Ø 2CO 5:17 - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas
velhas já passaram; eis que tudo se
fez novo.
Certas
religiões dizem que a salvação vem das obras (mais informação sobre salvação
pela fé ver estudo: Salvação pela fé),
vamos comentar um pouco sobre isso.
O
crente não deve considerar a lei como sistema de mandamentos legais através do
qual se pode obter mérito para o perdão e a salvação:
Ø GL 2:16,19 - 16 sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da
lei, mas sim, pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Cristo
Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da lei; pois
por obras da lei nenhuma carne será justificada. 19 Pois eu pela lei morri para a lei, a fim de viver para Deus.
Pelo
contrário, a lei deve ser vista como um código moral para aqueles que já estão
num relacionamento salvífico com Deus e que, por meio da sua obediência à lei,
expressam a vida de Cristo dentro de si mesmos:
Ø RM 6:15-22 - 15 Pois que? Pecaremos porque não
estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum. 16 Não sabeis vós
que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele
a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?
17 Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à
forma de doutrina a que fostes entregues. 18 E, libertados do pecado, fostes
feitos servos da justiça. 19 Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois
que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia, e à
maldade para maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à
justiça para santificação. 20 Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis
livres da justiça. 21 E que fruto tínheis então das coisas de que agora vos
envergonhais? Porque o fim delas é a morte. 22 Mas agora, libertados do pecado,
e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a
vida eterna.
A
lei que o crente é obrigado a cumprir consiste nos princípios éticos e morais
do AT:
Ø MT 7:12 - Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também
vós a eles; porque esta é a lei e os profetas.
Ø MT 22:36-40 - 36 Mestre, qual é o grande mandamento
na lei? 37 Respondeu-lhe Jesus: Amarás
ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu
entendimento. 38 Este é o grande e primeiro mandamento. 39 E o segundo,
semelhante a este, é: Amarás ao teu
próximo como a ti mesmo. 40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei
e os profetas.
Ø RM 3:31 - Anulamos, pois, a lei pela fé? De modo
nenhum; antes estabelecemos a lei.
Ø GL 5:14 - Pois toda a lei se cumpre numa só palavra,
a saber: Amarás ao teu próximo como a
ti mesmo.
Bem
como nos ensinamentos de Cristo e dos apóstolos:
Ø MT 28:20 - ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis
que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.
Ø 1CO 7:19 - A circuncisão nada é, e também a
incircuncisão nada é, mas sim a
observância dos mandamentos de Deus.
Ø GL 6:2 - Levai
as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.
Essas
leis revelam a natureza e a vontade de Deus para todos e continuam hoje em
vigor. As leis do AT destinadas diretamente à nação de Israel, tais como as
leis sacrificiais, cerimoniais, sociais ou cívicas, já não são obrigatórias:
Ø HB 10:1-4 - 1 Porque a lei, tendo a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata
das coisas, não pode nunca,
pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem de ano em ano, aperfeiçoar os que se chegam a Deus.
2 Doutra maneira, não teriam deixado de ser oferecidos? pois tendo sido uma vez
purificados os que prestavam o culto, nunca mais teriam consciência de pecado.
3 Mas nesses sacrifícios cada ano se faz recordação dos pecados, 4 porque é impossível que o sangue de touros e de
bodes tire pecados.
As
boas obras provam que somos novas criaturas.
Vamos
analisar essa passagem que pra muitos seria uma contradição sobre a salvação
através das obras:
Ø TG 2:14-26 - 14 Meus irmãos, que aproveita se alguém
disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? 15 E, se o irmão ou a irmã estiverem
nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, 16 E algum de vós lhes disser:
Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias
para o corpo, que proveito virá daí? 17 Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. 18 Mas
dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas
obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. 19 Tu crês que há um só
Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem. 20 Mas, ó homem vão,
queres tu saber que a fé sem as obras
é morta? 21 Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas
obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque? 22 Bem vês que a fé
cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada. 23 E
cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado
como justiça, e foi chamado o amigo de Deus. 24 Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente
pela fé. 25 E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também
justificada pelas obras, quando recolheu os emissários, e os despediu por outro
caminho? 26 Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também
a fé sem obras é morta.
Os
versículos (14-26) tratam do problema, sempre presente na igreja, daqueles que
professam ter fé salvífica no Senhor Jesus Cristo, mas que, ao mesmo tempo, não
demonstram pelas obras nenhuma evidência de devoção sincera a Ele e à sua
Palavra. A fé salvífica é sempre uma fé viva que não se limita à mera confissão
de Cristo como Salvador, mas que também nos leva a obedecê-lo como Senhor.
Portanto, a obediência é um aspecto fundamental da fé. Somente quem obedece
pode de fato crer, e somente aqueles que crêem podem de fato obedecer ao Senhor.
(2) Notem que não há nenhuma contradição entre Paulo e Tiago no tocante à
questão da fé salvífica. No sentido geral, Paulo enfatiza a fé como o meio pelo
qual aceitamos a Cristo como Salvador:
Ø RM 3:22 - Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre
todos os que crêem; porque não há diferença.
Tiago
enfatiza o fato de que a verdadeira fé deve ser uma fé ativa, duradoura e que
molde nossa própria existência.
A
verdadeira fé salvífica é tão vital que não poderá deixar de se expressar por
ações, e pela devoção a Jesus Cristo. As obras sem a fé são obras mortas. A fé
sem obras é fé morta. A fé verdadeira sempre se manifesta em obediência para
com Deus e atos compassivos para com os necessitados. Tiago objetiva seus
ensinos contra os que na igreja professavam fé em Cristo e na expiação pelo seu
sangue, crendo que isso por si só bastava para a salvação. Eles também achavam
que não era essencial no relacionamento com Cristo obedecer-lhe como Senhor.
Tiago diz que semelhante fé é morta e que não resultará em salvação, nem em
qualquer outra coisa boa. O único tipo de fé que salva é "a fé que opera
por caridade(amor)":
Ø GL 5:6 - Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão
nem a incircuncisão tem valor algum; mas sim a fé que opera pelo amor.
Não
devemos, por outro lado, pensar que mantemos uma fé viva, exclusivamente por
nossos próprios esforços. A graça de Deus, o Espírito Santo que em nós habita e
a intercessão sacerdotal de Cristo operam em nossa vida, capacitando-nos a
obedecer a Deus pela fé, do começo ao fim:
Ø RM 1:17 - Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé,
como está escrito: Mas o justo viverá da fé.
Se
deixarmos de ser receptivos à graça de Deus e à direção do Espírito Santo,
nossa fé sucumbirá.
As
obras pelas quais Abraão foi justificado não eram "obras da lei":
Ø RM 3:28 - Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.
Mas
da fé e do amor. Sua disposição de sacrificar Isaque foi uma expressão da sua
fé em Deus e da sua dedicação a Ele. Tiago usa o exemplo de Abraão para refutar
a crença de que pode haver fé sem dedicação e amor a Deus. O apóstolo Paulo usa
o exemplo da fé de Abraão para anular o conceito errôneo de que a salvação
depende do mérito das nossas próprias obras e não da graça de Deus:
Ø RM 4:3 - Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi
imputado como justiça.
Ø GL 3:6 - Assim
como Abraão creu em Deus, e isso lhe
foi imputado como justiça.
Quando
Tiago fala que a fé cooperou com as obras não está dizendo que a fé e as obras
nos salvam. Isso seria separar a fé das obras. Tiago argumenta, pelo contrário,
sobre a fé em ação. Isto é, a fé e as obras nunca poderão estar separadas uma
vez que as obras procedem naturalmente da fé.
O
homem é justificado pelas obras. O termo grego ergon, aqui traduzido por obras,
é empregado por Tiago com sentido diferente daquele que Paulo usou em (RM
3:28). Para Tiago, "obras" se refere às nossas obrigações
para com Deus e o homem, as quais são ordenadas nas Escrituras, e provêm de uma
fé sincera, de um coração puro, da graça de Deus e do desejo de agradar a
Cristo. Para Paulo, "obras" se refere ao desejo humano de obter
mérito e salvação pela obediência à lei mediante nosso próprio esforço, e não
através do arrependimento e da fé em Cristo. Note que tanto Paulo como Tiago
declaram enfaticamente que a verdadeira fé salvífica produzirá infalivelmente
obras de amor: (GL 5:6)
Ø TG 1:27 - A religião pura e imaculada para com Deus,
o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as
viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.
Ø TG 2:8 - Todavia, se cumprirdes, conforme a
Escritura, a lei real: Amarás a teu
próximo como a ti mesmo, bem fazeis.
Ø 1CO 13:1,13 - 1 AINDA que eu falasse as línguas dos
homens e dos anjos, e não tivesse
amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. 13 Agora,
pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.
Ø JO 14:15 - Se me amais, guardai os meus mandamentos.
Em
resumo destaquei três tipos de pessoas em relação a esse assunto:
1)
Diz
que tem “fé” em Jesus, porém pratica as más obras. (O que Tiago combate)
2)
Tem
fé em Jesus, mas acha que pra adquirir a salvação precisa praticar certas leis
impostas pelos homens. (O que Paulo combate)
3)
Tem
fé em Jesus, é salvo, e como conseqüência da salvação em sua vida pratica boas
obras.
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