quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

(Heresiologia)A igreja ficou inexistente por um período da história? (The church was nonexistent for a period of history?)

Certas religiões dizem que são a restauração do cristianismo, e que antes da fundação das mesmas o cristianismo havia se corrompido como todo, ou seja precisou ser restaurada milênio e séculos depois, será que é isso que a bíblia ensina?

Uma dessas religiões chega a dizer que o verdadeiro cristianismo desapareceu da terra logo após a morte dos doze apóstolos. E não foi restaurado até que Charles Taze Russell fundou a sociedade Torre de Vigia no final da década de 1870. Quando Cristo voltou invisivelmente em 1914, encontrou o grupo de Russell fazendo o trabalho dos "servos sábios e fiéis" (MT 24:45) e os nomeou sobre todas as suas posses. Todas as outras igrejas e cristãos professos são, na verdade, instrumentos do diabo.

Vamos ver se essa afirmação que o cristianismo desapareceu por algum tempo tem fundação bíblica:

==========================


Jesus profetizou que Sua igreja não se tornaria apóstata:

Ø MT 16:18 - Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;

Jesus afirmou que o inferno não prevaleceria contra a igreja, se certas religiões estivessem certas, Jesus aqui se enganou, pois de acordo com essas seitas o Evangelho de Cristo precisou ser restaurado, ou seja, o inferno de fato prevaleceu contra a igreja.

==========================

Ø JD 1:3 - Amados, enquanto eu empregava toda a diligência para escrever-vos acerca da salvação que nos é comum, senti a necessidade de vos escrever, exortando-vos a pelejar pela fé que de uma vez para sempre foi entregue aos santos.

Aqui nos diz que a peleja pela fé foi entregue uma vez e para sempre, e não precisou ser restaurado e ser entregue uma segunda vez.

==========================

Ø EF 3:21 - a esse seja glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém.

Esse versículo é prova de que, a cada geração, sempre houve igreja [locais e independentes] verdadeiras [mesmo Roma as havendo perseguido e morto e tentado apagar todo o rasto de sangue delas].


Ou seja, a igreja de Cristo sempre existiu desde que foi fundada, senão a igreja verdadeira jamais poderia dar glória a Deus por: "todas as gerações"?

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. ERRATA!
    A fragilidade da Igreja sempre foi notória. A Igreja de Corinto, bem como todas as demais, inclusive as citadas em Apocalipse 2 e 3, todas passaram por crises. A Primitiva, por exemplo, chegou a ser extinta. Isso não significa que o inferno prevaleceu sobre ela. O que não se pode aceitar em hipótese alguma, é que seja colocado sobre os ombros de Pedro, a missão de estabelecer a Igreja. A igreja foi fundada em Cristo: "Sobre ESTA pedra, edificarei a igreja". Jesus não falou que "essa" pedra era Pedro; em quem Ele estava fundamentando a Igreja. A Igreja passou por crises, por dificuldades que culminaram com a Reforma Protestante do séc. XVI; e isso é natural, em face do seu desvirtuamento e da pregação conveniente e interesseira da época. O preocupante é que, passados 500 anos da Reforma de Lutero, a Igreja esteja novamente esmiuçada, pregando apenas heresias e nada mais.
    Há um equívoco na análise supra, haja vista que a Glória de Cristo, não depende da Igreja. Se dependesse, não estaria sustentada em hipótese alguma, porque a Igreja é falha em suas doutrinas, tradições, dogmas e na pregação da Palavra. A Igreja é identificada por muitos rótulos, denominações e segmentos, mas o que deve ser entendido é que ela é una, é indivisível. A Paz do Senhor. Pr Rubens Morais – Brasília-DF.

    ResponderExcluir
  3. Caro Rubens Morais:

    1º Dizer que a igreja passou por crise é uma coisa, dizer que ela foi extinta e depois reapareceu é outra coisa, o que estou dizendo aqui é que a igreja sempre existiu não importando as circunstâncias, talvez você tenha que analisar melhor os versículos citados, pois achar que em algum momento da historia todos estavam errado e ninguém foi salvo é contradizer a palavra de Deus, e se houve um período total de trevas sobre a igreja, me desculpe, o inferno prevaleceu sobre ela mesmo sendo por algum tempo e Jesus mentiu. Quando eu falo de igreja, estou falando como toda, em toda a terra, não de A, B e C.

    2º Em momento nenhum eu disse que Pedro era a pedra que Jesus se referia, quem está em Cristo está firmado na rocha, e se o inferno não prevalece sobre essa rocha que o cristão está, o mesmo está seguro.

    3º Em momento nenhum eu disse que a Glória de Cristo dependia da igreja, mas a igreja verdadeira glorifica a Cristo, em Efésios cita a igreja por todas as gerações. Pessoas que pregam heresias não fazem parte da igreja de Cristo, mas o autor deixou claro que "por todas as gerações".

    ResponderExcluir