quarta-feira, 6 de novembro de 2013

(Heresiologia)Analisando - Daquele dia e hora ninguém sabe (MT 24:36) (Analyzing - that day and hour no one knows)


Ø MT 24:36 - Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o filho, mas unicamente meu Pai.

Certa religião diz que Jesus não é Deus por ele não saber o dia e a hora em que vem. Esta expressão refere-se apenas ao tempo em que Cristo esteve na terra. Eles se esquecem o que aconteceu com Jesus antes de vir a terra:

Ø FP 2:5-7 - 5 De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, 7 Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;

O Verbo divino esvaziou-se da sua glória que tinha junto ao Pai como único Deus, e tomou a forma humana de servo. (Ver estudo: Jesus é menos Divino que o Pai?)

Certamente, quando Jesus reassumiu a sua glória anterior:

Ø JO 17:5 - E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.

Passou a conhecer a data da sua futura volta.

Agora vamos entender certas coisas na bíblia:

No livro de Apocalipse, encontramos esse fato diferente:


Ø AP 19:12 - E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo.

Só Jesus sabe este Nome, podemos dizer que o Pai não sabe? Mais uma referência:

Ø AP 5:4 - E eu chorava muito, porque ninguém fora achado digno de abrir o livro, nem de o ler, nem de olhar para ele

Ora, o Pai também não podia abri este livro. Os adeptos dessa religião podem dizer: "Mas o livro estava na mão do Pai“. Sim, mas por que o Pai não o abriu?

À luz da Bíblia, na frase, “somente o Pai”, está implícita a presença do Espírito Santo, porquanto é comum encontrarmos na Bíblia afirmações como as que se seguem:

Ø 1RS 8:39 - Ouve tu então nos céus, assento da tua habitação, e perdoa, e age, e dá a cada um conforme a todos os seus caminhos, e segundo vires o seu coração, porque só tu conheces o coração de todos os filhos dos homens.

Ø AP 2:23 - E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.

Onde diz que só Jeová é que conhece o coração do homem, mas em apocalipse diz que Jesus é aquele que conhece o coração do homem.

À luz de:

Ø MT 11:27 - Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.

Só Jesus “conhece plenamente o Pai”; mas, segundo:

Ø 1CO 2:10-11 - 10 Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. 11 Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.

Só o Espírito Santo esquadrinha as profundezas de Deus, isto é, só Ele conhece a Deus plenamente.

Nós que somos trinitarianos compreendemos claramente estas passagens, visto que o Pai ama o Filho e testifica Dele, tal como o Filho ama ao Pai, sendo os dois, um só.

Ø JO 10:30 - Eu e o Pai somos um.


Não temos nenhuma dificuldade em compreender estas passagens!

2 comentários:

  1. "À luz da Bíblia, na frase, “somente o Pai”, está implícita a presença do Espírito Santo"

    Se a frase somente o Pai quer dizer "somente o Pai e o Espírito Santo", qual o significado da palavra "somente" no texto? Tanto poderia não ter a palavra "somente", quanto poderia estar escrito "Deus" em vez de "Pai",

    Além disso o Mário disse que Jesus realmente não sabia o dia, só soube depois, sendo assim Mário está afirmando que Jesus na Terra não era Onisciente.

    "MT 11:27 [´,,] mas, segundo: Ø 1CO 2:10-11"
    Mário, aqui você cria uma contradição, mas você não a resolve, você confunde mas não explica, aqui caímos de novo em ...mistério.

    Qual o sentido de dizer que ninguém conhece o Pai senão o Filho se na verdade se quer dizer que "ninguém conhece o Pai senão o Filho e o Espírito Santo também". Para que existe este "ninguém" na frase?

    "Nós que somos trinitarianos compreendemos claramente estas passagens [,,,]
    Não temos nenhuma dificuldade em compreender estas passagens!"

    Estou vendo que você simplesmente ignorou os textos, e não foi capaz de explica-los.

    1 Cor 2:11 - "Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus"

    Paulo faz uma citação de que ninguém pode conhecer melhor...por exemplo...as coisas do Mário, do que o espírito do Mário que nele está, mas a referência ao fato do espírito do Mário conhecer bem as coisas do Mário, não envolve mais do que dizer que o próprio Mário se conhece e com o acesso ao espírito mariano poderemos entender tudo sobre o Mário. O ponto que Paulo queria destacar é que para entender assuntos espirituais necessitamos do espírito de Deus, não de sabedoria humana. Já a passagem de Mateus foca que não existe outro professor capaz de ensinar perfeitamente sobre Deus a não ser o seu próprio Filho. Estes textos não são difíceis também, eles são autoexplicativos.

    Apocalipse 19:12 está fazendo a referência óbvia ao que foi dito anteriormente que a pessoa receberia um novo nome que ninguém conheceria senão a pessoa que o recebe (LER Ap 2:17). Mas é necessário dizer que evidente que isso não inclui a pessoa que deu este nome a outra pessoa? (LER 1 Cor 11:27). Sinceramente isso não é nada difícil de entender, é surpreendente que eu tenha de explicar algo tão óbvio quanto um texto desses, não existe nenhum mistério insondável nele.

    Sobre a pergunta a respeito do livro, me pergunto então se o Espírito Santo não era digno de abri-lo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou vendo que isso não vai ter fim, por ser uma conversa longa, proponho que falemos utilizando algum programa de mensagem instantânea, é só me adicionar, tenho Messenger, Google, WhatApp, Vibet, e.t.c. escolha qual a melhor opção para você.

      Excluir