segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Deus existe? (God exists?)

Ø 1CO 13:12 - Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.

==================================

A Bíblia nos diz que devemos aceitar por fé o fato de que Deus existe:

Ø HB 11:6 - Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. 

Nós devemos ter fé n'Ele:


Ø JO 20:29 - Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram

Mesmo não o vendo existem evidências da existência de Deus:


Ø SL 19:1-4 - 1 OS céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. 2 Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite. 3 Não há linguagem nem fala onde não se ouça a sua voz. 4 A sua linha se estende por toda a terra, e as suas palavras até ao fim do mundo. Neles pôs uma tenda para o sol,

O conceito judaico-cristão é que o mundo físico manifesta a glória e o poder criador de Deus. O conceito de muitos incrédulos, ao contrário, é que a criação é em si mesma uma entidade divina, cuja força controla o destino humano, outros creem que tudo se fez por acaso. O verdadeiro crente rejeita tais ideias, aceita a revelação bíblica a respeito do universo, e por isso é movido a louvar o Criador.

Há algo no nosso ser que reconhece que há algo além desta vida e alguém além deste mundo.

Ø EC 3:11 - Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs o mundo no coração do homem, sem que este possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim. 

Nesta passagem, "mundo" é a tradução do hebraico 'olam, que significa "eternidade", com raras exceções. No coração do ser humano, Deus gravou o anseio inato pelas coisas eternas. O ser humano busca valores eternos já aqui nesta vida, na sua imanente percepção de viver para sempre. Portanto, a vida material, coisas seculares e prazeres deste mundo nunca satisfarão plenamente o ser humano.

A Bíblia também nos diz que algumas pessoas iriam rejeitar o conhecimento claro e inegável de Deus e irão acreditar em uma mentira.

Ø RM 1:25 - Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. 

A "mentira", aqui, é a mensagem de Satanás, o pai da mentira: "sereis como Deus". (1) Crer na mentira é rejeitar "a verdade de Deus" e tomar parte na idolatria. (2) A Bíblia adverte constantemente contra o orgulho devido à tendência do ser humano de crer na mentira e adorar a si mesmo. "Visto como se eleva o teu coração, e dizes: Eu sou Deus".

A Bíblia também proclama que as pessoas não têm desculpa para não acreditar em Deus.

Ø RM 1:20 - Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis(não tem desculpa)

Uma vez que as pessoas admitam que há um Deus, elas também precisarão se dar conta de que devem ter responsabilidade para com Deus e que precisam do Seu perdão.

Ø RM 3:23 - Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; 

Ø RM 6:23 - Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. 

Como eu sei que Deus existe? Eu sei que Deus existe porque eu falo com Ele todos os dias. Eu não O ouço falar comigo "de uma forma audível", mas sinto a Sua presença, sinto a Sua liderança, conheço o Seu amor, desejo a Sua graça. As coisas aconteceram na minha vida de forma que não há outra explicação senão Deus. Deus me salvou e mudou a minha vida de forma tão milagrosa que eu só posso aceitar e louvar a Sua existência. Nenhum destes argumentos pode persuadir alguém que se recusa a aceitar o que é tão claro. No fim das contas, a existência de Deus deve ser aceita pela fé.

Ø HB 11:6 - Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. 

A fé em Deus não é um salto cego no escuro, mas um passo seguro em um quarto bem iluminado onde 90% das pessoas já estão presentes.

==================================

Para que um ser seja considerado pessoa ele tem que reunir ao mesmo tempo três características: sentimento, vontade (volição) e intelecto.

As características para uma pessoa ser considerada divina são: Onisciência (ter todo o conhecimento, do passado, presente e futuro), Onipresença (estar presente em todo lugar ao mesmo tempo) e Onipotência (possuir todo o poder) e ainda a Eternidade (nunca ter tido princípio nem terá fim).

Ø JO 4:24 - Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. 

Este estatuído significa que Deus é puro, inteiro e unicamente um espírito.

Um espírito pode habitar um corpo, mas um espírito puro não tem e não habita um corpo; pois Jesus disse outra vez depois da ressurreição:

Ø LC 24:39 - Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho. 

A declaração de Cristo: um espírito não tem carne nem ossos não significa que o espírito não tem forma nem corpo, mas apenas que seu corpo não é material como o do homem. Jesus tem um corpo glorificado, espiritual, e de igual modo os santos no céu.

Consequentemente, nunca se diz de o homem ser um espírito enquanto habita o corpo. Diz-se que ele possui um espírito, mas, quando sua natureza mista se descreve, diz-se ser ele uma "alma vivente" antes que um espírito.


Ø GN 2:7 - E formou JEOVA Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente

Ø 1CO 15:45 - Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante

Também sabemos que Deus é um espírito puro, não possuindo ou habitando um corpo, por causa da Sua invisibilidade e por causa de Sua onipresença.

Ø CL 1:15 - O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; 

Ø 1TM 1:17 - Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém. 

Ø HB 11:27 - Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível

O ser de Deus não é originado de outro. Sua existência é auto-causada. Sua existência é independente de tudo o mais. A auto-existência de Deus está implicada no nome "Jeová", que quer dizer "o existente" e também na expressão "Eu sou o que sou" que significa que SER é a natureza de Deus.


Ø ÊX 3:14 - E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário