terça-feira, 17 de setembro de 2013

(Heresiologia)Jesus é menos divino que o Pai? (Jesus is less divine than the Father?)


Nesse estudo vou mostrar de forma resumida algumas etapas da vida de Jesus, pois muitas pessoas têm dúvidas de quem Ele era antes de vir a terra, porque de algumas atitudes dele aqui na terra que aparentavam que ele não era Deus.

==================================

Foi por intermédio de CRISTO que DEUS Pai criou o mundo e o sustenta:

Ø CL 1:16-17 - 16 Porque nele(Jesus) foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. 17 E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.

Ø HB 1:2 - A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.

Os falsos mestres haviam incorporado em sua heresia o culto aos anjos, incluindo a mentira de que Jesus era um deles, meramente um espírito criado por Deus e inferior a ele. Paulo rejeitou isso e esclareceu que os anjos, qualquer que fosse a posição deles— se santos ou se caídos — são simples criaturas, e o criador deles não é outro senão o preeminente, o Senhor e Salvador Jesus Cristo. O propósito da classificação da posição dos anjos é para demonstrar a imensurável superioridade de Cristo sobre qualquer ser que os falsos mestres pudessem sugerir.

Para criar o universo um ser normal não faria tal ato, mas Jesus fez, e em toda bíblia você não irá encontrar relatos de que anjos criaram todas as coisas, mas sim Deus, esse texto nos mostra que assim como o Pai, Cristo é todo-poderoso.

==================================

O Verbo, isto é, Jesus estava no principio com Deus e era Deus:

Ø JO 1:1 - NO princípio{eternidade passada} era o Verbo{o Filho}, e o Verbo{o Filho} estava com Deus{Pai}, e o Verbo{o Filho} era Deus{qualidade divina igual ao Pai}.

PRINCÍPIO, aqui, é a eternidade passada! Mesmo antes da Sua encarnação, a Palavra de Deus sempre existiu como Deus e junto a Deus, através de toda a eternidade passada, sem jamais ter tido um início. Em contraste, observe que princípio, em (GN 1:1), é um instante de tempo, fala da ocasião do absoluto começo do universo todo.

Qual era a condição do Verbo quando estava no céu antes de vir pra terra? O versículo é claro, ele era Deus! Então vimos que ele era Deus e que era todo-poderoso.

==================================

Jesus era igual a Deus:

Ø FP 2:5-8 - 5 De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, 7 Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; 8 E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.

“Não ter por usurpação”, não é o mesmo que “não ter a usurpação”. Logo, o que este trecho bíblico está dizendo é que a igualdade de Jesus com Deus, lhE é própria e natural; e não, resultado de uma usurpação, isto é, Jesus é igual a Deus por natureza, e não por ter se apropriado dessa igualdade fraudulentamente. Usurpar é adquirir com fraude; alcançar sem direito; exercer indevidamente; assumir o exercício de, por fraude, artifício ou força, segundo o Novo Dicionário Aurélio. Se Jesus fosse inferior a Deus e, arrogantemente, reivindicasse igualdade com o Pai, a Bíblia diria que Ele teve a usurpação de ser igual a Deus. Se Jesus não fosse igual ao Pai, e reconhecesse isso, a Bíblia diria que Ele não teve a usurpação de ser igual a Deus. Mas, como Ele é igual e sabe disso, ela nos diz que Ele não teve por usurpação ser igual a Deus.

Vamos ver esse trecho em outras traduções para melhor compreensão:

Almeida Revisada Imprensa Bíblica:
Ø FP 2:5-6 – 5 Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar,

Nova Versão Internacional:
Ø FP 2:5-6 – 5 Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, 6 que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se;

Sociedade Bíblica do Brasil:
Ø FP 2:5-6 – 5 Tende em vós este sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 o qual, subsistindo em forma de Deus, não julgou que o ser igual a Deus fosse coisa de que não devesse abrir mão,

Versão Católica:
Ø FP 2:5-6 – 5 Dedicai-vos mutuamente a estima que se deve em Cristo Jesus. 6 Sendo ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus,

Nova Tradução na Linguagem de Hoje:
Ø FP 2:5-6 – 5 Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha: 6 Ele tinha a natureza de Deus, mas não tentou ficar igual a Deus.

Paulo ensina que Jesus, sendo Deus, se autolimitou, esvaziando-se da sua glória e sendo reconhecido em figura humana. Quando Paulo diz que Jesus tem a forma (morphé no original) de Deus, a idéia é que Cristo tem a mesma essência de Deus. Em outras palavras, o vs.5 quer dizer que, embora Jesus tivesse a mesma essência de Deus, não utilizou isso em vantagem própria.

Então vemos que Jesus o Deus todo-poderoso era igual ao Pai, porém para vir a terra ele mesmo se limitou e tomou a forma de servo e veio a terra como homem:

Ø JO 1:14 - E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.

A palavra "se fez" ou "tornou-se" enfatiza Cristo assumindo a humanidade. Esse fato é certamente o mais profundo de todos porque indica que o infinito tornou-se finito; o Eterno foi conformado ao tempo; o Invisível tornou-se visível; o Ser sobrenatural reduziu-se ao natural. Na encarnação, entretanto, o Verbo não deixou de ser Deus, mas tornou-se Deus em carne humana, ou seja, plena divindade em forma humana como um homem.

==================================

Deus o PAI teve que fazer um corpo para Jesus, pois Jesus assim como o PAI era Deus.

Ø HB 10:5 - Por isso, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, Mas corpo me preparaste;

Porque Deus Pai precisou fazer um corpo para Jesus? Porque Jesus que era Deus precisava ganhar uma nova natureza, a humana, e assim como humano poder morrer, morrer por nós, isso prova que Deus pode se limitar de toda sua glória para os seres humanos o verem.

==================================

Quando Deus filho veio a terra como homem, o próprio Pai fez o corpo de Cristo, e ao limitar-se a si mesmo conseqüentemente o Filho ficou até menor que os anjos em glória, provando que ele não viria como Deus em toda sua glória:

Ø HB 2:7 - Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos, De glória e de honra o coroaste, E o constituíste sobre as obras de tuas mãos;

E assim o Verbo nasce em forma humana, mas mesmo assim os escritores da bíblia ainda o tratam como o Deus conosco:

Ø MT 1:23 - Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco. #IS 7:14 - Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.

==================================

O Verbo divino agora como filho de Deus, veio cumprir tudo o que estava escrito ao seu respeito, veio como servo submetendo-se à vontade do Pai.

Ø JO 14:28 - Ouvistes que eu vos disse: Vou, e venho para vós. Se me amásseis, certamente exultaríeis porque eu disse: Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu.

Jesus não estava admitindo inferioridade em relação ao Pai (depois de afirmar repetidamente igualdade com o mesmo (JO 14:7-11)), mas estava dizendo que, se os discípulos o amassem, não estariam relutantes em deixá-lo ir para o Pai porque estava retornando à esfera à qual pertencia e à plena glória da qual abrira mão. Ele retornaria para usufruir glória igual com o Pai, a qual seria maior do que aquela que havia experimentado na sua encarnação. Ele não seria de modo nenhum inferior nessa glória, porque a sua humilhação passara.

==================================

Vale sempre ressaltar que o Verbo tomou a forma de servo como homem.

Ø JO 13:16 - Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou.

Ø FP 2:7 - Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;

==================================

Jesus estava cumprindo tão perfeitamente seu papel de servo que até era sujeito a sua mãe como ser humano.

Ø LC 2:51 - E desceu com eles, e foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava no seu coração todas estas coisas.

==================================

Podemos ressaltar também que Jesus não tinha recebido sua gloria ainda, aquela que ele tinha junto ao Pai como Deus todo poderoso.

Ø JO 7:39 - E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.

==================================

Após cumprir sua missão, Jesus é glorificado, voltando a exercer sua divindade plena novamente:

Ø JO 17:5 - E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.

Ø FP 2:9-10 - 9 Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; 10 Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,

Ø MT 28:18 - E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.

Ø CL 2:9 - Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade;

Notas: "pois em Cristo habita [como sua casa natural], a perfeição inteira [toda a abundância] do que faz Deus ser Deus [a Divindade], de forma completa". A perfeição do Criador Jeová habita no corpo de Cristo. / “Divindade” é a essência da natureza divina, e “plenitude” é o mesmo que estado completo. Desta maneira este versículo afirma que Jesus preenche todos os quesitos e satisfaz todas exigências para ser reconhecido como Deus.

Ø AP 1:7-8 - 7 Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém. 8 Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.

Ø AP 22:12-13 - 12 E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. 13 Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro.

Ø AP 22:20 - Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus.


Vale ressaltar que Jesus ressuscitou dentre os mortos e a natureza de homem ainda permanece Nele, por isso vemos algumas passagens onde mesmo Jesus glorificado se submete ao Pai, porém isso não exclui a verdade de que Jesus é Deus todo-poderoso junto ao Pai e ao Espírito Santo como as escrituras testificam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário