segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Jesus tem um Deus?(Jesus has a God?)

Jesus tem um Deus? Vejamos:

Jesus tem duas naturezas: divina e humana. Isso é chamado de "União Hipostática“.

Como homem, Jesus foi nascido debaixo da lei:


Ø GL 4:4 - Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,

Jesus, que é a segunda pessoa da Trindade, e divino por natureza, adorou a Deus o Pai, como um bom judeu que estava debaixo da lei, vale lembrar que Jesus havia se humilhado, e se esvaziado na encarnação, e estava se submetendo às limitações humanas, enquanto obedecia à lei judaica:

Ø FP 2:5-8 - 5 Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, 6 que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; 7 mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. 8 E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz!

Outro detalhe é que, Jesus ainda é um homem:

Ø JO 3:13 - Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu.

Notas: A expressão “o Filho do homem” significa genuinamente humano.

Ø 1TM 2:5 - Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.

Notas: Este versículo diz que Jesus está como homem lá no Céu, pois o chama de homem, e não ex-homem.

Ø MT 24:30 - Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.

Notas: Mais uma vez a expressão“o Filho do homem” aparece, Jesus deixou claro que Ele, no momento da Sua vinda, ainda será homem.

Ø CL 2:9 - Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade;

Notas: "pois em Cristo habita [como sua casa natural], a perfeição inteira [toda a abundância] do que faz Deus ser Deus [a Divindade], de forma completa". A perfeição do Criador Jeová habita no corpo de Cristo mesmo como homem.

==================================

Jesus será homem para sempre:

Ø 1CO 15:28 - E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.

Ø HB 6:20 - Onde Jesus, nosso precursor, entrou por nós, feito eternamente sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.

Ø HB 7:25 - Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.

==================================

Logo, pode-se dizer que Jesus, o homem, tinha alguém a quem ele chamava de Deus, e isso era uma referência ao Pai. Como ele sempre será um homem (além de ser divino), ele sempre terá alguém para chamar de Deus - mas isso será sempre uma referência a Deus o Pai. Isso não significa que Jesus não compartilhe a mesma natureza divina que Deus o Pai, uma vez que a Bíblia diz que Jesus também é Deus feito homem:

Ø JO 1:1 - NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

Ø JO 1:14 - E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.

Ø CL 2:9 - Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade;


Ø HB 1:8 - Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino.

4 comentários:

  1. "isso será sempre uma referência a Deus o Pai"

    O Espírito Santo não é o nosso Deus? Não é o Deus do homem Jesus?

    ResponderExcluir
  2. Na Trindade cada um tem sua função, Deus Pai como criador, na figura de um Pai amoroso, o Filho como redentor, e o Espírito Santo como santificador, Jesus veio falar sobre o Pai e referiu-se a Ele da forma correta do que Ele representa, isso não descarta a natureza do Espírito Santo como Deus (ver estudo "Espírito Santo - Deus e pessoal"). Lembre-se, no contexto do único Deus, cada um tem o seu papel principal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mário, o fato é que você excluiu o Espírito Santo.

      " Lembre-se, no contexto do único Deus"
      Se o único Deus é o Pai, o Filho e o Espírito Santo, você não pode isolar o Pai e dizer que apenas ele era Deus para o homem Jesus de Nazaré e o Espírito Santo não era, se o Jesus não tinha o Espírito Santo como seu Deus o tinha como o Deus de que, de quem, de ninguém?

      O Espírito Santo não é o nosso Deus?
      O Espírito Santo não é o Deus do Mário?
      O Espírito Santo não é o Deus da Assembleia de Deus?

      "no contexto do único Deus, cada um tem o seu papel principal"

      Cada um tem seu papel principal, mas não deixam de ser nosso Deus. Ou deixam?

      O Espírito Santo não é o nosso Deus?
      Aparentemente não, segundo diz o Mário.

      "Na Trindade cada um tem sua função, Deus Pai como criador"
      O Espírito Santo não é o nosso Criador?

      Se você divide a Trindade por funções e diz que a função do Pai é ser o Criador e a função do Espírito Santo é outra, então chamar o Espírito Santo de Criador seria violar a função divina do Pai.

      Estou confuso pois sempre pensei que era ponto pacifico que o Espírito Santo era nosso Deus e o nosso Criador.

      Excluir
    2. Estou vendo que isso não vai ter fim, por ser uma conversa longa, proponho que falemos utilizando algum programa de mensagem instantânea, é só me adicionar, tenho Messenger, Google, WhatApp, Vibet, e.t.c. escolha qual a melhor opção para você.

      Excluir