Será
que você sabe explicar a doutrina da Trindade? Será que seus líderes explicaram
de fato o que é a doutrina da Trindade?
Certas
religiões falam acerca da trindade:
"Nunca
houve uma doutrina mais enganosa do que a da Trindade. Ela só poderia ter se originado
em uma mente, a mente de Satanás, o Diabo.” Reconciliação, 1928, p. 101
"Portanto,
aqueles que aceitam a Bíblia como Palavra de Deus, não adoram uma Trindade
composta por três pessoas ou três deuses em um. Na verdade, a "Trindade" nem sequer aparece na
Bíblia."-
Conhecimento que leva à Vida Eterna, 1995, p. 31
Alguns vêem
problema na palavra processado' e argumentam que é impossível que Deus seja
processado porque Ele é eterno e imutável. Embora Deus seja eterno e imutável,
contudo Ele passou por um processo ("Como Receber o Deus Triúno
Processado", Witness Lee. Editora Fonte da Vida, p. 7).
Assim as três
Pessoas da Trindade tornam-Se os três passos sucessivos no processo da economia
de Deus. Sem esses três estágios, a essência de Deus nunca poderia ser
dispensada para dentro do homem ("A Economia de Deus",
Witness Lee. Editora Árvore da vida. 1 . Edição - 1989, pp. 12-13).
Certa
religião diz que quem crê na Trindade é politeísta (crê em mais de um Deus),
mas nós cremos num único Deus, já eles sim, crêem em mais de um Deus, visto que
colocam a Jesus como "um deus". Ora, se Jesus é "um deus",
que deus seria Ele, visto que só há um Deus verdadeiro? Elas sim são
politeístas, ao dizerem que Jesus seria o arcanjo Miguel, visto que Miguel é
apenas um dos primeiros príncipes, ou seja, existem outros iguais a Miguel, e
se Jesus fosse Miguel, considerando que Jesus seria um deus, logo, existem
outros deuses iguais a Jesus, visto que Miguel é somente um dos primeiro
príncipes, então, seria Jesus somente um dos primeiros deuses, e talvez nem tivesse
sido o primeiro destes deuses. Com este raciocínio, quem são os politeístas?
Que deus seria Jesus? Um ídolo? Sim, porque quando a Bíblia fala de
"deus" com “d minúsculo” fala de ídolos, falsos deuses, ou simplesmente
títulos que, se olhando o contexto onde é aplicado, vemos se de fato trata-se
do Deus verdadeiro ou apenas meramente títulos, se Jesus é um falso deus, ou
meramente um título, por que os adeptos dessa religião oferecem homenagem a Jesus? Por
eles têm a Jesus como intercessor, salvador, senhor e futuro Rei, se ele é um
“deus”? Em quantos deuses crêem essa religião? Ou Jesus é Deus ou não é deus,
visto que só há um Deus. Decidam essa religião: Jesus é o Deus verdadeiro, ou é
um “deus” no mesmo sentido que satanás o é? Essa mesma religião diz que
Tertuliano, um dos pais da Igreja, inventou a doutrina da Trindade. Entretanto,
essa forma de argumentar é injusta, tendenciosa e má, pois Tertuliano não
inventou a doutrina, ele simplesmente interpretou corretamente o que a Bíblia
revela sobre o assunto. Não e pelo simples fato que Newton elucidou a lei da
gravidade, que ele e o criador ou o inventor dela. Ela já existia desde que os
planetas e corpos celestes existem. Ele simplesmente elucidou e interpretou o
fenômeno existente. Da mesma forma, Tertuliano não criou a doutrina da
Trindade, ele simplesmente deve ter sido o primeiro a usar o termo Trindade,
com o objetivo de dar forma a uma verdade implícita do Gênesis ao Apocalipse.
Ante
de começarmos a comentar sobre tal assunto temos que entender primeiro que só
existe um único Deus (olhar estudo “Versículos sobre o único Deus”) os que existem são tudo invenções
humanas de deuses e muitos títulos aplicados a pessoas ou entidades, mas que na
verdade não é de fato Deus.
Temos
que entender que, Israel necessitava de uma revelação progressiva sobre a
Trindade pois se encontrava influenciado pelas nações em redor com seus
panteões de ídolos monárquicos.
Nos
textos da bíblia, a menção ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo é clara. Os
vestígios e as pegadas do Deus trino são evidentes e fortes no Velho Testamento,
tornando-se preciosa, perfeitamente visíveis e verificáveis no Novo Testamento,
não como três “modos” de operação ou revelação de Yhwh(Javé/Jeová), mas por
intermédio de três Pessoas inegavelmente distintas e com ministérios
específicos, conforme a economia do Deus soberano.
No
Antigo Testamento, o Deus trino já se revelava de várias formas ao povo de
Israel e em várias passagens observamos as pessoas da Trindade manifestas:
Deus, o Pai, como o Todo-poderoso, o Deus de milagres, que arrebatou Israel com
mão poderosa; Deus, o Filho, como o Anjo dos exércitos do Senhor e como o
Messias prometido, e Deus, o Espírito Santo de diversas formas, ora
apoderando-se de Sansão, ora guiando Moisés, ora capacitando Bezelael, ou vindo
sobre Gideão e.t.c.
Entretanto,
as revelações plenas de Cristo e do Espírito Santo somente ocorreram no Novo
Testamento, até porque eles passaram a ter um relacionamento mais direto com a
humanidade: o Senhor Jesus Cristo como Deus encarnado, que veio salvar os
homens e conduzi-los a Deus, conquistando a vitória no sacrifício da cruz, e o
Espírito Santo como o outro Consolador, o parácleto divino que guiou a igreja e
conduziu em vitória os apóstolos e os primeiros cristãos. Este novo
relacionamento, com um novo povo, a Igreja, veio acrescentar, também,
conhecimento a nível doutrinário sobre estas duas pessoas divinas, agora melhor
reveladas.
No
Velho Testamento, a Trindade é imaginada ou percebida por meio de atos e
pronunciamentos do Pai, do Filho e do Espírito Santo, mas tudo a meia-luz, não
permitindo à mente humana visualizar os perfis das pessoas trinitárias,
distinguindo-lhes a especificidade ministerial. No Novo Testamento, tudo vem à
luz. O Deus trino plenamente se manifesta muitas passagens que irei mostrar
mais abaixo.
Neste
estudo irei colocar apenas os versículos que tratam da Trindade, sobre o termo
trindade e algumas definições olhar o estudo (O que é Trindade)
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Os
três elementos dinâmicos da criação: O Criador, o Logos (Palavra criadora) e o
Espírito aparecem, neste texto:
Ø GN 1:1-3 – 1 No princípio criou Deus(elohim) os céus e a terra. 2 E a
terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia
sobre a face das águas. 3 E disse
Deus: Haja luz; e houve
luz.
Deus criando o
universo. O Espírito de Deus
“pairando sobre as águas”. A Palavra(
Logos) causando a dinâmica criadora: “Haja...”, e houve.
O
Pai criou o Universo por intermédio do Filho, enquanto o Espírito Santo
transmitia vida a tudo quanto era criado.
O
nome ELOHIM ocorre mais de 2.700 vezes na Bíblia. Literalmente, ELOHIM é a
forma pluralizada de ELAH ou ELOAH. Significa o Poderoso, “aquele que põe o
poder para fora” Pode ser uma forma plural, daí se infere a Doutrina da
Trindade.
Segundo
o Pastor Gesiel Gomes, ELOHIM é um vocábulo uni-plural. É singular e também
plural.
Vem
de EL (o Poderoso) e ALAH (jurar). É o Deus que se compromete com juramento.
Ø HB 6:13 - Porque, quando Deus fez a promessa a
Abraão, como não tinha outro maior por quem jurasse, jurou por si mesmo
O
sufixo HIM em ELOHIM fala de pluralidade e comunhão; aliás, a própria
existência divina reclama essa doutrina. A existência divina é a base do amor.
O amor é impossível a um ser solitário. Sem a Trindade o problema da revelação
de Deus se tornaria extremamente complicado, e, rigorosamente, não poderia
existir. As Obras da criação e da redenção resultam do amor cooperativo das
três pessoas.
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A
ação de um Deus plural como em:
Ø GN 1:26-27 – 26 E disse Deus(elohim): Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;
e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e
sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. 27 E criou Deus o homem à sua imagem;
à imagem de Deus o criou;
homem e mulher os criou.
Elohim
estava pronto para criar o homem. Em consonância com essa escolha, pois, foi
inserido o pronome pessoal plural, “nós” (subentendido no verbo “façamos”) e o
adjetivo possessivo plural “nossa” (por duas vezes).
Dr. David L. Cooper estabeleceu um ponto válido, ao observar que os substantivos hebraicos “semelhança’ e “imagem” estão ambos no singular, o que indica que tanto a pessoa que falava como a pessoa a quem se falava era uma e a mesma pessoa. E as sim a conclusão é muito iluminadora: A idéia de pluralidade (“nós” e “nossa”) é fundida com termos no singular (“semelhança” e “imagem”), assim demonstrando aquilo que podemos denominar de unidade coletiva, de unidade composta. Isso é reforçado no versículo 27, onde Deus refere-se a Si mesmo usando pronomes pessoais no singular “sua” e “ele” (ele, subentendido em “criou”).
Dr. David L. Cooper estabeleceu um ponto válido, ao observar que os substantivos hebraicos “semelhança’ e “imagem” estão ambos no singular, o que indica que tanto a pessoa que falava como a pessoa a quem se falava era uma e a mesma pessoa. E as sim a conclusão é muito iluminadora: A idéia de pluralidade (“nós” e “nossa”) é fundida com termos no singular (“semelhança” e “imagem”), assim demonstrando aquilo que podemos denominar de unidade coletiva, de unidade composta. Isso é reforçado no versículo 27, onde Deus refere-se a Si mesmo usando pronomes pessoais no singular “sua” e “ele” (ele, subentendido em “criou”).
Deve-se
compreender que somente Deus é capaz de criar — isso se evidencia por todo o
volume da Bíblia.
Essa auto-conversa não pode ser
atribuída aos anjos, pois eles não estavam associados com Deus na criação. A
bíblia é clara que somos a imagem de Deus e não de anjos:
Ø GN 5:1 - ESTE é o livro das gerações de Adão. No dia
em que Deus criou o homem, à
semelhança de Deus o fez.
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Ø GN 3:22 - Então disse
Jeová Deus: Eis que o homem é
como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua
mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente,
Ø GN 3:5 - Porque Deus sabe que no dia em que dele
comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis
como Deus, sabendo o bem e o mal.
Notemos
que Deus observou que o homem “...se tornou como um de NÓS’ (o pronome pessoal
no plural), razão pela qual o homem precisava ser expulso.
==================================
Ø GN 11:7 - Eia, desçamos
e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do
outro.
Uma
vez mais o pronome pessoal plural “nós’ é empregado (subentendido nos dois
verbos, “desçamos” e “confundamos”). A isso se segue uma referência a Deus, no
singular. “... desçamos.“. )
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Ø IS 6:8 - Depois disto ouvi a voz do Senhor, que
dizia: A quem enviarei, e quem há de
ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.
Para
quem Jeová se dirigia quando dizia “...quem há de ir por nós...”
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Menções
recíprocas interpessoais das pessoas divinas:
Ø IS 48:16 - Chegai-vos a mim, ouvi isto: Não falei em
segredo desde o princípio; desde o
tempo em que aquilo se fez eu estava ali, e agora JEOVÁ DEUS me enviou a mim, e o seu Espírito.
Diz
que a este que está falando Jeová enviou o seu Espírito (Jeová, o Pai, enviou o
seu Espírito a Jeová, o Filho).
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Ø MT 3:16-17 - 16 E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram
os céus, e viu o Espírito de Deus
descendo como pomba e vindo sobre ele. 17 E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu
Filho amado, em quem me comprazo.
O
ministério terreno de Jesus foi confirmado pela Trindade.
O
Pai, pessoa real e individualizada. O Filho, Verbo encarnado, absolutamente
concreto e histórico. O Espírito Santo, ser objetivo, indiscutivelmente
verdadeiro, que pode “ser visto” (eiden-aor. de horao18- viu de maneira
concreta, clara e absoluta.). A Trindade estava, por suas pessoas distintas,
mas consensuais, co-iguais e consubstanciais, no batismo de Jesus Cristo.
Nessa
clássica manifestação da Trindade, vemos a Segunda Pessoa (o Filho) submeter-se
ao batismo, a Terceira Pessoa (o Espírito Santo) descer como pomba sobre a
Segunda Pessoa e a Primeira Pessoa (o Pai) declarar o seu amor à Segunda
Pessoa.
A
Bíblia declara o que o Pai falou algo ao Filho, o Espírito Santo desceu sobre o
filho em forma corpórea, como pomba. Como fica se o Pai e o Filho são a mesma
pessoa de acordo com certa religião?
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Ø MT 28:19 - Portanto ide, fazei discípulos de todas
as nações, batizando-os em nome
do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
(1)
O batismo cristão deve ser administrado em nome da Trindade. (2) Vale observar
que Ele não disse "nos nomes", mas "no nome", indicando
unidade e, ao mesmo tempo, trindade, ao citar os nomes das três pessoas. O fato
de citá-los na mesma fórmula coloca-os no mesmo nível, estabelecendo uma
igualdade entre eles, significando dizer que são da mesma essência, possuindo
os mesmos atributos. Ao se reconhecer a divindade de uma das pessoas,
reconhece-se a das outras, sendo impossível haver distinção. Não poderíamos
batizar em nome de Deus e de outras pessoas diferentes que não são de mesma
natureza.
Se
o Pai e o Filho são pessoas, fato que certa religião não pode negar o Espírito
Santo igualmente o é, pois também em seu nome Jesus ordenou o batismo.
==================================
Ø LC 1:35 - E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá
sobre ti o Espírito Santo, e
a virtude do Altíssimo te
cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será
chamado Filho de Deus.
O
Altíssimo (Deus, o Pai) e o Espírito Santo agiram no nascimento humano do
Filho.
==================================
Ø LC 4:18-19 - 18 O Espírito do Senhor está sobre
mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me
para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para
pôr em liberdade os oprimidos, 19 e para proclamar o ano aceitável do Senhor.
Ø IS 61:1 - O Espírito
de Jeová Deus está sobre mim,
porque Jeová me ungiu para
pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a
proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;
Nesta
passagem de Isaías, é impossível não ver a manifestação da Santíssima Trindade.
==================================
Ø AT 10:38 - concernente a Jesus de Nazaré, como Deus
o ungiu com o Espírito Santo
e com poder; o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os
oprimidos do Diabo, porque Deus era com ele.
Aqui
encontramos a Trindade na proclamação do Evangelho.
==================================
Ø AT 7:55 - Mas ele, cheio do Espírito Santo, fitando os olhos no céu, viu a glória de
Deus, e Jesus em pé à direita de Deus,
Aqui
encontramos a Trindade no testemunho eficaz da fé cristã.
Porém
esse mesmo versículo é questionado por certa religião, eles perguntam: Se Jesus é Deus, porque é que Estêvão viu
duas pessoas no céu? Estêvão “fitou os olhos no céu e avistou a glória de Deus,
e Jesus em pé à direita de Deus.” Claramente viu duas pessoas distintas.
Estêvão menciona que Jesus está à direita de Deus e não simplesmente à direita
do Pai. E se Jesus é parte de uma divindade trinitária, porque é que Estêvão
não viu também o espírito santo ou três pessoas?
Vemos
aqui dois erros, o argumento do silêncio e falta de conexão com a real
interpretação trinitariana. Muitas respostas podem ser dadas a esses argumentos
fragilizados: A Bíblia diz que os serafins e querubins estão diante da face de
Deus… e Estevão não viu? Perceba que a omissão de uma informação não deve ser
usada como prova, afinal em outras descrições celestiais, tais seres estão ali.
A incoerência da pergunta está na falta de compreensão de que a visão não é uma
demonstração exaustiva de como é o céu (se que existe algo com “como é o céu”
que possa ser compreensível a nós se não for por analogias), ou mesmo como são
postas as pessoas da divindade ali, antes é uma mensagem para a ocasião em
tela. Por último, João viu o Espírito Santo no céu (AP 1:4 / AP 3:1 / AP 4:5 / AP
5:6). A outra falha da pergunta está quando essa religião destaca
que Lucas não registrou apenas o Pai, mas que Jesus estaria do lado de DEUS,
pensou ele, ‘sendo Jesus Deus não podia estar ao lado de Deus!?’ O NT usa de
forma sinônima, o nome Deus para o Pai. Algumas vezes encontramos Jesus ser
chamado de Deus, mas o que é recorrente no NT é que o Pai é chamado de Deus. Portanto,
é uma questão de uso, visto que o Pai é O Deus Todo-Poderoso, tal como é o
Filho, não existe restrições no uso do termo.
==================================
Ø RM 8:9 - Vós, porém, não estais na carne, mas no
Espírito, se é que o Espírito de Deus
habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito
de Cristo, esse tal não é dele.
Vemos
aqui a união entre a Trindade.
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Ø RM 14:17-18 - 17 porque o reino de Deus não consiste no comer e no
beber, mas na justiça, na paz, e na alegria no Espírito Santo. 18 Pois quem nisso serve a Cristo agradável é a Deus e aceito aos homens.
Ø RM 15:16 - para ser ministro de Cristo Jesus entre os gentios, ministrando o evangelho de Deus, para que sejam aceitáveis
os gentios como oferta, santificada pelo Espírito
Santo.
Ø EF 2:18 - Porque por ele(Jesus) ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito.
Ø EF 4:4-6 - 4 Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só
esperança da vossa vocação; 5 Um só
Senhor, uma só fé, um só batismo; 6
Um só Deus e Pai de
todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.
Paulo
cita ligações entre os membros da Trindade.
==================================
Ø 1CO 2:2,4-5 - 2 Porque nada me propus saber entre
vós, senão a Jesus Cristo, e
este crucificado. 4 A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em
palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder; 5 Para que
a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.
Aqui
vemos uma descrição de Paulo sobre a unidade da fé, utilizando a Trindade.
==================================
Ø 1CO 12:4-9 - 4 Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. 5 E há
diversidade de ministérios, mas o
Senhor é o mesmo. 6 E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
A
Trindade está presente na distribuição de dons espirituais.
==================================
A
Trindade está presente na Bênção Apostólica, registrada em:
Ø 2CO 13:13 - A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito
Santo seja com todos vós. Amém.
A
bênção impetrada por Paulo dá testemunho da crença na Trindade, mantida pela
igreja do NT, mostrando, inclusive, as diferentes ações por parte das pessoas
divinas. Paulo incluiu as três pessoas da trindade na bênção apostólica.
Paulo
ora para que os coríntios tenham continuamente a experiência (1)da graça de
Cristo, da sua presença, poder, misericórdia e consolo; (2) do amor paternal de
Deus, com todas as suas bênçãos e (3) da comunhão cada vez mais profunda com o
Espírito Santo. Sendo essa tríplice realidade uma bênção sempre presente em
nossa vida, nossa salvação está garantida.
==================================
Ø HB 2:3-4 - 3 como escaparemos nós, se descuidarmos
de tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois
confirmada pelos que a ouviram: 4 testificando Deus juntamente com eles, por sinais e prodígios, e por
múltiplos milagres e dons do Espírito
Santo, distribuídos segundo a sua vontade.
Autor
de Hebreus cita a Trindade.
==================================
Ø 1PE 1:2 - Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e
aspersão do sangue de Jesus Cristo:
Graça e paz vos sejam multiplicadas.
Pedro
mencionou os três em seus ensinos.
==================================
Ø JD 1:20-21 – 20 Mas vós, amados, edificando-vos a
vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando
no Espírito Santo, 21 Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a
misericórdia de nosso Senhor Jesus
Cristo para a vida eterna.
Na
epístola de Judas constam os três.
==================================
Ø AP 1:4-5 – 4 João, às sete igrejas que estão na
Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele
que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono; 5 E da parte de Jesus Cristo, que é
a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da
terra. Aquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados,
O
Apóstolo João também mencionou os três.
==================================
Todas
as três pessoas da Trindade são chamadas de Deus e é criador:
O
Pai é Deus e Criador:
Ø GN 1:1 - No princípio criou Deus os céus e a terra.
O
Filho é Deus e Criador
Ø JO 1:3 - Todas
as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
Ø JO 20:28 - E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor
meu, e Deus meu!
O
Espírito Santo é Deus e Criador
Ø JÓ 33:4 - O
Espírito de Deus me fez; e a inspiração do Todo-Poderoso me deu vida.
Ø SL 104:30 - Envias o teu Espírito, e são criados, e assim renovas a face da
terra.
Ø AT 5:3-4 - 3
Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para
que mentisses ao Espírito Santo,
e retivesses parte do preço da herdade? 4
Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por
que formaste este desígnio em teu coração? Não
mentiste aos homens, mas a Deus.
E
os Três são um:
Ø 1JO 5:7 – 7 Porque três são os que testificam no
céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um.
==================================
Vale
lembrar que cada um das pessoas da trindade são individuais:
Ø JO 14:16,26 – 16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro
Consolador, para que fique convosco para sempre; 26 Mas aquele
Consolador, o Espírito Santo,
que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará
todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
==================================
A
doutrina da trindade é uma das doutrinas fundamentais da fé cristã.
"Um ídolo? Sim, porque quando a Bíblia fala de "deus" com “d minúsculo” fala de ídolos"
ResponderExcluirTodas as menções que a Bíblia faz das palavras para deus ou deuses se referem a ídolos? Que espécie de ídolo era Moisés? E quanto ao homem ter sido feito um pouco menor do que os deuses, foi feito um pouco menor do que ídolos de pedra?
O Senhor ser o Deus dos deuses quer dizer que ele é o deus dos ídolos? O Senhor julga no meio dos ídolos? Não ficou muito claro como aplicar biblicamente a sua regra quanto a isso.
De fato faltou mais explicação nessa frase, mas já ajeitei o mesmo.
ResponderExcluirPara melhor compreensão sobre os ídolos favor ler o estudo: "Versículos sobre o único Deus"
Mas resumidamente, sejamos sinceros, pelo contexto da Bíblia, quem era Moisés? Quem eram os anjos? Eram deuses de verdade?
Moisés = criatura.
Anjos = criaturas.
"Deus dos deuses" = No contexto fala sobre os deuses dos povos, que se lermos a Bíblia trata-se de imagens. A palavra Deus dos deuses mostra a soberania do Deus verdadeiro em relação aos ídolos (que por sinal o povo cria que de fato eram deuses de verdade, mas os cristãos sabem que não são) = Obras feitas por homens.
Jesus = Olhar o estudo: "Jesus é Deus?"
"Mário Junior23 de dezembro de 2014 11:54
ResponderExcluirDe fato faltou mais explicação nessa frase, mas já ajeitei o mesmo"
Ok.
" ler o estudo: "Versículos sobre o único Deus"
Certo.
.
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ExcluirTRINDADE NÃO É BÍBLICA
ResponderExcluirhttp://verdade-nao-ha-duas.blogspot.ca/2014/01/a-trindade-nao-e-biblica.htm
A IGREJA ESTA MORTA
http://verdade-nao-ha-duas.blogspot.ca/2013/12/a-igreja-esta-morta.html
A LEI DE DEUS E O QUE AS IGREJAS ENSINAM
http://verdade-nao-ha-duas.blogspot.ca/2013/12/a-lei-de-deus-e-o-que-as-igrejas-ensinam.html
AS TRÊS VINDAS DE JESUS CRISTO
http://verdade-nao-ha-duas.blogspot.ca/2014/01/as-tres-vindas-de-jeus-cristo.html