segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Anjo de Javé (Angel of Yahweh)


É mister fazer menção especial ao Anjo de Javé (Mala`ak YHWH), um anjo incomparável.

A identidade do anjo de Jeová tem sido debatida, especialmente pelo modo como ele freqüentemente se dirige às pessoas. Note os seguintes fatos:

Ø JZ 2:1 - E SUBIU o anjo de JEOVÁ de Gilgal a Boquim, e disse: Do Egito vos fiz subir, e vos trouxe à terra que a vossos pais tinha jurado e disse: Nunca invalidarei a minha aliança convosco.

Vemos aqui que o Anjo de Jeová diz que foi ele quem tirou os israelitas do Egito, fez o povo subir a terra do pacto, ou seja, a terra de Canaã e foi ele quem fez a aliança com o povo de Israel.

Comparada esta passagem com outras que descrevem o mesmo evento, verifica-se que eram atos de Jeová, o Deus do concerto dos israelitas. Foi Ele quem jurou a Abraão, a Isaque e a Jacó que daria aos seus descendentes a terra de Canaã:

Ø GN 13:14-15 - 14 E disse JEOVÁ a Abrão...15 porque toda esta terra que vês, te hei de dar a ti, e à tua descendência, para sempre...

Ø GN 17:8 - Dar-te-ei a ti e à tua descendência depois de ti a terra de tuas peregrinações, toda a terra de Canaã, em perpétua possessão; e serei o seu Deus.

Jeová jurou que esse concerto seria eterno:

Ø GN 17:7 - estabelecerei o meu pacto contigo e com a tua descendência depois de ti em suas gerações, como pacto perpétuo, para te ser por Deus a ti e à tua descendência depois de ti.

Jeová tirou os israelitas do Egito:

Ø ÊX 20:1-2 - 1 Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: 2 Eu sou JEOVÁ teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.

Jeová os levou à terra prometida:

Ø JS 1:1-2 - 1 Depois da morte de Moisés, servo de JEOVÁ, falou JEOVÁ a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo: 2 Moisés, meu servo, é morto; levanta-te pois agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, para a terra que eu dou aos filhos de Israel.

Outro fato foi quando o anjo de Jeová apareceu a Josué, aqui ele é chamado de príncipe do exército de Jeová:

Ø JS 5:14 - 14 Respondeu ele: Não; sou príncipe do exército de JEOVÁ e acabo de chegar. Então, Josué se prostrou com o rosto em terra, e o adorou, e disse-lhe: Que diz meu senhor ao seu servo?

Vemos aqui que Josué prostrou-se e o adorou. Essa atitude tem levado muitos a crer que esse anjo era uma manifestação do próprio Jeová Deus; do contrário, o anjo teria proibido Josué de adorá-lo:

Ø AP 19:10 - Então me lancei a seus pés para adorá-lo, mas ele me disse: Olha, não faças tal: sou conservo teu e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus; adora a Deus; pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia.

Ø AP 22:8-9 - 8 Eu, João, sou o que ouvi e vi estas coisas. E quando as ouvi e vi, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava, para o adorar. 9 Mas ele me disse: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.

Ainda mais explicitamente, o anjo de Jeová que apareceu a Moisés na sarça ardente disse, em linguagem bem clara: “Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó”. E nesse mesmo texto Ele se identifica como sendo Jeová:

Ø ÊX 3:6 - Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus.

Ø ÊX 3:2,4 – 2 E apareceu-lhe o anjo de JEOVÁ em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia. 4 E vendo JEOVÁ que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui.

Outro caso foi como esse anjo falou com Agar:

Ø GN 16:10,13 - 10 Disse-lhe mais o anjo de JEOVÁ: Multiplicarei sobremaneira a tua descendência, que não será contada, por numerosa que será. 13 E ela chamou o nome de JEOVÁ, que com ela falava: Tu és Deus que me vê; porque disse: Não olhei eu também para aquele que me vê?

À medida que esta narrativa prossegue, torna-se claro que o anjo de Jeová é o próprio Deus falando com Agar.

Ø GN 18:1-3,13-14,17,20-21 - 1 Depois apareceu-lhe JEOVÁ nos carvalhais de Manre, estando ele assentado à porta da tenda, no calor do dia. 2 E levantou os seus olhos, e olhou, e eis três homens em pé junto a ele. E vendo-os, correu da porta da tenda ao seu encontro e inclinou-se à terra, 3 E disse: Meu Senhor, se agora tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que não passes de teu servo. 13 E disse JEOVÁ a Abraão: Por que se riu Sara, dizendo: Na verdade darei eu à luz ainda, havendo já envelhecido? 14 Haveria coisa alguma difícil a JEOVÁ? Ao tempo determinado tornarei a ti por este tempo da vida, e Sara terá um filho. 17 E disse JEOVÁ: Ocultarei eu a Abraão o que faço, 20 Disse mais JEOVÁ: Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito, 21 Descerei agora, e verei se com efeito têm praticado segundo o seu clamor, que é vindo até mim; e se não, sabê-lo-ei.

Um dos três homens era, sem dúvida, uma manifestação de Deus em forma humana, e os outros dois eram anjos que apareceram como homens. É possível que Abraão não tenha reconhecido, logo de início, que os visitantes eram Deus e dois anjos.

Ø GN 19:1,13,18,24,27 - 1 E vieram os dois anjos a Sodoma à tarde, e estava Ló assentado à porta de Sodoma; e vendo-os Ló, levantou-se ao seu encontro e inclinou-se com o rosto à terra; 13 Porque nós vamos destruir este lugar, porque o seu clamor tem aumentado diante da face de JEOVÁ, e JEOVÁ nos enviou a destruí-lo. 18 E Ló disse-lhe: Ora, não, meu Senhor! 24 Então JEOVÁ fez chover enxofre e fogo, de JEOVÁ desde os céus, sobre Sodoma e Gomorra; 27 E Abraão levantou-se aquela mesma manhã, de madrugada, e foi para aquele lugar onde estivera diante da face de JEOVÁ;


Ele aparece a Gideão. No v.16 diz que Jeová lhe falou; no v.17 Gideão pede para ele provar que é Deus; ele consome o que lhe foi oferecido, tocando com a ponta do cajado e desaparece.

Ø JZ 6:12,14,16,17,21-23 - 12 Então, o Anjo de JEOVÁ lhe apareceu e lhe disse: JEOVÁ é contigo, homem valente. 14 Então, se virou JEOVÁ para ele e disse: Vai nessa tua força e livra Israel da mão dos midianitas; porventura, não te enviei eu? 16 Tornou-lhe JEOVÁ: Já que eu estou contigo, ferirás os midianitas como se fossem um só homem. 17 Ele respondeu: Se, agora, achei mercê diante dos teus olhos, dá-me um sinal de que és tu, JEOVÁ, que me falas. 21 Estendeu o Anjo de JEOVÁ a ponta do cajado que trazia na mão e tocou a carne e os bolos asmos; então, subiu fogo da penha e consumiu a carne e os bolos; e o Anjo de JEOVÁ desapareceu de sua presença. 22 Viu Gideão que era o Anjo de JEOVÁ e disse: Ai de mim, JEOVÁ Deus! Pois vi o Anjo de JEOVÁ face a face. 23 Porém JEOVÁ lhe disse: Paz seja contigo! Não temas! Não morrerás!


Porque o anjo de Jeová está tão estreitamente identificado com o próprio Jeová, e porque ele apareceu em forma humana, alguns consideram que ele era uma aparição do Cristo eterno, a segunda pessoa da Trindade, antes de nascer da virgem Maria.

4 comentários:

  1. Junior, o Anjo de Javé não é Miguel?
    O Anjo de Javé não é o chefe dos anjos, líder das hostes celestes e o principal mensageiro divino?

    ResponderExcluir
  2. Anjo de Javé, ou mensageiro de Javé, um título sem um nome concreto, algumas vezes quando esse título é mencionado mostra certas atitudes desse mensageiro como sendo atitudes do próprio Deus como você já deve ter lido acima, visto que os Anjos não recebem adoração ele não pode ser Miguel, que é apenas um anjo.

    ResponderExcluir
  3. Mário, você se contradiz.

    Você diz que Miguel é um anjo, mas do jeito que coloca a frase , o anjo de Javé não é um anjo?

    "Miguel" nunca é chamado de "Anjo" e sim de "Arcanjo", mas no caso você está colocando que existe um anjo acima do arcanjo, o arcanjo é o chefe dos anjos, ou o principal mensageiro de Deus.

    Os reis da terra recebem "adoração", como Davi (1 Samuel 25:23.2 Samuel 14:33.18:28.24:20) ou Saul (1 Samuel 24:8), você como leitor assíduo da Bíblia com certeza sabe disso.

    O fato é que o "Anjo de Javé" ocupa a posição de "príncipe do exército de Javé" (José 5:14,15). E quem é o mensageiro celestial ligado a liderança dos exércitos de Deus?

    O fato também é que o "Anjo de Javé" era quem guiava e protegia pessoalmente a nação de Israel (Êxodo 23:20-23). No livro de Daniel se estabelece que cada Nação tem um príncipe (Daniel 10:20)), mas o príncipe da nação de ISRAEL, se chama Miguel. (Daniel 12:1)

    Afinal o ANJO DE ISRAEL é Miguel ou é o Anjo de Javé?
    E o PRÍNCIPE DOS EXÉRCITOS CELESTIAIS é Miguel ou é o Anjo de Javé?

    Em Zacarias 3:1,2 o Anjo de Javé diz que "Javé te censure a Satanás", enquanto que em Judas 1:9 quem diz isso é o Arcanjo.

    As coincidências de termos, atribuições, ações e funções são grandes, Miguel é citado pouquíssimas vezes, mas em todas tem paralelos claros com O Anjo de Javé que era o mensageiro celestial responsável por guardar a Israel no Velho Testamento.

    ResponderExcluir
  4. Estou vendo que isso não vai ter fim, por ser uma conversa longa, proponho que falemos utilizando algum programa de mensagem instantânea, é só me adicionar, tenho Messenger, Google, WhatApp, Vibet, e.t.c. escolha qual a melhor opção para você.

    ResponderExcluir