terça-feira, 7 de outubro de 2014

Aborto é pecado? (Abortion is sin?)


O que será que a Bíblia tem a dizer sobre o tema aborto, será que é pecado? Será que é errado abortar? Quem pratica o aborto tem perdão?

=========================

A descrição do aborto seria a morte espontânea ou provocada do produto da concepção dentro do ventre materno e antes do início do parto.

Vou expor aqui algumas das formas que os seres humanos utilizam para matar uma criança na barriga da mãe:


1. SUCÇÃO - Este é um dos métodos legalmente autorizados para abortar: é semelhante a um aspirador: o bebê é sugado do ventre da mãe e posteriormente feito em pedaços.

2. EMBRIOTOMIA - É um método que já está em desuso, mas que consiste em o médico cortar o bebê dentro do ventre da mãe (com instrumentos especialmente concebidos para este fim).

3. OPERAÇÃO CIRÚRGICA É utilizada em estados de maior desenvolvimento do feto. Consiste em retirar o bebê do ventre materno e matá-lo quando ele já está cá fora.


4. SOLUÇÃO SALINA - Cada vez em maior uso, consiste em injetar solução salina no saco embrionário. O bebê morre queimado devido ao sal da solução.

Além destes métodos, existe hoje a possibilidade de provocar o aborto durante as primeiras semanas através de um medicamento especialmente receitado pelos médicos.

Agora vamos analisar alguns versículos.

=========================

Ø SL 51:4 - Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares.

Primeiro temos que entender é quando pecamos contra Deus é porque fizemos algo que Deus não se agrada.

=========================

Ø 1SM 2:6 - JEOVÁ é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela.

Temos que entender também é que o único que pode tirar a vida de alguém é Deus. O ser humano não pode decidir o futuro de outro semelhante quanto ao momento da sua morte.

=========================

Ø ÊX 20:13 - Não matarás.
Ø RM 13:9 - Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.

Tanto é que um dos dez mandamentos dado por Deus nos adverte que não podemos tirar a vida de ninguém. O sexto mandamento proíbe o homicídio deliberado, intencional, ilícito. Não é do agrado de Deus o ser humano matar o próximo mesmo que este ainda esteja na barriga da mãe, pois o mesmo já é um ser vivente.

=========================


Ø SL 139:13-14 - 13 Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe. 14 Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.

Vemos aqui que Deus está ativo na vida de um ser humano enquanto ele está no útero. A proteção e a possessão de Deus e o Seu poder criativo são extensivos à vida pré-natal. Este ensino torna impossível considerar o embrião ou feto como «simples pedaço de tecido». O mínimo que alguém pode dizer é que no momento da concepção já existe um ser humano com potencial, o qual é sagrado e de valor, à vista de Deus, evidenciado pelo Seu envolvimento pessoal. O próprio Deus pessoalmente zela pela criancinha desde o momento da sua concepção. Sua atenção por um feto compreende um plano para a sua vida. Por essa razão, Deus tem o aborto de um feto como homicídio. Uma curiosidade na formação da vida é que o primeiro órgão a ser formado no feto é o coração, o coração começa a bater 21 dias após a concepção, ou seja, quem aborta está a assassinar um ser humano criado por Deus.

=========================


Ø IS 49:1,5 - 1 OUVI-ME, ilhas, e escutai vós, povos de longe: JEOVÁ me chamou desde o ventre, desde as entranhas de minha mãe fez menção do meu nome. 5 E agora diz JEOVÁ, que me formou desde o ventre para ser seu servo, para que torne a trazer Jacó; porém Israel não se deixará ajuntar; contudo aos olhos de JEOVÁ serei glorificado, e o meu Deus será a minha força.
Ø JR 1:5 - Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta.

Vemos aqui que assim como Deus conheceu Jeremias e Jesus desde o ventre, assim Ele também nos conhece antes de nos formar no útero. Ou seja, para Deus as pessoas têm valor e identidade antes de nascer.

=========================

Ø ÊX 21:22-25 - 22 Se alguns homens pelejarem, e um ferir uma mulher grávida, e for causa de que aborte, porém não havendo outro dano, certamente será multado, conforme o que lhe impuser o marido da mulher, e julgarem os juízes. 23 Mas se houver morte, então darás vida por vida, 24 Olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, 25 Queimadura por queimadura, ferida por ferida, golpe por golpe.

A palavra mal traduzida como aborto em português na língua hebraica tem o sentido da criança sair (entrando no mundo), e não diz que morreu ou nasceu morto. Estudiosos da língua hebraica, Keil e Delitzsch, explicam bem esta diferença no comentário deles sobre o texto, vejamos na tradução da NVI:

Ø ÊX 21:22 - “Se homens brigarem e ferirem uma mulher grávida, e ela der à luz prematuramente, não havendo, porém, nenhum dano sério, o ofensor pagará a indenização que o marido daquela mulher exigir, conforme a determinação dos juízes.

Aqui trata de nascimento prematuro como conseqüência de uma briga, e não justifica a decisão de abortar um filho. Deus, além de exigir a proteção de pessoas viventes, também exigia a proteção de crianças ainda por nascer. O versículo 21 refere-se a uma mulher dando à luz a uma criança prematura por causa de violência cometida contra a gestante. Se isso acontecesse, quem causasse o nascimento prematuro tinha que pagar uma multa. Se houvesse lesões graves na mãe ou no filho, o culpado tinha que pagar segundo a lei da retaliação. Note que se a violência causasse a morte da mãe ou do filho, o transgressor seria réu de homicídio e teria que pagar com a própria vida. Noutras palavras, o bebê é considerado nesse texto bíblico como um ser humano: provocar a morte desse feto é considerado assassinato. Note que essa é a única circunstância em que a lei exige a pena de morte por homicídio acidental. O princípio está claro: Deus procura proteger aqueles que têm menos condições de se protegerem (i.e., os que ainda estão por nascer).

=========================

O grande “X” da questão é: e quando a gravidez é resultado de um estupro ou incesto? Sei que é uma questão difícil e dolorosa, mas a resposta é que a vida que está sendo gerada no ventre não tem culpa disso, não se pode matar um inocente por causa da violência do mundo. Quando a mãe não consegue suportar essa situação em ultimo caso, e não amar o ser que veio dela, existe a possibilidade de a criança ser dada para adoção, mas nunca cometer o pecado de homicídio.

Existem casos também que alegam o aborto em caso de defeito físico no bebê.
Deus criou o homem com características tais que, mesmo em condições à primeira vista adversas, consegue sobreviver e adaptar-se. Por outro lado, quando essa vida e impossível, a morte vem por si própria. Assim sucede, por exemplo, quando a criança nasce com deformações encefálicas anormais (cérebro). Geral-mente, a criança morre passados poucos minutos depois do parto. Mas, mesmo que haja seguros motivos de que a criança venha a nascer deficiente, será esse um motivo para se aceitar o aborto? Vejamos o que a Palavra de Deus nos diz a este respeito:

Ø ÊX 4:11 - E disse-lhe JEOVÁ: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, JEOVÁ?

Ø JO 9:1-3 - 1 E, PASSANDO Jesus, viu um homem cego de nascença. 2 E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? 3 Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.

Notas: Isso não significa que todo mudo, surdo ou cego ficou assim, devido a vontade, decisão, ou ato direto de Deus. Tais estados, bem como todas as doenças e enfermidades, são originalmente resultados da atividade de Satanás e da entrada do pecado no mundo através de Adão. Não surgem pelo fato de o indivíduo cometer um determinado pecado

A resposta da Bíblia é clara. Aceitar a morte de crianças ainda não nascidas, conduz a aceitar também a eutanásia infantil, isto é, o homicídio de bebês recém-nascidos que sejam doentes ou deficientes. E a aceitar isto, não faltaria muito para aceitar também a eutanásia dos inválidos, idosos e todos os que, independentemente da sua idade, não possam cuidar de si mesmos ou se sintam à parte da sociedade.

Porém existe uma questão complicada que seria: e se a vida da mãe está em risco na gravidez? Este caso é diferente dos demais, pois se não há opção de salvar os dois infelizmente tem que se escolher a vida que vai ser salva, sendo que a outra vida morra por si só e não por morte provocada, mas vale lembrar que aproximadamente 94% dos abortos realizados não são por esse motivo citado, esse caso só representaria apenas aproximadamente 6%. Ainda sim, antes de tomar a decisão de escolher qual vida deve viver devemos nos lembrar de Deus, que realiza milagres, se orarmos insistentemente para Ele, podemos ter a chance de preservar as vidas da mãe e da criança se assim Deus permitir.

=========================

Viria uma pergunta: Quem já abortou pode ser perdoado por Deus?

O primeiro passo vem em aceitar a Jesus como Salvador e Senhor de sua vida, pois sem esses requisitos o pecador ainda se encontrará em pecado perante Deus.

Ø SL 32:5 - Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei a JEOVÁ as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado.

Assim como Davi, temos que confessar nossos pecados arrependidos de coração a Deus e Ele nos perdoa.

Ø 1JO 1:7,9 - 7 Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.

Vemos aqui que o sangue de Jesus nos purifica de “todo o pecado” isso também inclui o pecado do aborto cometido.

Porém vale ressaltar que Deus perdoa apenas a quem esteja arrependido e confesse o seu pecado. O perdão de Deus não é todavia justificação para, sabendo que é pecado, abortar para depois pedir perdão. Através da fé em Cristo, todos e quaisquer pecados podem ser perdoados. Quando a pessoa se converte de verdade a Jesus e se arrepende passa a ter uma nova vida, sempre se atentando no que Jesus falou: “vá e não peques mais”.

=========================

Conclusão: Um verdadeiro cristão sabe que não há opção de escolha em relação ao aborto, não se pode abortar, tirar a vida de outro ser feito a semelhança de Deus é pecado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário