segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

É justo passar a eternidade no inferno? (Is it fair to spend eternity in hell?)

COMO ETERNIDADE NO INFERNO É UMA PUNIÇÃO JUSTA PARA O PECADO?

Esse é um assunto que incomoda muita gente e que se origina de uma compreensão incompleta de três coisas: a natureza de Deus, a natureza do homem e a natureza do pecado. Como seres pecaminosos, a natureza de Deus é um conceito difícil de entendermos por completo.Temos a tendência de ver Deus como um Ser gentil e misericordioso cujo amor por nós excede e subestima todos os seus outros atributos. Claro que Deus é amoroso, gentil e misericordioso, mas Ele é primeiramente um Deus santo e justo. Tão santo que Ele, na verdade, não pode tolerar pecado. Ele é um Deus cuja ira queima contra os perversos e aqueles que O desobedecem.


Ø DT 29:27 - Por isso a ira de JEOVÁ se acendeu contra esta terra, para trazer sobre ela toda a maldição que está escrita neste livro.

Ø 2RS 22:13,17 - 13 Ide, e consultai a JEOVÁ por mim, pelo povo e por todo o Judá, acerca das palavras deste livro que se achou; porque grande é o furor de JEOVÁ, que se acendeu contra nós; porquanto nossos pais não deram ouvidos às palavras deste livro, para fazerem conforme tudo quanto acerca de nós está escrito. 17 Porquanto me deixaram, e queimaram incenso a outros deuses, para me provocarem à ira por todas as obras das suas mãos, o meu furor se acendeu contra este lugar, e não se apagará.

Notas: IDE E CONSULTAI A JEOVÁ. Josias queria saber se os pecados de Judá tinham chegado a um ponto em que o juízo divino seria inevitável. (1) Através da profetisa Hulda, Deus disse que seu povo, em breve, seria, sim, entregue na mão dos seus inimigos. Noutras palavras, quando o povo de Deus persiste no pecado, atinge um ponto em que o castigo é inevitável. (2) Por um excessivo número de anos, o povo de Deus, os israelitas, "zombaram dos mensageiros de Deus, e desprezaram as suas palavras, e escarneceram dos seus profetas, até que o furor de JEOVÁ subiu tanto, contra o seu povo, que mais nenhum remédio houve". O avivamento espiritual por intermédio de Josias apenas adiou a destruição iminente de Judá, mas não pôde evitá-la.

Ø IS 5:25 - Por isso se acendeu a ira de JEOVÁ contra o seu povo, e estendeu a sua mão contra ele, e o feriu, de modo que as montanhas tremeram, e os seus cadáveres se fizeram como lixo no meio das ruas; com tudo isto não tornou atrás a sua ira, mas a sua mão ainda está estendida.

Ø OS 8:5 - O teu bezerro, ó Samaria, te rejeitou; a minha ira se acendeu contra eles; até quando serão eles incapazes da inocência? 

Ø ZC 10:3 - Contra os pastores se acendeu a minha ira, e castigarei os bodes; mas JEOVÁ dos Exércitos visitará o seu rebanho, a casa de Judá, e os fará como o seu majestoso cavalo na peleja.

==================================

Ele não só é um Deus amoroso; Ele é o próprio amor! No entanto, a Bíblia também nos diz que Ele odeia todo tipo de pecado:

Ø PV 6:16-19 - 16 Estas seis coisas JEOVÁ odeia, e a sétima a sua alma abomina: 17 Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, 18 O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, 19 A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.

==================================

Mesmo sendo tão misericordioso, ainda há limites para a Sua misericórdia.

Ø IS 55:6-7 - 6 Buscai a JEOVÁ enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. 7 Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta a JEOVÁ, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.

Notas: BUSCAI A JEOVÁ. O pecador deve buscar a Deus, enquanto está em vigor a sua promessa de ouvi-lo. O tempo para se receber a salvação aqui, tem limite; chegará o dia em que Ele não será achado.

==================================

O homem, em seu estado não regenerado, é corrompido pelo pecado, e esse pecado é sempre uma ofensa direta contra Deus. Quando Davi pecou ao cometer adultério com Bate-Seba e assassinar Urias, ele respondeu com uma oração interessante:


Ø SL 51:4 - Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares.

Já que Davi tinha pecado contra Bate-Seba e Urias, como é que ele pôde ter dito que tinha pecado contra Deus? Davi entendia que todo pecado é na verdade contra Deus.

Deus é um Ser eterno e infinito:

Ø SL 90:2 - Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus.

Notas: DE ETERNIDADE A ETERNIDADE. Esta expressão refere-se à existência eterna de Deus, que não tem começo nem fim. (1) Eternidade (hb. olam) não significa em primeiro lugar que Deus transcende o tempo mas, sim, que é infindável no tempo. As Escrituras não ensinam que Deus existe num tipo de eterno tempo presente, onde não há nem o passado nem o futuro. (2) Os trechos das Escrituras que declaram a eternidade de Deus, fazem-no em termos de continuidade, e não de intemporalidade, Deus conhece o passado como passado, o presente como presente e o futuro como futuro.

==================================

Como resultado, todo pecado exige uma punição eterna. Nosso pecado ofendeu o caráter santo, perfeito e infinito de Deus, e apesar de que em nossas mentes nosso pecado é limitado em tempo, a Deus - que vai além de quaisquer restrições de tempo - o pecado que Ele tanto odeia não tem fim. Nosso pecado está diante dEle continuamente e precisa ser punido continuamente para satisfazer Sua justiça santa.

Ninguém entende isso melhor do que alguém que está no inferno. Um exemplo perfeito é a história do homem rico e do mendigo chamado Lázaro. Os dois morreram e o homem rico foi para o inferno enquanto Lázaro foi ao paraíso (chamado de seio de Abraão em Lucas 16). Claro que o homem rico estava ciente do fato de que seus pecados foram apenas cometidos durante sua vida terrena. Mas é interessante notar que ele nunca diz: "Como é que eu acabei vindo para cá?" Ninguém faz essa pergunta no inferno. Ele não diz: "Será que eu realmente merecia isso?" "Será que isso não é um pouco extremo? Será que isso não é demais?" Ele não disse nada disso. Ele apenas pede que alguém vá aos seus irmãos que ainda estão vivos para adverti-los a não irem para o inferno.

Como o homem rico, todo pecador tem uma realização completa de sua miséria no inferno, assim como uma consciência bem informada, completamente ciente e sensível - a qual se torna seu próprio termômetro. Essa é a experiência de tortura no inferno - uma alma bem ciente de seu pecado juntamente com uma consciência continuamente a acusar, martelando constantemente sem qualquer alívio. A culpa daquele pecador produz vergonha e sentimentos de ódio e abominação contra si mesmo. O homem rico sabia que punição eterna por uma vida de pecados é justificada e merecida. Por isso ele nunca protestou ou questionou o fato de que devia estar no inferno.

As realidades de condenação eterna, inferno eterno e punição eterna são assustadoras e assim devem ser. No entanto, ficar tão atemorizado é para o bem do pecador. Enquanto isso pode até soar amargo (e é!), há boas novas:

Deus nos ama:


Ø JO 3:16 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Notas: DEUS AMOU O MUNDO DE TAL MANEIRA. João 3.16 revela o coração e o propósito de Deus para com a humanidade. (1) O amor de Deus é suficientemente imenso para abranger todos os homens, "o mundo". (2) Deus "deu" seu Filho como oferenda na cruz por nossos pecados. A expiação procede do coração amoroso de Deus. Não foi algo que Ele foi obrigado a fazer. (3) Crer (gr. pisteuo) inclui três elementos principais: (a) plena convicção de que Cristo é o Filho de Deus e o único Salvador do perdido pecador; (b) comunhão com Cristo pela nossa auto-submissão, dedicação e obediência a Ele; (c) plena confiança em Cristo de que Ele é capaz e também quer conduzir o crente à salvação final e à comunhão com Deus no céu. (4) "Perecer" é a quase sempre esquecida palavra em 3.16. Ela não se refere à morte física, mas à pavorosa realidade do castigo eterno no inferno. (5) "Vida eterna" é a dádiva que Deus outorga ao homem quando este nasce de novo. "Eterna" expressa não somente a perpetuidade da nova vida, mas também a qualidade desta vida, como a de Deus; uma vida que liberta o homem do poder do pecado e de Satanás, e que o afasta daquilo que é puramente terreno para que ele conheça a Deus.

==================================

E quer que sejamos salvos do inferno:

Ø 2PE 3:9 - O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.

Notas: NÃO QUERENDO QUE ALGUNS SE PERCAM. A demora na volta de Cristo tem a ver com a pregação do evangelho do reino ao mundo inteiro. Deus quer que todos ouçam o evangelho, pois não deseja que ninguém pereça eternamente. Isso não significa que todos serão salvos, porque se alguém rejeitar a graça e a salvação divinas, tal pessoa permanecerá perdida.

==================================

Mas porque Deus também é justo e correto, Ele não pode deixar de punir o pecado. Alguém tem que pagar o preço. Em Sua grande misericórdia e amor, Deus providenciou o Seu próprio pagamento para o nosso pecado. Ele enviou o Seu Filho Jesus Cristo para pagar pela penalidade dos nossos pecados ao morrer na cruz por nós. A morte de Jesus foi uma morte infinita porque Ele é o infinito Deus-homem, disposto a pagar um débito infinito pelo pecado, para que não tivéssemos que pagar por essa punição no inferno por toda a eternidade:

Ø 2CO 5:21 - Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus. 

Notas: O FEZ PECADO POR NÓS. As Escrituras não declaram em nenhum lugar que Cristo foi "pecador". Ele sempre permanece como o imaculado Cordeiro de Deus. Cristo tomou, sim, nossos pecados sobre si, e Deus Pai o fez objeto do seu juízo ao tornar-se Ele uma oferenda na cruz pelos nossos pecados. Jesus, ao sofrer o nosso castigo na cruz, tornou possível a Deus perdoar os pecadores, sem violar sua própria justiça.
NÓS... FEITOS JUSTIÇA DE DEUS. (1) "Justiça" não se refere aqui à justiça legalista, mas à justiça experimental do crente como nova criatura, quanto ao seu caráter e estado moral, que se fundamenta em sua fé em Cristo e dela flui. O contexto total desta passagem diz respeito ao crente viver para Cristo, controlado pelo "amor de Cristo", tornar-se "nova criatura" em Cristo e desempenhar o ministério da reconciliação como representante de Deus e da sua justiça na terra. (2) A justiça de Deus é manifestada e experimentada neste mundo pelo crente, quando este permanece em Cristo. Somente à medida em que vivemos em união e comunhão com Cristo é que nos tornamos justiça de Deus.

Se confessarmos nossos pecados, pedirmos pelo perdão de Deus (não tornar mais a viver na prática do pecado), e colocarmos nossa fé em Cristo, seremos salvos, perdoados, purificados e receberemos a garantia de um lar eterno no céu. Deus nos amou tanto que providenciou um meio de salvação, mas se rejeitarmos o Seu presente de vida eterna, teremos que encarar as conseqüências eternas dessa decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário