quarta-feira, 6 de novembro de 2013

(Heresiologia)Jesus é Miguel o arcanjo? (Jesus is Michael the Archangel?)

Certa religião fala sobre o Senhor Jesus:

"Assim, a evidência indica que o Filho de Deus era conhecido como Miguel antes de ele vir a terra e é também conhecido por esse nome desde o seu retorno ao céu, onde vive como o glorificado Filho espiritual de Deus." Raciocínio -, 1985, p. 218

"A guerra irrompeu no céu: Miguel [que é a ressurreição de Jesus Cristo] e os seus anjos batalhavam com o dragão...." - Podes viver para sempre no paraíso na terra, 1982, p. 21

==================================

Definição:
Arcanjo: Anjo principal
Miguel: Quem é semelhante a Jeová?

==================================

Vamos analisar essa passagem:


Ø JD 1:9 - Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda.

Vemos aqui o arcanjo disputando a respeito do corpo de Moisés, ele faz à seguinte pronuncia: O Senhor te repreenda.

O testemunho das escrituras é que Jesus é o Senhor:

Ø AT 10:36 - A palavra que ele enviou aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo (este é o Senhor de todos);

Então viria à pergunta: Como pode Jesus sendo Miguel o Arcanjo dizer que ele mesmo (o Senhor) repreenda o diabo? Contraditório essa situação.

Outro detalhe sobre essa passagem (JD 1:9) é que Jesus tem autoridade sobre o Diabo:


Ø MT 4:10 - Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás

E sobre os demônios:

Ø LC 10:17 - E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam.

Ø MC 16:17 - E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;

Mas Miguel teve que se protegido por Deus, quando de seu confronto com Satanás, evidencia que este é inferior àquele. Mais uma prova de que Miguel não é Jesus.

Outra analise do mesmo versículo podemos perceber que nas passagens anteriores Judas se refere a Jesus como "nosso único Dono e Senhor" (JD 1: 4), e refere-se a si próprio como "escravo de Jesus" (JD 1:1). Um tratamento bem especial não acha? E porque Judas dá um tratamento mais "frio" ao arcanjo, simplesmente dizendo "Miguel, o Arcanjo". Será que se o arcanjo em questão fosse Jesus, Judas não teria dito "Mas, quando nosso Senhor, quando era arcanjo, teve uma controvérsia..." , ou quem sabe ainda "Mas, quando Miguel, nosso Senhor, teve uma controvérsia". Não seria prudente da parte de Judas mudar o tratamento para uma mesma pessoa? Ou mudar o sujeito?

==================================

Vemos nas escrituras Jesus é criador, ou seja, o criador não é criado, ele cria:


Ø JO 1:3 - Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.

Miguel é criatura:

Ø CL 1:16 - Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.

Todas as coisas, isso inclui todos os anjos, e Miguel é um anjo.

==================================

Jesus é adorado por Miguel (todos os anjos), pelos discípulos, os crentes, os santos na glória, enfim, de todos:

Ø HB 1:6 - E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.

Miguel não pode ser adorado:

Ø AP 22:8-9 - 8 E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar. 9 E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.

==================================

Jesus é o Senhor dos Senhores:


Ø AP 17:14 - Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com ele, chamados, e eleitos, e fiéis.

Miguel é um dos primeiros príncipe:

Ø DN 10:13 - Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia.

Se Miguel é um dos mais destacados, então ele é apenas um dos primeiros, ou um dos principais; e isto prova que há outros iguais a ele. E se há outros iguais a ele, então ele não é Jesus, visto que Jesus é ímpar. Ora, se Miguel é “um dos mais destacados príncipes”, então há vários príncipes. E se “príncipe” quer dizer “chefe”, então há vários chefes, sendo Miguel, apenas um deles. E se Miguel é um dos chefes, e arcanjo quer dizer anjo-chefe, torna-se lógico, que Miguel é um dos arcanjos. E, por conseguinte, há vários arcanjos.
Se Jesus fosse Miguel, considerando que Jesus seria um deus com “d minúsculo” de acordo com certa religião, logo, existem outros deuses iguais a Jesus, visto que Miguel é somente um dos primeiro príncipes, então, seria Jesus somente um dos primeiros deuses, e talvez nem teria sido o primeiro destes deuses. Com este raciocínio, essa religião seria politeístas. Que deus seria Jesus? Um ídolo? Sim, porque quando a Bíblia fala de "deus" fala de ídolos, falsos deuses. / Outro detalhe, um anjo só pode estar num lugar por vez, ele não é onipresente. Miguel teve que ir ajudar o anjo para que eles prevalecessem contra os "reis da pérsia" (note - plural), indicando que não era apenas satanás que estava ali, mas talvez um grande número de demônios. Miguel teve que vir fisicamente ajudar o anjo. Jesus faria isto apenas "pela palavra do seu poder. / Naturalmente, se Jesus fosse a maior das criaturas de Deus como dizem algumas religiões, isto faria dEle “o príncipe”, ou “o mais destacado príncipe”, nunca, porém, “ um dos mais destacados príncipes”.

Ø HB 1:3 - O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas;

==================================

Jesus é Rei dos reis, Miguel é príncipe dos Judeus:

Ø DN 12:1 - E NAQUELE tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro.

No livro de Daniel, capítulos 8 até o 12 vários anjos são mencionados, e um deles é Miguel, guardando Israel, outro é Gabriel que enviava as mensagens para Daniel, e outros (não citados por nome) batalhavam com Pérsia e Grécia (os últimos dois evidentemente anjos decaídos - demônios). Com o povo de Deus triunfando no fim, seria apropriado dizer que Miguel se colocaria então de pé (em Revelação também o cita como encabeçando os anjos para a batalha). Outro detalhe: Gabriel também apareceu a Maria como ele fez com Daniel.

==================================

O mundo não está submetido a nenhum anjo:

Ø HB 2:5 - Porque não foi aos anjos que sujeitou o mundo futuro, de que falamos.

Se Jesus fosse Miguel esse versículo não poderia existir.

==================================

Nenhum anjo alguma vez foi chamado por Deus como seu Filho:

Ø HB 1:5 - Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai,  E ele me será por Filho?

==================================

O Filho de Deus por antonomásia não assumiu jamais uma natureza angélica

Ø HB 2:16 - Porque, na verdade, ele não tomou os anjos, mas tomou a descendência de Abraão.

Ø HB 1:13-14 - 13 E a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha destra, Até que ponha a teus inimigos por escabelo de teus pés? 14 Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?

==================================

Deus não partilha a sua glória com ninguém:

Ø IS 42:8 - Eu sou JEOVÁ; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura.

Jesus, não um anjo,partilha da glória de Deus desde antes que o mundo existisse

Ø JO 17:5 - E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.

==================================


Ø AP 12:7 - E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos;

Cerca de apenas 2 textos antes de citar Miguel, as escrituras falam de Jesus e o cita como "o filho" e de repente, fala deste "filho" se assentar no trono de Deus. Numa mudança radical já começa a falar da batalha nos céus, onde Miguel e os seus anjos batalham contra o dragão. Agora pense bem: Digamos que Miguel fosse o nome de Jesus no Velho Testamento. Porque citar o nome antigo no novo? Não seria também prudente da parte de João (o escritor de Revelação) continuar usando a expressão "filho", que ele acabara de usar 2 textos antes? Ou quem sabe até mesmo usar diretamente, Jesus?

==================================


Ø 1TS 4:16 - Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.

O que este trecho diz é que: a) Cristo dará a Sua palavra de ordem; b) o arcanjo emitirá a sua voz; c) o som da trombeta de Deus, ecoar-se-á / Se eu fosse usar esse seu raciocínio também teria de dizer que Jesus é Deus. Veja que ele desce com a "trombeta de Deus". Certo? Além do mais, este texto tem um artigo indefinido "com a voz de UM arcanjo" (sei que nesta versão não consta o "um", mas em outras, como a NWT, consta). Vir com a "voz de um arcanjo" não faz de Jesus tal, da mesma forma que se o humorista Tom Cavalcanti falar com voz de mulher não fará dele uma mulher, ele é um homem. Este texto não prova nada.)

==================================


O livro de Hebreus foi escrito também por causa de uma heresia que cresceu na época que diziam que Jesus era um anjo, esse livro foi escrito para quebrar essa falsa doutrina e provar que Jesus não é um anjo. Dizer que Jesus é Miguel é acender a antiga doutrina falsa, e é isso que algumas religiões fazem, pregam essa mentira.

9 comentários:

  1. irmão essa explicação ta perfeita vi várias, mas, essa foi a única que me fez entender realmente as escrituras acerca desse assunto. Jesus é Deus com D maiúsculo e nada mais. Que Deus continue te usando a paz do Senhor Jesus seja contigo.

    ResponderExcluir
  2. Amém irmão, fico feliz por ter ajudado você, dou graças a Deus por isso.

    ResponderExcluir
  3. Mário, está escrito em Zacarias 3:2
    "2 Mas o SENHOR disse a Satanás: O SENHOR te repreenda, ó Satanás, sim, o SENHOR, que escolheu Jerusalém, te repreenda; não é este um tição tirado do fogo?"

    Acontece que o texto em Judas é uma citação dessa escritura acima.

    A Almeida Século XXI reza assim:
    "2 Mas o anjo do SENHOR disse a Satanás: Que o SENHOR te repreenda, Satanás! Que o SENHOR, que escolheu Jerusalém, te repreenda! Este homem não é um tição tirado do fogo"

    Bíblias católicas concordam que quem está ameaçando a Satanás é o Anjo do Senhor ou o Anjo de Javé, citado no contexto, afinal, tinham três pessoas na cena, Satanás, o Sumo Sacerdote e o Anjo do SENHOR, por isso o dialogo é entendido claramente como sendo do Anjo com Satanás. Não preciso lembrar a quem está me lendo que segundo a Assembleia de Deus, o Anjo do Senhor é um dos muitos títulos de Jesus.

    ResponderExcluir
  4. Anjo de Javé, ou mensageiro de Javé, um título sem um nome concreto, algumas vezes quando esse título é mencionado mostra certas atitudes desse mensageiro como sendo atitudes do próprio Deus, o que define isso é o contexto, que nesse caso mostra a dependência desse Anjo em relação a Deus, podemos ver que Jesus mesmo na forma humana tinha autoridade sobre satanás, como você deve ter visto acima, então nesse caso, provavelmente não se refere a Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mário,

      "O SENHOR disse a Satanás: O SENHOR te repreenda"

      As palavras acima estão sendo atribuídas ao Senhor (Javé).

      Você tinha dito o Arcanjo disse que o Senhor deveria repreender a Satanás, então o Arcanjo não poderia ser o Senhor. Mas fica claro que Zacarias 3:1,2 é mais um caso onde o Anjo do Senhor é referido como o Senhor.

      Então algo precisa ser mudado aqui: Se o Anjo do Senhor de fato é O SENHOR (Deus), e o Anjo do Senhor na verdade é Jesus (Deus), então nada impediria que Miguel fosse o Senhor Jesus. mas se o Anjo do Senhor não é realmente o SENHOR, então é preciso parar de usar esse argumento que Jesus é Deus porque é o Anjo do Senhor. Foram os adventistas que arrumaram um caminho onde contorne todos os problemas de uma vez aceitando todos os itens como diferentes títulos de Jesus. .

      Excluir
    2. Estou vendo que isso não vai ter fim, por ser uma conversa longa, proponho que falemos utilizando algum programa de mensagem instantânea, é só me adicionar, tenho Messenger, Google, WhatApp, Vibet, e.t.c. escolha qual a melhor opção para você.

      Excluir
  5. Gostaria de entender mais, e saber o que deu essa conversa

    ResponderExcluir
  6. Trata-se sobre o personagem "Anjo do SENHOR"de que as vezes é mencionado na Bíblia como um anjo comum, e as vezes é mencionado como alguém que se passa pelo próprio Deus, cuja possível interpretação seja uma manifestação do próprio Cristo levando esse titulo de Anjo do SENHOR, ou seja, mensageiro de Javé.

    ResponderExcluir
  7. O texto no original é nas traduções corrigidas não é " o senhor te repreenda " e sim " o senhor te repreende," ou seja, o tempo verbal no hebraico é o imperfeito e não o imperativo, o imperfeito fala de uma ação presente futura ou de uma ação continua, em Zacarias era o próprio anjo do senhor repreendendo Satanás, ele disse que o senhor te repreende, ou seja, eu o senhor te repreende agora, agora em judas está repreenda, ou seja, a autoridade é passada à alguém superior que tem tal autoridade, ele não se atreveu porque Miguel não tem autoridade e nem poder para repreender Satanás

    ResponderExcluir