Deus, através de toda a eternidade passada, sem jamais ter tido
um início. Em contraste, observe que princípio, em (GN 1:1), é um
instante de tempo, fala da ocasião do absoluto começo do universo todo.
Qual
era a condição do Verbo quando estava no céu antes de vir pra terra? O
versículo é claro, ele era Deus! Então vimos que ele era Deus e que era
todo-poderoso.
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Jesus
era igual a Deus:
Ø FP 2:5-8 - 5 De sorte que
haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 Que, sendo
em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, 7 Mas esvaziou-se
a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; 8 E,
achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte,
e morte de cruz.
“Não ter por usurpação”, não é o mesmo que
“não ter a usurpação”. Logo, o que este trecho bíblico está dizendo é que a
igualdade de Jesus com Deus, lhE é própria e natural; e não, resultado de uma
usurpação, isto é, Jesus é igual a Deus por natureza, e não por ter se
apropriado dessa igualdade fraudulentamente. Usurpar é adquirir com fraude;
alcançar sem direito; exercer indevidamente; assumir o exercício de, por
fraude, artifício ou força, segundo o Novo Dicionário Aurélio. Se Jesus fosse
inferior a Deus e, arrogantemente, reivindicasse igualdade com o Pai, a Bíblia
diria que Ele teve a usurpação de ser
igual a Deus. Se Jesus não fosse igual ao Pai, e reconhecesse isso, a Bíblia
diria que Ele não teve a usurpação de
ser igual a Deus. Mas, como Ele é igual e sabe disso, ela nos diz que Ele não teve por usurpação ser igual a Deus.
Vamos ver esse trecho em outras traduções para
melhor compreensão:
Almeida
Revisada Imprensa Bíblica:
Ø FP 2:5-6 – 5 Tende em vós aquele sentimento que
houve também em Cristo Jesus, 6 o qual, subsistindo
em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia
aferrar,
Nova
Versão Internacional:
Ø FP 2:5-6 – 5 Seja a atitude de vocês a mesma de
Cristo Jesus, 6 que, embora sendo
Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se;
Sociedade
Bíblica do Brasil:
Ø FP 2:5-6 – 5 Tende em vós este sentimento que houve
também em Cristo Jesus, 6 o qual, subsistindo
em forma de Deus, não julgou que o ser igual a Deus fosse coisa de que não
devesse abrir mão,
Versão
Católica:
Ø FP 2:5-6 – 5 Dedicai-vos mutuamente a estima que se
deve em Cristo Jesus. 6 Sendo ele de
condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus,
Nova
Tradução na Linguagem de Hoje:
Ø FP 2:5-6 – 5 Tenham entre vocês o mesmo modo de
pensar que Cristo Jesus tinha: 6 Ele
tinha a natureza de Deus, mas não tentou ficar igual a Deus.
Paulo
ensina que Jesus, sendo Deus, se autolimitou, esvaziando-se da sua glória e sendo reconhecido em figura humana. Quando Paulo diz que
Jesus tem a forma (morphé no original) de Deus, a idéia é que Cristo tem a
mesma essência de Deus. Em outras palavras, o vs.5 quer dizer que, embora Jesus
tivesse a mesma essência de Deus, não utilizou isso em vantagem própria.
Então
vemos que Jesus o Deus todo-poderoso era igual ao Pai, porém para vir a terra
ele mesmo se limitou e tomou a forma de servo e veio a terra como homem:
Ø JO 1:14 - E o Verbo
se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória
do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.
A
palavra "se fez" ou "tornou-se" enfatiza Cristo assumindo a
humanidade. Esse fato é certamente o mais profundo de todos porque indica que o
infinito tornou-se finito; o Eterno foi conformado ao tempo; o Invisível
tornou-se visível; o Ser sobrenatural reduziu-se ao natural. Na encarnação,
entretanto, o Verbo não deixou de ser Deus, mas tornou-se Deus em carne humana,
ou seja, plena divindade em forma humana como um homem.
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Deus o
PAI teve que fazer um corpo para Jesus, pois Jesus assim como o PAI era Deus.
Ø HB 10:5 - Por isso,
entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, Mas corpo me
preparaste;
Porque
Deus Pai precisou fazer um corpo para Jesus? Porque Jesus que era Deus
precisava ganhar uma nova natureza, a humana, e assim como humano poder morrer,
morrer por nós, isso prova que Deus pode se limitar de toda sua glória para os
seres humanos o verem.
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Quando
Deus filho veio a terra como homem, o próprio Pai fez o corpo de Cristo, e ao
limitar-se a si mesmo conseqüentemente o Filho ficou até menor que os anjos em
glória, provando que ele não viria como Deus em toda sua glória:
Ø HB 2:7 - Tu o
fizeste um pouco menor do que os anjos, De glória e de honra o
coroaste, E o constituíste sobre as obras de tuas mãos;
E assim
o Verbo nasce em forma humana, mas mesmo assim os escritores da bíblia ainda o
tratam como o Deus conosco:
Ø MT 1:23 - Eis que a virgem
conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL,
Que traduzido é: Deus conosco. #IS 7:14 - Portanto o mesmo Senhor
vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará
o seu nome Emanuel.
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O Verbo
divino agora como filho de Deus, veio cumprir tudo o que estava escrito ao seu
respeito, veio como servo submetendo-se à vontade do Pai.
Ø JO 14:28 - Ouvistes que eu
vos disse: Vou, e venho para vós. Se me amásseis, certamente exultaríeis porque
eu disse: Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu.
Jesus
não estava admitindo inferioridade em relação ao Pai (depois de afirmar
repetidamente igualdade com o mesmo (JO
14:7-11)), mas estava dizendo que, se os discípulos o amassem, não
estariam relutantes em deixá-lo ir para o Pai porque estava retornando à esfera
à qual pertencia e à plena glória da qual abrira mão. Ele retornaria para
usufruir glória igual com o Pai, a qual seria maior do que aquela que havia
experimentado na sua encarnação. Ele não seria de modo nenhum inferior nessa
glória, porque a sua humilhação passara.
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Vale
sempre ressaltar que o Verbo tomou a forma de servo como homem.
Ø JO 13:16 - Na verdade, na
verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o
enviado maior do que aquele que o enviou.
Ø FP 2:7 - Mas esvaziou-se
a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
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Jesus estava
cumprindo tão perfeitamente seu papel de servo que até era sujeito a sua mãe
como ser humano.
Ø LC 2:51 - E desceu com
eles, e foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava
no seu coração todas estas coisas.
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Podemos
ressaltar também que Jesus não tinha recebido sua gloria ainda, aquela que ele
tinha junto ao Pai como Deus todo poderoso.
Ø JO 7:39 - E isto disse ele
do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo
ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.
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Após
cumprir sua missão, Jesus é glorificado, voltando a exercer sua divindade plena novamente:
Ø JO 17:5 - E agora glorifica-me
tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo
antes que o mundo existisse.
Ø FP 2:9-10 - 9 Por isso,
também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é
sobre todo o nome; 10 Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que
estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,
Ø MT 28:18 - E, chegando-se
Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.
Ø CL 2:9 - Porque nele
habita corporalmente toda a plenitude da divindade;
Notas: "pois em Cristo
habita [como sua casa natural], a perfeição inteira [toda a abundância] do que
faz Deus ser Deus [a Divindade], de forma completa". A perfeição do
Criador Jeová habita no corpo de Cristo. / “Divindade”
é a essência da natureza divina, e “plenitude” é o mesmo que estado completo.
Desta maneira este versículo afirma que Jesus preenche todos os quesitos e
satisfaz todas exigências para ser reconhecido como Deus.
Ø AP 1:7-8 - 7 Eis que vem
com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas
as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém. 8 Eu sou o Alfa e
o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há
de vir, o Todo-Poderoso.
Ø AP 22:12-13 - 12 E, eis
que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua
obra. 13 Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o
derradeiro.
Ø AP 22:20 - Aquele que
testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor
Jesus.
Vale
ressaltar que Jesus ressuscitou dentre os mortos e a natureza de homem ainda
permanece Nele, por isso vemos algumas passagens onde mesmo Jesus glorificado
se submete ao Pai, porém isso não exclui a verdade de que Jesus é Deus
todo-poderoso junto ao Pai e ao Espírito Santo como as escrituras testificam.
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