segunda-feira, 27 de abril de 2015

Maria e certas questões (Mary and certain issues)

Nesse estudo falarei sobre Maria a mãe de Jesus, esclarecer certas questões e doutrinas de certa igreja. Temos que ter em mente que são as sagradas escrituras que devem governar nossas vidas, a Bíblia é a verdade escrita por Deus, portanto irei refutar certos assuntos usando a palavra de Deus.

==========================


Certo líder de uma religião criou uma doutrina em 1854 acerca de Maria mãe de Jesus: “imune a qualquer mancha de pecado”, ou seja, que Maria foi concebida sem o pecado original, vamos ver o que a Bíblia tem a dizer:

Ø RM 3:23 - Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;

Vemos aqui que todos pecaram com exceção de Jesus como a própria Bíblia afirma:

Ø HB 4:15 Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.

Na bíblia não existe nenhuma afirmação que Maria não tinha pecado. Vale lembrar que ensinar como correto doutrinas que não estão na Bíblia é errado.

==========================

Mesmo assim essa religião diz que Maria viveu sem pecar, mas uma vez veremos o que a Bíblia diz:

Ø LC 1:46-47 - 46 Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, 47 e o meu espírito exulta em Deus meu Salvador;

Se Maria precisava de um Salvador é porque ela era pecadora como qualquer pessoa que precisa da salvação de Deus.

==========================


Notemos o que José e Maria fizeram depois que apresentaram o menino Jesus a Deus no templo:

Ø LC 2:22-24 - 22 Terminados os dias da purificação, segundo a lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém, para apresentá-lo ao Senhor 23 (conforme está escrito na lei do Senhor: Todo primogênito será consagrado ao Senhor), 24 e para oferecerem um sacrifício segundo o disposto na lei do Senhor: um par de rolas, ou dois pombinhos.

José e Maria foram oferecer um sacrifício para Deus, os sacrifícios são oferecidos pelos pecados, e se ofereceram é porque sabiam que eram pecadores.

==========================


Essa religião afirma que Maria é a mãe da igreja, o que a Bíblia menciona sobre Maria?

Ø JO 2:4 - Respondeu-lhes Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.

Ø JO 4:21 - Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me, a hora vem, em que nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai.

Ø MT 15:28 - Então respondeu Jesus, e disse-lhe: ó mulher, grande é a tua fé! seja-te feito como queres. E desde aquela hora sua filha ficou sã.

Comparando esses versículos vemos que Maria foi tratada como uma mulher normal como Jesus também fez com a mulher samaritana e a mulher Cananéia e não como “mãe da igreja”. A expressão “mulher” não significa nada demais a não ser uma referencia comum.

==========================


Será que Maria era perfeita? A Bíblia responde:

Ø LC 2:42-46 - 42 Quando Jesus completou doze anos, subiram eles segundo o costume da festa; 43 e, terminados aqueles dias, ao regressarem, ficou o menino Jesus em Jerusalém sem o saberem seus pais; 44 julgando, porém, que estivesse entre os companheiros de viagem, andaram caminho de um dia, e o procuravam entre os parentes e conhecidos; 45 e não o achando, voltaram a Jerusalém em busca dele. 46 E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os.

Sendo Maria perfeita, esqueceria seu filho por três dias?

==========================


Essa religião diz que Maria é mãe de Deus, esse título foi aceito em Calcedônia 451 d.c. onde foi confirmado em 1964 no Concilio Vaticano II, mas o que a Bíblia diz?

A Bíblia diz que Deus é eterno, ou seja, não foi criado, não teve inicio. O próprio Jesus falou que o pai não deve chamar o filho de Senhor:

Ø MT 22:41-46 - 41 Ora, enquanto os fariseus estavam reunidos, interrogou-os Jesus, dizendo: 42 Que pensais vós do Cristo? De quem é filho? Responderam-lhe: De Davi. 43 Replicou-lhes ele: Como é então que Davi, no Espírito, lhe chama Senhor, dizendo: 44 Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos de baixo dos teus pés? 45 Se Davi, pois, lhe chama Senhor, como é ele seu filho? 46 E ninguém podia responder-lhe palavra; nem desde aquele dia jamais ousou alguém interrogá-lo.

Porém vejamos o que Maria fez:

Ø LC 1:38,46 - 38 Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela. 46 Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor,

Serva ou mãe de Deus? E se ela fosse mãe de Deus, a lógica é que os irmãos de Jesus também seriam deuses e José era padrasto de Deus, pense na confusão.

Não vou nem comentar a posição que essa religião dar a Maria como “mãe de todos nós”

==========================

Sobre Maria ter uma grande importância na Bíblia, não vemos isso nos ensino dos apóstolos e discípulos de Cristo, a última menção que se faz a ela é essa:

Ø AT 1:14 - Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos.

Se de fato ela tivesse todos esses títulos mencionados acima, acho que a Bíblia deveria pelo menos da mais atenção a ela, coisa que a Bíblia não faz, o mesmo se aplica aos supostos milagre que são atribuídos a ela, coisa que não há menção na Bíblia. A Bíblia se centraliza mesmo é em Jesus.

==========================

Maria foi elevada ao céu com vida? Essa religião diz que ela não morreu e subiu fisicamente ao céu à presença de Cristo, essa crença foi instituída em 1950. Mas o nosso manual de vida diz isso? Eu pelo menos nunca li isso na Bíblia, pelo contrario, a Bíblia nos diz que:

Ø JO 3:13 - Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu.

Ø 1CO 15:3-4 - 3 Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, 4 E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.

Só Jesus subiu com corpo glorificado ao céu.

==========================

Essa religião fala que Maria não teve filhos, ela continua a ser a virgem Maria, o que a Bíblia nos diz:

Ø MT 1:24-25 - 24 E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher; 25 E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus.
Ø LC 2:7 - E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.

Vemos aqui que Jesus foi o primogênito, isto é, primeiro filho, se Jesus fosse o único filho a Bíblia teria usado unigênito ao invés de primogênito.

Ø MC 3:31-33 - 31 Chegaram, então, seus irmãos e sua mãe; e, estando fora, mandaram-no chamar. 32 E a multidão estava assentada ao redor dele, e disseram-lhe: Eis que tua mãe e teus irmãos te procuram, e estão lá fora. 33 E ele lhes respondeu, dizendo: Quem é minha mãe e meus irmãos?

Vemos aqui claramente a aparição dos irmãos e da mãe de Jesus.

Ø MT 13:54-56 - 54 E, chegando à sua pátria, ensinava-os na sinagoga deles, de sorte que se maravilhavam, e diziam: De onde veio a este a sabedoria, e estas maravilhas? 55 Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos(adelfós) Tiago, e José, e Simão, e Judas? 56 E não estão entre nós todas as suas irmãs(adelfê)? De onde lhe veio, pois, tudo isto?

Mais uma referencia aos irmãos de Jesus.

Essa religião afirma que quando a Bíblia fala dos irmãos e irmãs de Jesus estão se referindo a graus de parentesco próximos (primos, tios), porque o hebraico e o aramaico não diferenciam um do outro, porém estamos falando do Novo Testamento que foi escrito em grego, lá eles definem bem essa questão: adelfós para irmãos, adelfê para irmã, anepsiós para primo e suggenis para prima.

==========================


Enfim, essas foram algumas questões acerca da pessoa de Maria, devemos confiar no que a Bíblia nos diz e não a tradições de homens que não possui respaldo bíblico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário