segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

(Heresiologia)Jesus é menor que o Pai?(Jesus is less than the Father?)

Certa religião apresenta a seguinte citação para tentar provar que Jesus não seria Deus:

Ø JO 14:28 - Ouvistes que eu vos disse: Vou, e venho para vós. Se me amásseis, certamente exultaríeis porque eu disse: Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu.

Em que sentido o Pai é maior que ele? Antes de tudo vamos aprender um pouco da história de Jesus.

Ø CL 1:16-17 - 16 Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. 17 E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.

Sabemos que de acordo com a bíblia só Deus é capaz de criar alguma coisa que não existe, vemos nesse versículo que através de Jesus foram criados simplesmente tudo, inclusive até os anjos (principados e potestades) sem contar que o versículo diz que ele é antes de todas as coisas, atributo de Deus Pai que é eterno e também é antes de todas as coisas.

Antes de vir a terra onde Jesus estava e quem ele era?

Ø JO 1:1 - NO princípio{eternidade passada} era o Verbo{o Filho}, e o Verbo{o Filho} estava com Deus{Pai}, e o Verbo{o Filho} era Deus{qualidade divina}.

O termo princípio, aqui, é a eternidade passada! Mesmo antes da Sua encarnação, a Palavra ou Verbo de Deus sempre existiu como Deus e junto a Deus, através de toda a eternidade passada, sem jamais ter tido um início. Em contraste, observe que princípio, em GN 1:1, é um instante de tempo, fala da ocasião do absoluto começo do universo todo.


Ø FP 2:5-8 - 5 De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, 7 Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; 8 E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.

Paulo ensina aqui que Jesus, sendo Deus, se autolimitou, esvaziando-se a si mesmo de seus privilégios divinos e sendo reconhecido em figura humana. Quando Paulo diz que Jesus tem a forma (morphé no original) de Deus, a ideia é que Cristo tem a mesma essência de Deus. Em outras palavras, o vs.5 quer dizer que, embora Jesus tivesse a mesma essência de Deus, não utilizou isso em vantagem própria.

Notas: “Não ter por usurpação”, não é o mesmo que “não ter a usurpação”. Logo, o que este trecho bíblico está dizendo é que a igualdade de Jesus com Deus, lhe é própria e natural; e não, resultado de uma usurpação, isto é, Jesus é igual a Deus por natureza, e não por ter se apropriado dessa igualdade fraudulentamente. Usurpar é adquirir com fraude; alcançar sem direito; exercer indevidamente; assumir o exercício de, por fraude, artifício ou força, segundo o Novo Dicionário Aurélio. Se Jesus fosse inferior a Deus e, arrogantemente, reivindicasse igualdade com o Pai, a Bíblia diria que Ele teve a usurpação de ser igual a Deus. Se Jesus não fosse igual ao Pai, e reconhecesse isso, a Bíblia diria que Ele não teve a usurpação de ser igual a Deus. Mas, como Ele é igual e sabe disso, ela nos diz que Ele não teve por usurpação ser igual a Deus.

Ø JO 1:14 - E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.

Aqui vemos que o verbo que é Deus se fez carne, adquirindo assim uma nova natureza {homem/Deus}

Ø HB 10:5 - Por isso, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, Mas corpo me preparaste;

Como o Filho era apenas Deus e não homem então Deus o PAI teve que fazer um corpo para o Filho vir pra terra.

Como vimos o filho {esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo}

Ø HB 2:7 - Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos, De glória e de honra o coroaste, E o constituíste sobre as obras de tuas mãos;

Consequentemente vemos que o Filho foi feito menor que os anjos, e mais uma vez vemos evidencias de que o Pai fez um corpo para o Filho.

Porém mesmo o Filho se esvaziando Deus mandou que lhe chamassem por um nome que o siguinificado é muito familiar...

Ø MT 1:23 - Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.

Ø IS 7:14 - Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.

Lembrando que se o Pai não tivesse a consciência de que o Filho era Deus juntamente com Ele, esse nome seria uma contradição e até mesmo blasfêmia contra o próprio Jeová que diversas vezes lembra ao povo dele que não há outro Deus além de Jeová. (maiores informações sobre único Deus)

Bom, vindo a terra e passando por todo esse processo de {esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, semelhante aos homens; forma de homem, humilhou-se, sendo obediente}

Então isso explica o porquê ele dizia que o Pai era maior que ele, simplesmente por todas essas características citadas acima.

Jesus era tão humilde que até era sujeito não só ao PAI, mas aos seus pais terrenos também mesmo sabendo quem ele era:

Ø LC 2:51 - E desceu com eles, e foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava no seu coração todas estas coisas.

Mas hoje vemos um quadro diferente, Jesus voltou a ser o que era antes com o PAI, a diferença é que agora Jesus leva consigo a natureza humana/Divina.

Ø FP 2:9-10 - 9 Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; 10 Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,

Ø MT 28:18 - E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. {*notas: só quem tem todo poder pode ser chamado de todo-poderoso}

Ø CL 2:9 - Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade; {*notas: "pois em Cristo habita [como sua casa natural], a perfeição inteira [toda a abundância] do que faz Deus ser Deus [a Divindade], de forma completa". A perfeição do Criador Jeová habita no corpo de Cristo. / “Divindade” é a essência da natureza divina, e “plenitude” é o mesmo que estado completo. Desta maneira este versículo afirma que Jesus preenche todos os quesitos e satisfaz todas exigências para ser reconhecido como Deus.}


Ø AP 22:12-13 - 12 E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. 13 Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro.{*notas: atributos de Jeová Deus}

Um comentário: