segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

(Heresiologia)Analizando: A tí só por único Deus verdadeiro(Reviewing: The Thee the only true God)

Ø JO 17:3 - E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

O argumento de certa religião é que Jesus faz uma distinção entre ele mesmo e o Pai e afirma que o Pai é o único Deus. Se esta interpretação for correta, contradiria as passagens que afirmam a divindade de Jesus (ver estudo Jesus é Deus).

Em qualquer caso de dúvida, devemos começar com o texto no seu contexto, e depois considerar evidências de outros contextos. Quando mantemos o versículo 3 no seu contexto, percebemos que Jesus está enfatizando a imagem do Pai diante dos homens, imagem tal glorificada pela conduta do próprio Filho. Ele até enfatiza sua humanidade quando comenta sobre suas obras na terra e seu desejo de receber de volta sua glória na presença do Pai:


Ø JO 17:4-6 – 4 Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer. 5 E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse. 6 Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra.

No mesmo capítulo, Jesus afirma ser um com o Pai:

Ø JO 17:21-22 – 21 Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. 22 E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.

Mas será que esta interpretação do versículo 3, negando todas as outras afirmações das Escrituras, seja um uso válido do texto? Quando Jesus chamou o Pai de “único Deus”, ele negou sua própria divindade? Agora vamos para outros textos para ver se esta abordagem é válida. Outros versículos falam de Cristo e afirmam que há um só mestre:


Ø MT 23:10 - Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo.

Ø MT 23:8 - Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos.

Ø JO 13:13 - Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou.

E um só Senhor:

Ø EF 4:5 - Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;

Devemos, então, concluir que o Pai não é Mestre nem Senhor? Se João 17:3 nega que Jesus seja Deus,

Ø 1CO 8:6 - Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele

Estaria negando que o Pai seja Senhor?

Ø JD 1:4 - Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo.

Judas 4 fala do “único dominador e Senhor, Jesus Cristo”. Podemos, então, concluir que o Pai não é dominador e Senhor? De modo nenhum! Até o Espírito Santo também é chamado de Senhor:

Ø 2CO 3:17 - Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade.

Ficaria a pergunta: Jesus é um verdadeiro Deus ou falso Deus? (Se ele é um falso Deus, por que eles lhe dão atenção e se ele é um verdadeiro Deus, eles não são monoteístas, e entram no juízo do profeta Isaías(ver estudo: Versículos sobre o único Deus)).

Jamais negaríamos a soberania do Pai, e jamais negaríamos a divindade do Filho. E com muita tristeza notamos que aqueles que negam Jesus, o eterno Deus, estão caminhando para a morte:


Ø JO 8:24 - Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário