sexta-feira, 22 de março de 2013

(Heresiologia)Os dons espirituais cessaram? (Spiritual gifts ceased?)


Certo grupo religioso diz que o falar em línguas teria sido só provisão temporária e apresentam:

Ø 1CO 13:8 - O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;

De fato, os dons, também o de línguas, passarão, mas a citação apresentada diz que só passarão, quando vier o que é perfeito:

Ø 1CO 13:10 - Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.


Perguntamos: O que é perfeito já veio? Os dons espirituais, como profecia, línguas e ciência terminarão no fim da presente era. A ocasião em que eles cessarão é descrita assim: "quando vier o que é perfeito" (v. 10), ou seja, no fim da presente era, quando, então, o conhecimento e o caráter do crente se tornarão perfeitos na eternidade, depois da segunda vinda de Cristo:


Ø 1CO 13:12 - Porque, agora, vemos por espelho em enigma; mas, então, veremos face a face; agora, conheço em parte, mas, então, conhecerei como também sou conhecido.

Ø 1CO 1:7 - De maneira que nenhum dom vos falta, esperando a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo,

Até chegar esse tempo, precisamos do Espírito e dos seus dons na congregação. Não há nenhuma evidência aqui, nem em qualquer outro trecho das Escrituras, de que a manifestação do Espírito Santo através dos seus dons cessaria no fim da era apostólica.

Senão, então os dons ainda não foram aniquilados! Jesus disse que estes sinais seguiriam aos que cressem:

Ø MC 16:17 - E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;

Ai está a explicação: Esse grupo religioso não crer! A promessa também é para nós, não somente uma provisão para aquela época

Ø AT 2:39 - Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.

A promessa do batismo no Espírito Santo não foi apenas para aqueles presentes no dia de Pentecoste:

Ø AT 2:4 - E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

Mas também para todos os que cressem em Cristo durante toda esta era: a vós os ouvintes de Pedro; a vossos filhos à geração seguinte; à todos os que estão longe à terceira geração e às subsequentes.

(1) O batismo no Espírito Santo com o poder que o acompanha, não foi uma ocorrência isolada, sem repetição, na história da igreja. Não cessou com o Pentecoste:

Ø AT 2:38 - E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;

Ø AT 8:15 - Os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo

Ø AT 9:17 - E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo.

Ø AT 10:44-46 - 44 E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. 45 E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios. 46 Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus.

Ø AT 19:6 - E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam.

Nem com o fim da era apostólica.

(2) É o direito mediante o novo nascimento de todo cristão buscar, esperar e experimentar o mesmo batismo no Espírito que foi prometido e concedido aos cristãos do NT:

Ø AT 1:4,8 - 4 E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes. 8 Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.

Ø JL 2:28 - E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.

Ø MT 3:11 - E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.


Ø LC 24:49 - E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.

6 comentários:

  1. Respeito sua opinião e seja feliz com ela e com Deus eu creio no livre arbítrio de Deus e dentro desse livre arbíytrio crer ou não crer nos dons buscar ou não buscar é escolha nossa e eu não busco, ter dons requer sabedoria buscar dons se não for para fazer a obra de nada vale! Graça e Paz de Cristo Jesus!

    ResponderExcluir
  2. Creio nos dons, e creio na graça segui-se que se acredito na graça, acredito também nos dons visto que os dons segundo Paulo nos é concedido pela graça. Os dons são necessários na vida da igreja, para encorajar e motivar os irmãos no serviço aos santos, falo dos dons, de forma complexa, não somente de um dom especifico.os dons são energémata, energémata vem de energia, de obras exteriores. É a energia (poder) de Deus operando nos cristãos e transbordando para a vida da comunidade. O dom espiritual é para ajudar alguém, fazer algo para alguém, trabalhar por alguém e realizar alguma coisa para alguém. Não é uma espiritualidade intimista e subjetiva. Ela é transbordante, edificante, relevante. Não entendo como pode dizer que Deus é soberano, e mesmo assim nega, verdades notórias das próprias escrituras, sobretudo no contexto do novo testamento.Alguém que diz que crê num Deus Soberano e que afirma crer que quando Cristo subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens, jamais poderia nem crer nem aceitar que qualquer coisa tenha cessado como uma espécie de “dispensação”.

    Se os dons são segundo a Graça, conforme Paulo, então, se eles houvessem cessado, a Graça também teria que ter cessado.

    ResponderExcluir
  3. Estou de pleno acordo, confesso que aprendi contigo, um abraço! Estarei postando alguma coisa repartindo o que aprendi contigo: "Os Dons Espirituais Cessaram ou Continuam?

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, pode postar sim, é sempre bom propagar o evangelho de Cristo.

    ResponderExcluir
  5. Graça e paz a todos!
    O maior erro do pentecostalismo foi pegar sua base e seu nome no Pentecostes (Atos 2). O segundo, é confundir Promessa (Batismo no E.S) com DOM (falar em línguas, idiomas). Primeiramente o que aconteceu em pentecostes foi a universalização do Evangelho. Diferente do que aconteceu na Torre de Babel quando o Criador confundiu as línguas, em Pentecostes ele fez com que os de toda as regiões falassem no idioma em que os judeus (povo escolhido) falavam,e então cressem que a salvação não era apenas deles, mas também dos filhos de Abraão pela fé. Eu poderia minuciosamente tratar do falar em línguas, mas como para mim sempre foi insignificante, estarei tratando do batismo com O Espírito Santo, esse sim tem sua importância na vida de todo cristão genuíno e que nasceu de novo.
    Os dons não são para todos, mas a promessa sim, para todos os de perto (judeus) e a vós que estáveis longes (gentios). Os dons podem ser buscados ou procurados (1 Coríntios 12:31), nem todos no corpo tem a mesma função,traduzindo, nem todos na congregação tem os mesmos dons (Têm todos o dom de curar? falam todos diversas línguas? interpretam todos? 1 Coríntios 12:30). Já o Batismo foi, é e sempre será uma promessa daquele que é Fiel para cumprir.
    Esta foi a promessa:

    E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.
    QUEM CRÊ EM MIM, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.
    E ISTO DISSE ELE DO SEU ESPÍRITO (promessa) QUE HAVIAM DE RECEBER OS QUE NELE CRESSEM (não diz os que falarem em línguas); porque o Espírito Santo ainda não fora dado (por isso, disse ficai em Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder), por ainda Jesus não ter sido glorificado. (Atos 1:8 diz a função do poder: ser testemunha, para os judeus e para os estrangeiros de fala, idioma diferente.)

    João 7:37-39

    ResponderExcluir