sábado, 23 de março de 2013

(Heresiologia)Analizando: Jesus se sujeitar a Deus (Reviewing: Jesus is subject to God)


Certa religião utiliza esse texto para tentar provar que Jesus não é Deus:
Ø 1CO 15:28 - E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos

Este texto, à luz do contexto, nos informa que depois do Milênio, bem como depois do Juízo Final, quando o novo Céu e a nova Terra forem estabelecidos, Cristo entregará a Deus o Reino que lhe será conferido no início do Milênio e se sujeitará a Deus. Os membros dessa religião pensam que isto prova que Jesus não é Deus.

A declaração de que o próprio Filho também se sujeitará a Deus tem feito alguns pensarem que a dignidade do Filho de Deus foi prejudicada, como também, possivelmente, faz restrições à Sua divindade. A sujeição, entretanto, não é a do Filho como Filho, mas como o Filho encarnado. Isto, é claro, não envolve a desigualdade da essência. O filho de um rei pode estar oficialmente subordinado e no entanto se igualar em natureza ao seu pai (cons. Charles Hodge, An Exposition of the First Epistle to the Corinthians, pág. 333-335). O ponto que Paulo defende é este: O Filho na qualidade de Filho encarnado tem todo o poder agora (cons. MT 28:18). Quando ele entregar a administração do reino terrestre ao Pai, então o Deus triúno reinará como Deus e não mais através do Filho encarnado.

Vimos pois que sujeição não é sinônimo de inferioridade, mas vou dar aqui um exemplo bíblico:

Ø EF 5:21 - Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.

Em efésios se aconselha à sujeição recíproca. Neste caso, quem é o maior?

O Senhor Jesus se sujeitava a José e à Maria:

Ø LC 2:51 - E desceu com eles, e foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava no seu coração todas estas coisas.

Eram eles maiores do que Ele?


O testemunho de toda a Bíblia é que Jesus é igual ao Pai, por que alguns textos isolados diriam o contrário?

6 comentários:

  1. Acho interessante algumas pessoas , conseguirem quebrar a palavra claramente , dizendo que um mais um eh tres, e querendo que se aceite , se a palavra do Senhor diz que O Senhor Jesus vai se sujeitar a quem lhe sujeitou todos as coisas , 1 cor 15:27
    Todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés. Mas, quando diz: Todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas.

    o Pai eh maior que o filho , apesar de serem Pai,filho,Espirito santo todos os tres concordam entre si, o que o pai disser o filho tambem concorda, o que o espirito disser o Pai e o filho concordam , isso eh "quem ve um , ve tambem o outro"quem fala com um fala tambem com outro.
    pois os tres sao os mesmos.

    ResponderExcluir
  2. Se Jesus cristo é deus, então porque que ele tem um deus e porque o deus pai não tem um deus e porque o deus espirito santo tambem não tem um deus e somente jesus tem um deus mesmo ele estando la no ceu? lebre-se írmao mario que até paulo foi chamado de deus. se jesus é deus então porque quando ele vier, todo olho o verá, visto que não podemos ver deus e ficarmos vivos. o apostolos afirmaram que há um só deus o pai. se a trindade fosse verdade fosse verdade seriam tres deuses e não só um. ME RESPONDA SE FOR CAPAZ.

    ResponderExcluir
  3. Por favor, leia meu estudo sobre A ti só por único Deus verdadeiro.

    ResponderExcluir
  4. na verdade qm criou a trindade foi um homem chamado tertuliano, que nem ele mesmo entendia o que criou.

    (שְׁמַ֖ע יִשְׂרָאֵ֑ל יְהוָ֥ה אֱלֹהֵ֖ינוּ יְהוָ֥ה ׀ אֶחָֽד)
    Shema Yisrael YHWH Elohenu, YHWH Echad
    Ouvi Israel YHWH é nosso Deus, YHWH é UM
    Devarim (Deuteronômio) 6:4
    3 E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, e a Yeshua hamashiach (Jesus Cristo), aquele que tu enviaste.
    Joao 17:3
    12 Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus,
    o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome. Apocalipse 3:12
    Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, messias Yeshua(Cristo Jesus), homem,
    I Timóteo 2:5
    Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos; porque a salvação vem dos judeus.
    João 4:22
    Jesus sendo o primogênito de muitos irmãos, ou será deus ??
    28 Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.
    29 Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
    Romanos 11:28-29
    mas ele eh o primeiro a ser criado e imagem do Deus invisivel (Colossenses 1:15)

    Contra fatos nao ha argumentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Wander Miranda, não é justo fazer uma acusação dessa e dizer que Tertuliano, inventou ou criou a doutrina da Trindade. Essa forma de argumentar é injusta, tendenciosa e má, pois Tertuliano não inventou a doutrina, ele simplesmente interpretou corretamente o que a Bíblia revela sobre o assunto. Não é pelo simples fato que Newton elucidou a lei da gravidade, que ele e o criador ou o inventor dela. Ela já existia desde que os planetas e corpos celestes existem. Ele simplesmente elucidou e interpretou o fenômeno existente. Da mesma forma, Tertuliano não criou a doutrina da Trindade, ele simplesmente deve ter sido o primeiro a usar o termo Trindade, com o objetivo de dar forma a uma verdade implícita do Gênesis ao Apocalipse.

      Excluir
  5. ''1-No começo aquele que é a Palavra já existia. Ele estava com Deus e era Deus. 2-Desde o princípio, a Palavra estava com Deus. 3-Por meio da Palavra, Deus fez todas as coisas, e nada do que existe foi feito sem ela. 4-A Palavra era a fonte da vida, e essa vida trouxe a luz para todas as pessoas. 5-A luz brilha na escuridão, e a escuridão não conseguiu apagá-la.''
    (João 1)

    ResponderExcluir