Ø JO 17:3 - E a
vida eterna é esta: que te conheçam,
a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.
O
argumento de certa religião é que Jesus faz uma distinção entre ele mesmo e o
Pai e afirma que o Pai é o único Deus. Se esta interpretação for correta,
contradiria as passagens que afirmam a divindade de Jesus (ver estudo Jesus é Deus).
Em
qualquer caso de dúvida, devemos começar com o texto no seu contexto, e depois
considerar evidências de outros contextos. Quando mantemos o versículo 3 no seu
contexto, percebemos que Jesus está enfatizando a imagem do Pai diante dos
homens, imagem tal glorificada pela conduta do próprio Filho. Ele até enfatiza
sua humanidade quando comenta sobre suas obras na terra e seu desejo de receber
de volta sua glória na presença do Pai:
Ø JO 17:4-6 – 4 Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a
fazer. 5 E agora glorifica-me
tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela
glória que tinha contigo antes que o mundo existisse. 6 Manifestei o
teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e
guardaram a tua palavra.
No
mesmo capítulo, Jesus afirma ser um com o Pai:
Ø JO 17:21-22 – 21
Para que todos sejam um, como tu, ó
Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que
o mundo creia que tu me enviaste. 22 E eu dei-lhes a glória que a mim
me deste, para que sejam um, como nós
somos um.
Mas
será que esta interpretação do versículo 3, negando todas as outras afirmações
das Escrituras, seja um uso válido do texto? Quando Jesus chamou o Pai de
“único Deus”, ele negou sua própria divindade? Agora vamos para outros
textos para ver se esta abordagem é válida. Outros versículos falam de Cristo e
afirmam que há um só mestre:
Ø MT 23:10 - Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o
Cristo.
Ø MT 23:8 - Vós, porém, não queirais ser chamados
Rabi, porque um só é o vosso Mestre,
a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos.
Ø JO 13:13 - Vós me
chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou.
E
um só Senhor:
Ø EF 4:5 - Um
só Senhor, uma só fé, um só batismo;
Devemos,
então, concluir que o Pai não é Mestre nem Senhor? Se João 17:3 nega que Jesus
seja Deus,
Ø 1CO 8:6 -
Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos;
e um só Senhor, Jesus Cristo,
pelo qual são todas as coisas, e nós por ele
Estaria
negando que o Pai seja Senhor?
Ø JD 1:4 - Porque
se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo,
homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor
nosso, Jesus Cristo.
Judas
4 fala do “único dominador e Senhor, Jesus Cristo”. Podemos,
então, concluir que o Pai não é dominador e Senhor? De modo nenhum! Até o
Espírito Santo também é chamado de Senhor:
Ø 2CO 3:17 - Ora, o
Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade.
Ficaria a pergunta: Jesus é um verdadeiro Deus ou
falso Deus? (Se ele é um falso Deus, por que eles lhe dão atenção e se ele é um
verdadeiro Deus, eles não são monoteístas, e entram no juízo do profeta Isaías(ver estudo: Versículos
sobre o único Deus)).
Jamais
negaríamos a soberania do Pai, e jamais negaríamos a divindade do Filho. E com
muita tristeza notamos que aqueles que negam Jesus, o eterno Deus, estão
caminhando para a morte:
Ø JO 8:24 - Por
isso vos disse que morrereis em
vossos pecados, porque se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos
pecados.
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