quinta-feira, 16 de abril de 2015

Anticristo (Antichrist)

O ANTICRISTO VEM:

Segundo a Bíblia, está para vir o Anticristo:


Ø 1JO 2:18 - Filhinhos, esta é a última hora; e, conforme ouvistes que vem o anticristo, já muitos anticristos se têm levantado; por onde conhecemos que é a última hora.

Um anticristo ou falso Cristo virá, perto do fim dos tempos, para governar o mundo e liderar uma grande rebelião contra Cristo e a fé cristã.

Diferente do arrebatamento da igreja, a vinda do Anticristo não ocorrerá sem sinais precursores. Pelo menos três eventos deverão ocorrer antes dele surgir na terra:

1) O “mistério da injustiça” que já opera no mundo, deverá intensificar-se:

Ø 2TS 2:7 - Pois o mistério da iniqüidade já opera; somente há um que agora o detém até que seja posto fora;

O "mistério da injustiça" é uma atividade secreta dos poderes malignos no decurso da história da humanidade, preparando o caminho para a apostasia e o "homem do pecado". (1) É um processo enganoso, que ilude os incrédulos, e induzirá muitos crentes a se desviarem da verdadeira fé e aceitar a mentira personificada na igreja apóstata. Implica um espírito ou movimento contra a verdadeira fé bíblica e a lei divina; procura liberar-se das restrições morais, e deleita-se no pecado. (2) Embora essa tendência maligna já operasse nos dias de Paulo, ela será comum e geral no mundo e no cristianismo, perto do fim da presente era. Por causa do predomínio da iniqüidade, o amor de muitos esfriará.

2) Virá a “apostasia”:

Ø 2TS 2:3 - Ninguém de modo algum vos engane; porque isto não sucederá sem que venha primeiro a apostasia e seja revelado o homem do pecado, o filho da perdição

Ocorrerá a “apostasia” (gr. apostasia), que literalmente significa “desvio’’, “afastamento’’, “abandono’’. Nos últimos dias, um grande número de pessoas da igreja apartar-se-á da verdade bíblica. (a) Tanto o apóstolo Paulo quanto Cristo revelam um quadro difícil da condição de grande parte da igreja — moral, espiritual e doutrinariamente — à medida que a era presente chega ao seu fim.

3) “Um que, agora, resiste”, deve ser afastado.

Ø 2TS 2:7 - Pois o mistério da iniqüidade já opera; somente há um que agora o detém até que seja posto fora;

Um evento determinante deverá ocorrer antes do aparecimento do “homem do pecado” e do Dia do Senhor começar, que é a saída de alguém ou de algo, que “detém”, resiste, ou refreia o “mistério da injustiça” e o “homem do pecado”. Quando o restringidor do
“homem do pecado’’ for retirado, então poderá começar o Dia do Senhor.

================================

EXPRESSÕES PARA O ANTICRISTO:

As expressões que a Bíblia usa para o Anticristo são:

“A ponta ou chifre pequeno”


Ø DN 7:8 - Eu considerava os chifres, e eis que entre eles subiu outro chifre, pequeno, diante do qual três dos primeiros chifres foram arrancados; e eis que neste chifre havia olhos, como os de homem, e uma boca que falava grandes coisas.

A ponta (ou chifre) pequena simboliza o último governante da terra - o anticristo. Um ser humano, dotado de inteligência e sagacidade extraordinárias, com um imenso orgulho.

“O homem de pecado” e “o filho da perdição”:


Ø 2TS 2:3 - Ninguém de modo algum vos engane; porque isto não sucederá sem que venha primeiro a apostasia e seja revelado o homem do pecado, o filho da perdição

“A besta que sobe do mar”:


Ø AP 13:1 - Então vi subir do mar uma besta que tinha dez chifres e sete cabeças, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças nomes de blasfêmia.

A besta que sobe do mar é o último grande governo mundial da história, e consiste em dez reinos sob o controle do anticristo.

A “besta de cor escarlate”:


Ø AP 17:3 - Então ele me levou em espírito a um deserto; e vi uma mulher montada numa besta cor de escarlata, que estava cheia de nomes de blasfêmia, e que tinha sete cabeças e dez chifres.

Esta besta é o futuro governo mundial, a Babilônia política, que apóia a falsa organização religiosa mundial.

“A besta”:

Ø AP 17:8,16 - 8 A besta que viste era e já não é; todavia está para subir do abismo, e vai-se para a perdição; e os que habitam sobre a terra e cujos nomes não estão escritos no livro da vida desde a fundação do mundo se admirarão, quando virem a besta que era e já não é, e que tornará a vir. 16 E os dez chifres que viste, e a besta, estes odiarão a prostituta e a tornarão desolada e nua, e comerão as suas carnes, e a queimarão no fogo.

Alguns interpretam este versículo presumindo ser o Anticristo uma pessoa que já viveu em algum tempo da história, mas que agora está morta, e que no futuro subirá do abismo, permanecendo na terra por um certo período e, por fim, será destruída.

Ø AP 19:19-20 - 19 E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos para fazerem guerra àquele que estava montado no cavalo, e ao seu exército. 20 E a besta foi presa, e com ela o falso profeta que fizera diante dela os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta e os que adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.

Ø AP 20:10 - e o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos.

================================

O ANTICRISTO FARÁ UMA ALIANÇA COM ISRAEL DE 7 ANOS:

Ao começar o Dia do Senhor, “o iníquo” aparecerá neste mundo. Trata-se, no meios eruditos da Bíblia, de um governante mundial que fará aliança com Israel por sete anos, antes do fim da presente era:

Ø DN 9:27a - E ele{o anti-cristo} firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação{oferta}...

O estabelecimento do concerto entre "o príncipe, que há de vir" (DN 9:26) e Israel marca o início da septuagésima semana, os últimos sete anos da presente era. Aqui, a Bíblia ensina o seguinte: O príncipe que fará o concerto com Israel é o anticristo, mas ainda camuflado naquela ocasião. O Anticristo certamente negociará um tratado de paz entre Israel e seus inimigos no tocante à disputa territorial (DN 11:39).

================================

QUEBRARÁ A ALIANÇA DEPOIS DE 3 ANOS E MEIO:

A verdadeira identificação do Anticristo será conhecida três anos e meio mais tarde, quando ele romper sua aliança com Israel, tornar-se governante mundial, declarar ser Deus, profanar o templo de Jerusalém e assolar a terra de Israel:

Ø DN 9:27b - ...e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador. 

O Apocalipse confirma ao declarar duas vezes que o Anticristo (i.e., "a besta") terá poder somente durante quarenta e dois meses. Daniel declara mais tarde, outra vez, que haverá um período de três anos e meio ("um tempo... tempos, e metade de um tempo") entre o começo da grande tribulação e o seu fim. Nos três anos e meio destinados ao anticristo, Jerusalém continuará a ser pisada pelos gentios.

================================

ELE SE ENGRANDECERÁ:


Ø DN 11:36-45 - 36 E este rei fará conforme a sua vontade, e levantar-se-á, e engrandecer-se-á sobre todo deus; e contra o Deus dos deuses falará coisas espantosas, e será próspero, até que a ira se complete; porque aquilo que está determinado será feito. 37 E não terá respeito ao Deus de seus pais, nem terá respeito ao amor das mulheres, nem a deus algum, porque sobre tudo se engrandecerá. 38 Mas em seu lugar honrará a um deus das forças; e a um deus a quem seus pais não conheceram honrará com ouro, e com prata, e com pedras preciosas, e com coisas agradáveis. 39 Com o auxílio de um deus estranho agirá contra as poderosas fortalezas; aos que o reconhecerem multiplicará a honra, e os fará reinar sobre muitos, e repartirá a terra por preço. 45 E armará as tendas do seu palácio entre o mar grande e o monte santo e glorioso; mas chegará ao seu fim, e não haverá quem o socorra.

As profecias deste versículo não se enquadram no caso de Antíoco. A menção do "fim do tempo" indica que esta profecia tem a ver com um futuro distante, a saber, fim dos tempos, e com o personagem a quem Antíoco tipifica: o anticristo. O anticristo será um governante ditador que se proclamará maior do que Deus, e que falará "coisas incríveis" (blasfêmias) contra o Deus verdadeiro. Ele prosperará por algum tempo, e assim terá cumprimento esta profecia.

================================

PERSEGUIRA OS FIEIS A CRISTO:

O Anticristo perseguirá severamente quem permanecer leal a Cristo:

Ø AP 11:7 - E, quando acabarem o seu testemunho, a besta que sobe do abismo lhes fará guerra e as vencerá e matará.

Ele será responsável pela morte das duas testemunhas, pois as mesmas apresentam a verdade do evangelho e bradam fielmente contra os pecados do povo.

Ø AP 13:7,15 – 7 Também lhe foi permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe autoridade sobre toda tribo, e povo, e língua e nação. 15 Foi-lhe concedido também dar fôlego à imagem da besta, para que a imagem da besta falasse, e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta.

Quem permanecer fiel a Deus e à sua Palavra será perseguido e talvez morto. Satanás vencê-los-á, não no sentido de destruir a sua fé, mas causando a morte de muitos. Durante "quarenta e dois meses" o anticristo perseguirá os santos.
Será baixado um decreto ordenando a morte de todos que se recusarem a adorar o governante mundial e sua imagem. Noutras palavras, muitos que resistirem ao anticristo e permanecerem fiéis a Jesus, selarão sua fé com suas vidas.

Ø DN 7:25 - Proferirá palavras contra o Altíssimo, e consumirá os santos do Altíssimo; cuidará em mudar os tempos e a lei; os santos lhe serão entregues na mão por um tempo, e tempos, e metade de um tempo.

Ele destruirá os santos, mediante perseguições, enquanto tentará mudar os "tempos" (datas para adoração religiosa especial) e as leis de Deus. Continuará a perseguir os santos durante um período de três anos e meio até ser destruído. Tudo isso serve para identificar a ponta pequena com a primeira besta do livro de Apocalipse, que é comumente chamado o anticristo.

================================

SE CONSIDERARÁ UM DEUS:

Exigirá adoração, certamente sediada num grande templo que será usado como centro de seus pronunciamentos:

Ø DN 11:31 - E estarão ao lado dele forças que profanarão o santuário, isto é, a fortaleza, e tirarão o holocausto contínuo, estabelecendo a abominação desoladora.

O “homem do pecado’’ fará mediante poder satânico, grandes sinais, maravilhas e milagres a fim de propagar o engano:

Ø 2TS 2:9-10 - 9 A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, 10 E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. 

“Prodígios de mentira” significa que seus milagres são sobrenaturais, parecendo autênticos, para enganar as pessoas e levá-los a crer na mentira. (a) Tais demonstrações possivelmente serão vistas no mundo inteiro, pela televisão. Milhões de pessoas ficarão impressionadas, enganadas por esse líder altamente convincente, por não darem a devida importância à Palavra de Deus nem ter amor às suas verdades. (b) Tanto as palavras de Paulo, quanto as de Jesus devem despertar os crentes para o fato de que nem todo milagre provém de Deus. Aparentes “manifestações do Espírito” ou fenômenos supostamente vindos da parte de Deus devem ser provados à base da obediência a Cristo e às Escrituras, por parte da pessoa atuante.

================================

GUERRA CONTRA DEUS:


No fim da tribulação, Satanás congregará muitas nações no Armagedom, sob o comando do Anticristo, e guerrearão contra Deus e o seu povo numa batalha que envolverá o mundo inteiro:

Ø DN 11:45 - E armará as tendas do seu palácio entre o mar grande e o glorioso monte santo; contudo virá ao seu fim, e não haverá quem o socorra.

O anticristo prosperará por algum tempo, mas logo haverá batalhas com o "rei do Sul" e o "rei do Norte", batalhas essas que culminarão com a de Armagedon, onde ele será aniquilado pela espada que sai da boca de Cristo (i.e., por sua Palavra) e lançado no lago de fogo.

Ø AP 16:16 - E eles os congregaram no lugar que em hebraico se chama Armagedom.

Satanás e os seus demônios reunirão muitas nações sob a direção do anticristo a fim de guerrearem contra Deus, contra seus exércitos, contra seu povo e para destruir Jerusalém.

Quando isso ocorrer, Cristo voltará e intervirá de modo sobrenatural, destruindo o Anticristo, seus exércitos e todos os que não obedecem ao evangelho, então será o fim do Anticristo aqui na terra:

Ø AP 19:20 - E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.



Nenhum comentário:

Postar um comentário