quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Israel, o relógio escatológico de Deus (Israel, the eschatological clock of God)


Tentarei explicar certas questões sobre a nação de Israel, estou fazendo isso porque existem certas religiões que teimam em dizer que Deus não tem mais nada haver com Israel, e as próprias passam a substituir a nação de Israel. Mostrarei pela Bíblia a importância do povo Judeu nos dias de hoje.


Ø GN 12:1-3,7 - 1 ORA, JEOVÁ disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. 2 E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. 3 E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. 7 E apareceu JEOVÁ a Abrão, e disse: À tua descendência darei esta terra. E edificou ali um altar a JEOVÁ, que lhe aparecera.
Ø GN 13:15 - Porque toda esta terra que vês, te hei de dar a ti, e à tua descendência, para sempre.
Ø GN 15:7,18-21 - 7 Disse-lhe mais: Eu sou JEOVÁ, que te tirei de Ur dos caldeus, para dar-te a ti esta terra, para herdá-la. 18 Naquele mesmo dia fez JEOVÁ uma aliança com Abrão, dizendo: À tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito {no deserto do Sinai} até ao grande rio Eufrates; 19 E o queneu, e o quenezeu, e o cadmoneu, 20 E o heteu, e o perizeu, e os refains, 21 E o amorreu, e o cananeu, e o girgaseu, e o jebuseu.
Ø DT 7:6 - Porque povo santo és a JEOVÁ teu Deus; JEOVÁ teu Deus te escolheu, para que lhe fosses o seu povo especial, de todos os povos que há sobre a terra.

Deus prometeu a Abraão que dele sairia uma grande nação, nação essa escolhida por Deus. Deus fez uma aliança com Abraão sobre a terra que lhe ia dar, e essa promessa era para sempre. Ou seja, ainda é válida nos dias de hoje.

Ø GN 26:3-5 - 3 Peregrina nesta terra, e serei contigo, e te abençoarei; porque a ti e à tua descendência darei todas estas terras, e confirmarei o juramento que tenho jurado a Abraão teu pai; 4 E multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e darei à tua descendência todas estas terras; e por meio dela serão benditas todas as nações da terra; 5 Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis.

Vemos aqui que mesmo Abraão depois de morto a promessa que Deus lhe deu não caiu por terra, tudo o que Ele prometeu iria cumprir, Ele confirmou isso falando com Isaque e Jacó.

Ø ÊX 3:15-16 - 15 E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: JEOVÁ Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração. 16 Vai, e ajunta os anciãos de Israel e dize-lhes: JEOVÁ Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, me apareceu, dizendo: Certamente vos tenho visitado e visto o que vos é feito no Egito.
Ø 1CR 29:18 - 18 JEOVÁ Deus de Abraão, Isaque, e Israel {Jacó}, nossos pais, conserva isto para sempre no intento dos pensamentos do coração de teu povo; e encaminha o seu coração para ti.
Ø MT 22:32 - Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó? Ora, Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos.
Ø AT 3:13 - O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus de nossos pais, glorificou a seu filho Jesus, a quem vós entregastes e perante a face de Pilatos negastes, tendo ele determinado que fosse solto.

Vemos que a promessa é tão atual sobre Israel que mesmo após a morte de Abraão, Isaque e Jacó, Deus ainda se refere a Si mesmo como sendo o Deus deles, e se Ele continua ainda sendo o Deus deles suas promessas não falharam.

Vemos no decorrer da Bíblia que mesmo o povo de Israel sendo o povo escolhido por Deus, eles pecavam e uma das punições desse povo era que Deus os espalhavam pelas nações, com isso eles se arrependiam e Deus fazia-os voltar para sua terra.


Ø LV 26:33,36-37 - 33 E espalhar-vos-ei entre as nações, e desembainharei a espada atrás de vós; e a vossa terra será assolada, e as vossas cidades serão desertas. 36 E, quanto aos que de vós ficarem, eu porei tal pavor nos seus corações, nas terras dos seus inimigos, que o ruído de uma folha movida os perseguirá; e fugirão como quem foge da espada; e cairão sem ninguém os perseguir. 37 E cairão uns sobre os outros como diante da espada, sem ninguém os perseguir; e não podereis resistir diante dos vossos inimigos.

Vou dar um destaque agora sobre certos pontos do Senhor Jesus em relação ao povo de Israel:


Ø MT 2:2 - Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? pois do oriente vimos a sua estrela e viemos adorá-lo.

Cristo nasceu “Rei dos Judeus”


Ø MT 27:11 - Jesus, pois, ficou em pé diante do governador; e este lhe perguntou: És tu o rei dos judeus? Respondeu-lhe Jesus: É como dizes.
Ø MC 15:2 - Pilatos lhe perguntou: És tu o rei dos judeus? Respondeu-lhe Jesus: É como dizes.
Ø JO 1:49-50 - 49 Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel. 50 Jesus respondeu, e disse-lhe: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês? Coisas maiores do que estas verás.
Ø JO 12:12-15 - 12 No dia seguinte, ouvindo uma grande multidão, que viera à festa, que Jesus vinha a Jerusalém, 13 Tomaram ramos de palmeiras, e saíram-lhe ao encontro, e clamavam: Hosana! Bendito o Rei de Israel que vem em nome do Senhor. 14 E achou Jesus um jumentinho, e assentou-se sobre ele, como está escrito: 15 Não temas, ó filha de Sião; eis que o teu Rei vem assentado sobre o filho de uma jumenta.

Jesus foi chamado “Rei de Israel” e “Rei dos Judeus” e admitiu ambos os títulos. Mas se lermos a Bíblia, Jesus não estabeleceu um reino visível quando esteve aqui na terra, Ele veio morrer pelos nossos pecados, mas e as promessas do reino literal Dele? Por isso que também Ele virá novamente para se cumprir as escrituras sobre um reino literal aqui na terra, afinal o povo esperava sim um Rei:


Ø AT 1:6-7 - 6 Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel? 7 E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.
Ø AT 3:19-21 - 19 Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor, 20 E envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado. 21 O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio.

A rejeição de Israel abriu a porta para os gentios, ou seja, eu e você, Deus foi tão misericordioso que nossas nações foram abençoadas pelo descendente de Abraão, Jesus, mas e a promessa que Deus fez a Abraão? Falhou?

Ø RM 11:25-27 - 25 Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado; 26 e assim todo o Israel será salvo, como está escrito: Virá de Sião o Libertador, e desviará de Jacó as impiedades; 27 e este será o meu pacto com eles, quando eu tirar os seus pecados.

Vemos aqui que não, Deus ainda irá continuar com seus planos, vamos continuar.

Na época de Jesus o povo pecou em não reconhecer a Jesus e acabaram recebendo mais uma vez uma punição de seus pecados, sendo atacados, mortos e espalhados pelas nações, Jesus predisse isso:


Ø MT 23:36-39 - 36 Em verdade vos digo que todas estas coisas hão de vir sobre esta geração. 37 Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste! 38 Eis que a vossa casa vai ficar-vos deserta; 39 Porque eu vos digo que desde agora me não vereis mais, até que digais: Bendito o que vem em nome do Senhor.
Ø MT 24:2 - Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada.
Ø LC 21:24 - E cairão ao fio da espada, e para todas as nações serão levados cativos; e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos dos gentios se completem.
Ø LC 19:41-44 - 41 E, quando ia chegando, vendo a cidade, chorou sobre ela, 42 Dizendo: Ah! se tu conhecesses também, ao menos neste teu dia, o que à tua paz pertence! Mas agora isto está encoberto aos teus olhos. 43 Porque dias virão sobre ti, em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras, e te sitiarão, e te estreitarão de todos os lados; 44 E te derrubarão, a ti e aos teus filhos que dentro de ti estiverem, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, pois que não conheceste o tempo da tua visitação.

Jesus, sabendo que os judeus e seus líderes aguardavam um Messias político e que por fim o rejeitariam como o Messias prometido por Deus, chora por eles, que em breve sofreriam um terrível juízo. A palavra chorou (gr. eklausen), significa mais do que derramar lágrimas. É lamentação, pranto, soluço e clamor de uma alma em agonia. Jesus, em sua deidade, não somente revela aqui seu sentimento, como também o coração partido do próprio Deus, por causa da condição do homem perdido e da sua recusa em arrepender-se e aceitar a salvação.


De fato Jesus estava certo, essa profecia se cumpriu naquela geração no ano 70 quando os romanos atacaram a cidade e o povo de Israel foram espalhados pelas nações e não possuíam mais sua terra, mais uma vez se cumpriu as escrituras:

Ø DT 28:37 - E serás por pasmo, por ditado, e por fábula, entre todos os povos a que JEOVÁ te levará.
Ø JR 29:18 - E persegui-los-ei com a espada, com a fome, e com a peste; e dá-los-ei para deslocarem-se por todos os reinos da terra, para serem uma maldição, e um espanto, e um assobio, e um opróbrio entre todas as nações para onde os tiver lançado.

Invasores Islâmicos se apoderaram de Jerusalém, mais tarde os Mamelucos Islâmicos Egípcios a tomaram, os Turcos reinaram por quatro séculos, e os Judeus nas outras nações sofriam sem suas terras.

Penso eu que satanás aproveitando a oportunidade, tentou exterminar a raça Judia e excluí-la da terra, pois se nota na história o quanto esse povo penou na mão dos gentios, o que dizer do papa Urbano 2º que organizou uma cruzada contra os judeus, ele chegou a dizer:


“seguirem a estrada para o Santo Sepulcro tomando a terra daquela raça malvada e sujeitando-a ao seu domínio.”

Eles massacraram os Judeus que viviam naquelas regiões. Pio 7, Leo 12, Pio 8, Gregorio 16, todos esses papas trataram os Judeus como leprosos e sem direito.


Outro grande destaque dessas épocas de desolações foi Adolf Hitler matando cerca de seis milhões de Judeus.

Passaram-se séculos e séculos e os Judeus continuavam espalhados pelas nações sem a possibilidade de ter sua terra novamente, prometida a Abraão, mas incrivelmente a Bíblia nos diz sobre esse assunto:

Ø EZ 11:16-17 - 16 Portanto, dize: Assim diz o Senhor DEUS: Ainda que os lancei para longe entre os gentios, e ainda que os espalhei pelas terras, todavia lhes serei como um pequeno santuário, nas terras para onde forem. 17 Portanto, dize: Assim diz o Senhor DEUS: Hei de ajuntar-vos do meio dos povos, e vos recolherei das terras para onde fostes lançados, e vos darei a terra de Israel.
Ø EZ 36:24,28 - 24 E vos tomarei dentre os gentios, e vos congregarei de todas as terras, e vos trarei para a vossa terra. 28 E habitareis na terra que eu dei a vossos pais e vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus.
Ø JR 3:14 - Convertei-vos, ó filhos rebeldes, diz JEOVÁ; pois eu vos desposei; e vos tomarei, a um de uma cidade, e a dois de uma família; e vos levarei a Sião.
Ø JR 23:8 - Mas: Vive JEOVÁ, que fez subir, e que trouxe a geração da casa de Israel da terra do norte, e de todas as terras para onde os tinha arrojado; e habitarão na sua terra.
Ø IS 35:10 - E os resgatados de JEOVÁ voltarão; e virão a Sião com júbilo, e alegria eterna haverá sobre as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido.
Ø IS 56:8 - Assim diz o Senhor DEUS, que congrega os dispersos de Israel: Ainda ajuntarei outros aos que já se lhe ajuntaram.
Ø AM 9:14-15 – 14  E trarei do cativeiro meu povo Israel, e eles reedificarão as cidades assoladas, e nelas habitarão, e plantarão vinhas, e beberão o seu vinho, e farão pomares, e lhes comerão o fruto. 15 E plantá-los-ei na sua terra, e não serão mais arrancados da sua terra que lhes dei, diz JEOVÁ teu Deus.

Que maravilha, assim como no passado, Deus ainda iria agir no futuro para cumprir suas promessas feitas a Abraão, Isaque e Jacó, Ele garantiu isso através de profecias pro futuro que na época ainda não tinham acontecido. Voltando ao contexto dos séculos que se passaram, a historia nos diz é que aparentemente era impossível os Judeus retornassem para a Terra Prometida. Até que em 14 de maio de 1948 acontece um milagre:


Ø IS 66:8 - Quem jamais ouviu tal coisa? Quem viu coisas semelhantes? Poder-se-ia fazer nascer uma terra num só dia? Nasceria uma nação de uma só vez? Mas Sião esteve de parto e já deu à luz seus filhos.

O maior de todos os sinais do fim dos tempos, o retorno do povo Judeu à Terra Prometida e a fundação do Estado de Israel. Ainda nos dias de hoje vemos a grande quantidade de Judeus voltando a terra de Israel, exatamente como fala os versículos citados acima. As profecias futuras só poderiam ser cumpridas após o estabelecimento da nação de Israel.


Até então nos nossos dias vemos pelo menos uma parte da profecia se cumprindo com Israel, a sua restauração terrena, isto é fato, é só olharmos para Israel e vermos o quanto essa nação tem crescido. Não porque eles o mereçam, mas por causa da promessa de Deus a Abraão, Isaque, e Jacó.

Embora mesmo com uma parte da profecia cumprida e o povo Judeu de volta a sua terra, ainda eles são odiados por muita gente no planeta, vemos isso em:

Ø ZC 12:3 - E acontecerá naquele dia que farei de Jerusalém uma pedra pesada para todos os povos; todos os que a carregarem certamente serão despedaçados; e ajuntar-se-ão contra ela todo o povo da terra.

E é o que tem acontecido ultimamente, não podemos negar, Israel é o fardo maior dos países do mundo.

Guerra de Independência 1948
Após sua independência no dia seguinte, Estados árabes vizinhos (Egito, Jordânia, Líbano, Síria e Iraque) atacaram Israel.

Guerra de Suez 1956
Israel VS Egito.

Guerra dos seis dias 1967
Israel VS Egito, Síria e Jordânia

Guerra do Yom Kipur 1973
Yasser Arafat passa a fomentar inúmeros ataques contra Israel, que responde atacando constantemente as bases da OLP na Síria e no Líbano. 300.000 israelenses contra 1.200.000 árabes, embora com muitas baixas Israel venceu, e por Israel ter se defendido 61 nações romperam relações com israel. A ONU já condenou Israel por mais de 370 vezes por se defender.

Mesmo com todas essas guerras, Israel venceu e permanece de pé, porque será?

Ø ZC 12:6,8 - 6 Naquele dia porei os governadores de Judá como um braseiro ardente no meio da lenha, e como um facho de fogo entre gavelas; e à direita e à esquerda consumirão a todos os povos em redor, e Jerusalém será habitada outra vez no seu lugar, em Jerusalém; 8 Naquele dia JEOVÁ protegerá os habitantes de Jerusalém; e o mais fraco dentre eles naquele dia será como Davi, e a casa de Davi será como Deus, como o anjo de JEOVÁ diante deles.

Porque Deus está com eles, como vimos anteriormente (AM 9:14-15) eles voltaram a terra para nunca mais saírem, quem prometeu isso foi o próprio Deus. É por isso que Israel possui os melhores combatentes do mundo. Não vou nem comentar os diversos milagres que foram relatados pelos soldados de Israel em meio às guerras.

Gostaria de ressaltar que Jesus falou um assunto curioso sobre a volta do povo de Israel:


Ø MT 24:32-35 - 32 Aprendei, pois, esta parábola da figueira: Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão. 33 Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabei que ele está próximo, às portas. 34 Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam. 35 O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.

Se lermos a Bíblia, veremos que geralmente a figueira representa o povo de Israel. Nos nossos dias atuais vemos a figueira (Israel) brotando cada vez mais e se tornando mais sólida, a curiosidade está no fato de que Jesus disse que a geração que visse a figueira brotar iria testemunhar esses assuntos do fim, será que o arrebatamento da igreja está neste contexto? Fica ai a indagação para meditação e preparação.

Sobre os últimos tempos Jesus alertou:

Ø JO 5:43 - Eu vim em nome de meu Pai, e não me aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis.

Israel está a caminho de se tornar parte integrante do último império gentílico do mundo e aceitará o anticristo. Atualmente muitos em Israel estão fascinados com a possibilidade de viver em paz com seus vizinhos árabes. Eles acham que essa paz realmente duradoura poderá ser alcançada, o anticristo que irá aparecer trará uma falsa paz, porem a Bíblia nos diz:

Ø 1TS 5:3 - Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão.

Israel assim como no passado, continuam no erro, sua restauração espiritual total se dará na Grande Tribulação:


Ø DN 12:1 - Naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo; e haverá um tempo de tribulação, qual nunca houve, desde que existiu nação até aquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro.
Ø JR 30:7 - Ah! porque aquele dia é tão grande, que não houve outro semelhante! É tempo de angústia para Jacó; todavia, há de ser livre dela.
Ø IS 24:21 - Naquele dia Jeohvah castigará os exércitos do alto nas alturas, e os reis da terra sobre a terra.
Ø ZC 14:1-3 - 1 Eis que vem um dia Jeovah, em que os teus despojos se repartirão no meio de ti. 2 Pois eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém; e a cidade será tomada, e as casas serão saqueadas, e as mulheres forçadas; e metade da cidade sairá para o cativeiro mas o resto do povo não será exterminado da cidade. 3 Então Jeohvah sairá, e pelejará contra estas nações, como quando peleja no dia da batalha.
Ø AM 9:8-10 - 8 Eis que os olhos do Senhor DEUS estão contra este reino pecador, e eu o destruirei de sobre a face da terra; mas não destruirei de todo a casa de Jacó, diz JEOVÁ. 9 Porque eis que darei ordem, e sacudirei a casa de Israel entre todas as nações, assim como se sacode grão no crivo, sem que caia na terra um só grão. 10 Todos os pecadores do meu povo morrerão à espada, os que dizem: Não nos alcançará nem nos encontrará o mal.

As nações do mundo se reunirão contra Jerusalém:


Ø ZC 12:1-3 - 1 PESO da palavra de JEOVÁ sobre Israel: Fala JEOVÁ, o que estende o céu, e que funda a terra, e que forma o espírito do homem dentro dele. 2 Eis que eu farei de Jerusalém um copo de tremor para todos os povos em redor, e também para Judá, durante o cerco contra Jerusalém. 3 E acontecerá naquele dia que farei de Jerusalém uma pedra pesada para todos os povos; todos os que a carregarem certamente serão despedaçados; e ajuntar-se-ão contra ela todo o povo da terra.

Dois terços de Israel serão mortos:

Ø ZC 13:8-9 - 8 E acontecerá em toda a terra, diz JEOVÁ, que as duas partes dela serão extirpadas, e expirarão; mas a terceira parte restará nela. 9 E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro. Ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: É meu povo; e ela dirá: JEOVÁ é o meu Deus.

Finalmente a essa altura, quando Israel estiver quase destruído, o remanescente se voltará para Deus com arrependimento e pesar:

Ø ZC 12:4-5,10 - 4 Naquele dia, diz JEOVÁ, ferirei de espanto a todos os cavalos, e de loucura os que montam neles; mas sobre a casa de Judá abrirei os meus olhos, e ferirei de cegueira a todos os cavalos dos povos. 5 Então os governadores de Judá dirão no seu coração: Os habitantes de Jerusalém são a minha força no JEOVÁ dos Exércitos, seu Deus. 10 Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e pranteá-lo-ão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito.
Ø OS 5:15 - Irei e voltarei ao meu lugar, até que se reconheçam culpados e busquem a minha face; estando eles angustiados, de madrugada me buscarão.
Ø IS 26:16-17 - 16 Ó JEOVÁ, na angústia te buscaram; vindo sobre eles a tua correção, derramaram a sua oração secreta. 17 Como a mulher grávida, quando está próxima a sua hora, tem dores de parto, e dá gritos nas suas dores, assim fomos nós diante de ti, ó JEOVÁ!
Ø RM 11:26 - E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades.

Então no fim da Grande Tribulação Jesus volta para salvar o remanescente de Israel e assim estabelecerá o reino literal aqui na terra:


Ø AT 5:31 - Deus com a sua destra o elevou a Príncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados.
Ø JL 2:32 - E há de ser que todo aquele que invocar o nome de JEOVÁ será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse JEOVÁ, e entre os sobreviventes, aqueles que JEOVÁ chamar.
Ø EZ 34:27-28 -27 E as árvores do campo darão o seu fruto, e a terra dará a sua novidade, e estarão seguras na sua terra; e saberão que eu sou JEOVÁ, quando eu quebrar as ataduras do seu jugo e as livrar da mão dos que se serviam delas. 28 E não servirão mais de rapina aos gentios, as feras da terra nunca mais as devorarão; e habitarão seguramente, e ninguém haverá que as espante.
Ø JR 31:28 - E será que, como velei sobre eles, para arrancar, e para derrubar, e para transtornar, e para destruir, e para afligir, assim velarei sobre eles, para edificar e para plantar, diz JEOVÁ.
Ø EZ 37:21-28 - 21 Dize-lhes pois: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu tomarei os filhos de Israel dentre os gentios, para onde eles foram, e os congregarei de todas as partes, e os levarei à sua terra. 22 E deles farei uma nação na terra, nos montes de Israel, e um rei será rei de todos eles, e nunca mais serão duas nações; nunca mais para o futuro se dividirão em dois reinos. 23 E nunca mais se contaminarão com os seus ídolos, nem com as suas abominações, nem com as suas transgressões, e os livrarei de todas as suas habitações, em que pecaram, e os purificarei. Assim eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus. 24 E meu servo Davi será rei sobre eles, e todos eles terão um só pastor; e andarão nos meus juízos e guardarão os meus estatutos, e os observarão. 25 E habitarão na terra que dei a meu servo Jacó, em que habitaram vossos pais; e habitarão nela, eles e seus filhos, e os filhos de seus filhos, para sempre, e Davi, meu servo, será seu príncipe eternamente. 26 E farei com eles uma aliança de paz; e será uma aliança perpétua. E os estabelecerei, e os multiplicarei, e porei o meu santuário no meio deles para sempre. 27 E o meu tabernáculo estará com eles, e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 28 E os gentios saberão que eu sou JEOVÁ que santifico a Israel, quando estiver o meu santuário no meio deles para sempre.
Ø JR 30:9 - Mas servirão a JEOVÁ, seu Deus, como também a Davi, seu rei, que lhes levantarei.
Ø EZ 34:23 - E suscitarei sobre elas um só pastor, e ele as apascentará; o meu servo Davi é que as apascentará; ele lhes servirá de pastor.
Ø OS 3:5 - Depois tornarão os filhos de Israel, e buscarão a JEOVÁ seu Deus, e a Davi, seu rei; e temerão a JEOVÁ, e à sua bondade, no fim dos dias.

E assim começa o milênio, o importante é que temos que entender que Deus cumpre suas promessas não por causa de Israel em si:

Ø EZ 36:22 - Dize portanto à casa de Israel: Assim diz o Senhor DEUS: Não é por respeito a vós que eu faço isto, ó casa de Israel, mas pelo meu santo nome, que profanastes entre as nações para onde fostes.
Ø IS 49:3 - E me disse: Tu és meu servo; és Israel, aquele por quem hei de ser glorificado.

Porque nisto Ele é glorificado.

Assim como Paulo:

Ø RM 10:1 - IRMÃOS, o bom desejo do meu coração e a oração a Deus por Israel é para sua salvação.

A nossa oração por Israel deve ser pela sua salvação.

Se os muçulmanos e demais nações do mundo compreendessem as profecias concernentes ao direito de Israel à sua terra, respeitando-as e honrando a Deus que lhe concedeu a terra, haveria paz no Oriente Médio e também no mundo. Mas, ao contrário disso, eles insistem no desejo de varrer Israel da face da terra, o que levará Cristo a intervir dos céus para socorrer Israel no Armagedom e destruir o anticristo, seus seguidores e seu reino. Até mesmo Israel, em sua maioria não crê que Deus lhe tenha dado a terra e está negociando-a através de uma “paz” falsa com um inimigo que jurou exterminá-lo.

Notas:
Sião: Sião é uma das colinas em que se situa Jerusalém. Ali existia anteriormente uma fortaleza dos jebuseus, conquistada por Davi (2SM 5:6-9). A colina tornou-se sagrada quando Davi levou para Sião a arca do concerto. Posteriormente, o nome "Sião" passou a referir-se à cidade de Jerusalém (2RS 19:21 / SL 48 / IS 1:8), ao povo de Israel (IS 33:14 / IS 34:8) e ao próprio céu (HB 12:22; AP 14:1)


6 comentários:

  1. Sina protestande de desvirtuar a história para ganhar a razão dos estúpidos.
    Mas Deus é grande e o que é teu está guardado.

    ResponderExcluir
  2. Sina protestande de desvirtuar a história para ganhar a razão dos estúpidos.
    Mas Deus é grande e o que é teu está guardado.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Deus dividi as 12 tribos,2 de Judá e 10 de Efraim que foi dispersa para os gentios para nos alavancar,por isso que diz que Deus buscará os filhos de Israel dentre os gentios(nós)

      Excluir
  4. Vc precisa conhecer as 2 casas de Israel que é Judá e efraim(gentios 10 tribos)

    ResponderExcluir