segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Deus prova seus servos? (God tests his servants?)

Deus prova seus servos? Colocarei aqui alguns versículos que falam sobre isso com algumas explicações.

============================


Ø GN 22:1 - E ACONTECEU depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.

A fé que Abraão tinha em Deus e sua dedicação a Ele foi testada ao máximo. Deus o mandou fazer uma coisa totalmente contrária ao seu bom-senso, ao seu amor paternal e à sua esperança, que era seu filho. Na história de Abraão, vemos três grandes testes da sua fé: (1) a chamada divina para separar-se dos seus parentes e da sua pátria e para sair, sem saber para onde ia; (2) a exigência de confiar em Deus para o cumprimento da promessa do concerto, sem ocorrer tal cumprimento por vinte e cinco anos; (3) a ordem de sacrificar a Isaque, o filho prometido por Deus. Como aconteceu a Abraão, será testada a fé verdadeira de todo crente.

============================


Ø ÊX 15:25 - E ele clamou a JEOVÁ, e JEOVÁ mostrou-lhe uma árvore, que lançou nas águas, e as águas se tornaram doces. Ali lhes deu estatutos e uma ordenança, e ali os provou.

============================


Ø ÊX 16:4 - Então disse JEOVÁ a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu o prove se anda em minha lei ou não.

============================


Ø DT 8:2 - E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual JEOVÁ teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não.

============================

Ø DT 13:1-3 - 1 QUANDO profeta ou sonhador de sonhos se levantar no meio de ti, e te der um sinal ou prodígio, 2 E suceder o tal sinal ou prodígio, de que te houver falado, dizendo: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los; 3 Não ouvirás as palavras daquele profeta ou sonhador de sonhos; porquanto JEOVÁ vosso Deus vos prova, para saber se amais JEOVÁ vosso Deus com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma.

É fundamental à comunhão do crente com o Senhor, a sua fidelidade a Deus e à Palavra revelada dEle. Os versículos 1-5 mostram que a tentação visando a destruir nossa lealdade a Deus, às vezes surge através de pessoas parecendo espirituais. Várias inferências decorrem disso, para nossa vida como crentes. (1) Deus, às vezes, testa a sinceridade do nosso amor e dedicação a Ele e à sua Palavra. (2) Deus, às vezes, nos prova permitindo que surja entre o seu povo, pessoas afirmando que são profetas de Deus, e que realizam "sinal ou prodígio". Tais pessoas, às vezes, falam com muita "unção", predizem corretamente o futuro, e operam milagres, sinais e prodígios. Ao mesmo tempo, porém, podem pregar um evangelho contrário à revelação bíblica, acrescentar inovações à Palavra de Deus ou subtrair partes dela. Aceitar esses falsos pregadores, significa abdicar da fidelidade total a Deus e à sua Palavra inspirada. (3) O NT também, por sua vez, adverte que falsos profetas e falsos mestres perverterão grandemente o evangelho de Cristo nos últimos dias desta era. O crente deve ter firme determinação quanto a sua fidelidade à revelação escrita de Deus, como a temos na Bíblia. A autenticidade do ministério de uma pessoa e do seu ensino não deve ser avaliada apenas pela sua pregação talentosa, alocuções proféticas poderosas, realização de milagres ou número de decisões. Esses critérios tornam-se cada vez menos dignos de confiança à medida que se aproximam os tempos do fim. O padrão da verdade sempre deverá ser a infalível Palavra de Deus.

============================

Ø JZ 2:22 - Para por elas provar a Israel, se há de guardar, ou não, o caminho de JEOVÁ, como seus pais o guardaram, para nele andar.

============================

Ø JZ 3:1 - ESTAS, pois, são as nações que JEOVÁ deixou ficar, para por elas provar a Israel, a saber, a todos os que não sabiam de todas as guerras de Canaã.

============================

Ø EC 3:18 - Disse eu no meu coração, quanto a condição dos filhos dos homens, que Deus os provaria, para que assim pudessem ver que são em si mesmos como os animais.

============================

Ø JR 9:7 - Portanto assim diz JEOVÁ dos Exércitos: Eis que eu os fundirei e os provarei; pois, de que outra maneira procederia com a filha do meu povo?

============================

Ø JR 11:20 - Mas, JEOVÁ dos Exércitos, justo Juiz, que provas os rins e o coração, veja eu a tua vingança sobre eles; pois a ti descobri a minha causa.

============================

Ø JR 12:3 - Mas tu, ó JEOVÁ, me conheces, tu me vês, e provas o meu coração para contigo; arranca-os como as ovelhas para o matadouro, e dedica-os para o dia da matança.

============================

Ø JR 17:10 - Eu, JEOVÁ, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.

============================

Ø JR 20:12 - Tu, pois, ó JEOVÁ dos Exércitos, que provas o justo, e vês os rins e o coração, permite que eu veja a tua vingança contra eles; pois já te revelei a minha causa.

============================


Vemos então que os servos de Deus são provados por Deus para sua melhoria espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário