terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

O que é Trindade? (What is the Trinity?)



Trindade: Doutrina segundo a qual a Divindade, embora una em sua essência, subsiste eternamente nas pessoas do PAI, do FILHO e do ESPÍRITO SANTO. O Supremo Ser subsiste numa unidade de três pessoas igualmente divinas e distintas.

Há três personalidades distintas, cada qual inteiramente divina, mas encontram-se tão harmonicamente inter-relacionadas que resultam numa única essência.

DEUS PAI é relacionado à obra da criação; DEUS FILHO é o principal agente da obra de redenção da humanidade; e DEUS ESPÍRITO SANTO é a garantia de nossa herança futura.

A coisa mais difícil a respeito do conceito cristão da Trindade é que não há maneira de explicá-lo adequadamente. A Trindade é um conceito impossível de ser totalmente compreendido por qualquer ser humano, quanto mais explicado. Deus é infinitamente maior do que nós, por isso não devemos esperar que sejamos capazes de compreendê-Lo totalmente. A Bíblia ensina que o Pai é Deus, que Jesus é Deus e que o Espírito Santo é Deus. A Bíblia também ensina que há um só Deus e que alem dele não existe outro. A unidade divina é unidade composta, e que nesta unidade há realmente três pessoas distintas, cada uma das quais é a divindade, e que, no entanto, cada uma está consciente das outras duas. Não é o caso de haver três Deuses, todos três independentes e de existência própria. Os três cooperam unidos e num mesmo propósito, de maneira que no pleno sentido da palavra, são "um".

Mesmo podendo compreender alguns fatos sobre a relação das diferentes pessoas da Trindade umas com as outras, no geral, a Trindade é incompreensível à mente humana. Entretanto, não significa que não seja verdade ou fora dos ensinamentos da Bíblia.

A palavra Trindade foi usada pela primeira vez, em sua forma grega, por Teófilo; e, em sua forma latina, por Tertuliano. O credo Atanasiano assim se expressa acerca da doutrina da Santíssima Trindade: "Adoramos um Deus em trindade, e trindade em unidade, sem confundir as pessoas, sem separara substância". Ao estudar este assunto, lembre-se de que a palavra "Trindade" não é usada nas Escrituras. Este é um termo usado em uma tentativa de descrever o Deus triúno, e o fato de haver três pessoas co-existentes e co-eternas perfazendo um só Deus. Compreenda que DE JEITO ALGUM se sugere aqui que haja três Deuses. A Trindade é um Deus feito de três pessoas. Não há nada errado em usar o termo "Trindade", mesmo que esta palavra não se encontre na Bíblia. É mais prático dizer a palavra "Trindade" do que dizer "três pessoas co-existentes e co-eternas perfazendo um só Deus". Se isto for problema para você, considere isto: a palavra avô também não é usada na Bíblia. Mesmo assim, sabemos que havia avôs na Bíblia. Abraão foi avô de Jacó. Então, não fique obcecado com o termo "Trindade". O que realmente importa é que o conceito REPRESENTADO pela palavra "Trindade" existe nas Escrituras. A trindade é uma comunhão eterna, mas a obra da redenção do homem evocou a sua manifestação histórica. O filho entrou no mundo duma maneira nova ao tomar sobre si a natureza humana e lhe foi dado um novo nome, Jesus. O Espírito Santo entrou no mundo duma maneira nova, isto é , como o Espírito de Cristo incorporado na Igreja. Mas ao mesmo tempo, todos os três cooperam. Era muito difícil achar termos humanos que pudessem expressar a unidade da Divindade e ao mesmo tempo, a realidade e distinção das pessoas. Ao dar ênfase sobre a realidade da Divindade de Jesus, e da personalidade do Espírito Santo, alguns escritores corriam o perigo de cair no triteísmo (a crença em três deuses). Outros escritores, pondo ênfase sobre a unidade de Deus, corriam perigo de esquecer-se da distinção entre as três pessoas. Este último erro é comumente conhecido como sabelianismo (doutrina do bispo Sabélio que ensinou que Pai, Filho e Espírito Santo são simplesmente três aspectos ou manifestações de Deus. Este erro tem surgido muitas vezes na história da Igreja e existe ainda hoje. Essa doutrina do sabelianismo é claramente antibiblica e carece de aceitação, por causa das distinção bíblicas entre o Pai, o Filho, e o Espírito Santo. O Pai ama e envia o Filho; o Filho veio do Pai e voltou para ele. O Pai e o Filho enviam o Espírito; o Espírito intercede junto ao Pai. Sendo a Doutrina da Trindade concernente à natureza íntima das três pessoas da santíssima Trindade, não poderia ser conhecida, senão por meio da revelação Bíblica. Embora o Antigo Testamento não ensina diretamente sobre a Trindade, até porque, num mundo de tantos deuses, tornou-se necessário acentuar em Israel, a verdade de que Deus é "UM", e que não havia outro além dele. Naturalmente, se essa doutrina fosse ensinada na Antiga Aliança, teria sido mal entendida e mal interpretada. Porém, mesmo não sendo explicitamente mencionada, ela está fundamentada tanto no Velho como no Novo Testamento.

A existência divina é a base do amor. O amor é impossível a um ser solitário. Sem a Trindade o problema da revelação de Deus se tornaria extremamente complicado, e, rigorosamente, não poderia existir. A Obra da criação e da redenção resultam do amor cooperativo das três pessoas.

A unidade perfeitíssima que estabelece a unicidade divina firma-se nos seguintes postulados:

A- Igualdade absoluta do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

B- Perfeição absoluta das três pessoas trinitárias.

C- Impecabilidade, santidade e integridade dos seres divinos.

D- Consubstancialidade sem qualquer grau de diferenciação entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

E- Consensualidade integral, integrada, corporativa e interativa entre as pessoas da ordem trina.

F- Igualdade absolutamente nivelada em todos os níveis atributivos e sapienciais das pessoas da Trindade.

G- Eternidade natural, essencial e intrínseca da unidade trina: Deus, em si e por si mesmo, nas pessoas do Pai, do Filho e do Espírito Santo, é eterno. Ao homem eleito e regenerado o Pai, na pessoa do Filho, ministrado pelo Espírito Santo, concede a “imortalidade” ou “a vida eterna”. Deus, porém, não é “imortal”, é “eterno” em si mesmo. A eternidade lhe é um atributo exclusivo; a imortalidade é uma graça concedida aos regenerados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário