quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Pastor pode receber salário?(Pastor may receive salary?)

O pastor pode receber salário? Nesse estudo colocarei alguns versículos sobre essa questão.

Antes de tudo, algumas pessoas gostam de usar esse versículo para sustentar que os pastores não devem receber salário da igreja:


Ø MT 10:7-8 - 7 e indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus. 8 Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, limpai os leprosos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.

Se nós repararmos o contexto de “...de graça recebestes, de graça daí...” Jesus estava concedendo aos discípulos um grande poder, capaz de curar doentes e ressuscitar mortos. Se vendessem seus dons por dinheiro, poderiam alcança enorme fortuna. Mas isso teria obscurecido a mensagem de graça que Cristo lhes ordenara pregar. Assim, ele os proibiu de cobra por seu ministério. Contudo, era-lhes permitido aceitar apoio para satisfazer suas necessidades básicas, pois um trabalhador é digno do seu sustento como veremos mais adiante.

============================


Ø NM 18:8-15,19,24 - 8 Disse mais Jeová a Arão: Eis que eu te tenho dado as minhas ofertas alçadas, com todas as coisas santificadas dos filhos de Israel; a ti as tenho dado como porção, e a teus filhos como direito perpétuo. 9 Das coisas santíssimas reservadas do fogo serão tuas todas as suas ofertas, a saber, todas as ofertas de cereais, todas as ofertas pelo pecado e todas as ofertas pela culpa, que me entregarem; estas coisas serão santíssimas para ti e para teus filhos. 10 Num lugar santo as comerás; delas todo varão comerá; santas te serão. 11 Também isto será teu: a oferta alçada das suas dádivas, com todas as ofertas de movimento dos filhos de Israel; a ti, a teus filhos, e a tuas filhas contigo, as tenho dado como porção, para sempre. Todo o que na tua casa estiver limpo, comerá delas. 12 Tudo o que do azeite há de melhor, e tudo o que do mosto e do grão há de melhor, as primícias destes que eles derem a Jeová, a ti as tenho dado. 13 Os primeiros frutos de tudo o que houver na sua terra, que trouxerem a Jeová, serão teus. Todo o que na tua casa estiver limpo comerá deles. 14 Toda coisa consagrada em Israel será tua. 15 Todo primogênito de toda a carne, que oferecerem a Jeová, tanto de homens como de animais, será teu; contudo os primogênitos dos homens certamente remirás; também os primogênitos dos animais imundos remirás. 19 Todas as ofertas alçadas das coisas sagradas, que os filhos de Israel oferecerem a Jeová, eu as tenho dado a ti, a teus filhos e a tuas filhas contigo, como porção, para sempre; é um pacto perpétuo de sal perante Jeová, para ti e para a tua descendência contigo. 24 Porque os dízimos que os filhos de Israel oferecerem a Jeová em oferta alçada, eu os tenho dado por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse que nenhuma herança teriam entre os filhos de Israel.

No principio Deus determinou que os sacerdotes e levitas fossem sustentados pelas ofertas do povo.

============================

Ø LV 6:16,26 - 16 E Arão e seus filhos comerão o restante dela; comê-lo-ão sem fermento em lugar santo; no átrio da tenda da revelação o comerão. 26 O sacerdote que a oferecer pelo pecado a comerá; comê-la-á em lugar santo, no átrio da tenda da revelação.
Ø LV 7:6 - Todo varão entre os sacerdotes comerá dela; num lugar santo se comerá; coisa santíssima é.

Esse versículos mostram que no AT os sacerdotes eram sustentados pelo povo, pois a vida deles era dedicada às coisas de Deus.

============================

Ø 2CR 31:4 - Além disso ordenou ao povo que morava em Jerusalém que desse a porção pertencente aos sacerdotes e aos levitas, para que eles se dedicassem à lei de Jeová.

Ezequias ordenou que o povo desse aos sacerdotes e levitas as primícias e o dízimo de todas as suas colheitas. Isso daria condições aos sacerdotes de dedicarem-se plenamente a Deus e ao ministério da sua Palavra.

============================

Ø MT 10:10 - nem de alforje para o caminho, nem de duas túnicas, nem de alparcas, nem de bordão; porque digno é o trabalhador do seu alimento.
Ø LC 10:7 - Ficai nessa casa, comendo e bebendo do que eles tiverem; pois digno é o trabalhador do seu salário. Não andeis de casa em casa.

As restrições quanto ao que poderiam levar foram únicas para essa missão. Se vermos em (LC 22:36), onde, numa missão posterior, Cristo lhes deu instruções completamente diferentes. A questão aqui era ensiná-los a confiar que o Senhor supriria suas necessidades por meio da generosidade das pessoas a quem eles ministrariam, e ensinar àqueles que receberam a bênção do ministério daqueles homens a apoiarem os servos de Cristo como veremos mais adiante.

============================


Ø 1CO 9:9-11,14 - 9 Pois na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca do boi quando debulha. Porventura está Deus cuidando dos bois? 10 Ou não o diz certamente por nós? Com efeito, é por amor de nós que está escrito; porque o que lavra deve debulhar com esperança de participar do fruto. 11 Se nós semeamos para vós as coisas espirituais, será muito que de vós colhamos as matérias? 14 Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho.

Paulo utiliza de um texto do AT:

Ø DT 25:4 - Não atarás a boca ao boi quando estiver debulhando.

Esse mandamento estipulava que os animais de tração, recebessem rações suficientes para manter sua força e saúde. Deviam ser tratados caridosamente e recompensados pela sua labuta (trabalhar muito).

Paulo aplica essa passagem em (1CO 9:9-11,14) em relação a aqueles que se dedicam a pregação do evangelho, ou seja, os pastores de hoje.

A Bíblia nos ensina, no AT e no NT, que aqueles que se dedicam à proclamação da Palavra de Deus devem ser sustentados por aqueles que, desse trabalho, recebem bênçãos espirituais.

============================

Ø GL 6:6-10 - 6 E o que está sendo instruído na palavra, faça participante em todas as boas coisas aquele que o instrui. 7 Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará. 8 Porque quem semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas quem semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. 9 E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. 10 Então, enquanto temos oportunidade, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.

Esse versículo nos ensina que é dever de todos que recebem o ensino da Palavra de Deus ajudar a sustentar materialmente àqueles que lhes ensinam a Palavra. Dentre os que são dignos desse sustento estão os fiéis pastores, obreiros, mestres, evangelistas e missionários. Deixar de prover seu sustento, quando há recursos disponíveis, é semear egoísmo na carne e ceifar a corrupção. Dar àqueles que ministram a Palavra faz parte do cumprimento desta ordem: "fazei bem aos domésticos da fé"; "porque a seu tempo ceifaremos", tanto o galardão como a vida eterna.

============================

Ø 1TM 5:17-18 - 17 Os anciãos que governam bem sejam tidos por dignos de duplicada honra, especialmente os que labutam na pregação e no ensino. 18 Porque diz a Escritura: Não atarás a boca ao boi quando debulha. E: Digno é o trabalhador do seu salário.

Estes versículos dizem respeito à honra apropriada aos presbíteros/anciãos (aqui significa pastores) que governam bem a igreja local e que vigiam cuidadosamente o rebanho. Aqueles que, com toda sinceridade, trabalham diligentemente na pregação e no ensino devem receber duplicada honra. Trata-se aqui de (1) ajudá-los com auxílio financeiro, e (2) ser-lhes submisso nas questões de conduta da igreja e ensino bíblico.

============================

Ø 3JO 1:6-8 - 6 os quais diante da igreja testificaram do teu amor; aos quais, se os encaminhares na sua viagem de um modo digno de Deus, bem farás; 7 porque por amor do Nome saíram, sem nada aceitar dos gentios. 8 Portanto aos tais devemos acolher, para que sejamos cooperadores da verdade.

Visto que geralmente os gentios não ajudam aqueles que fazem a obra exclusiva de Deus (pastores), devemos pois mantê-los e ajudá-los como foi dito acima.

============================


De fato a bíblia da o testemunho de que um pastor possa receber salário da igreja, não é errado, na minha opinião acho apenas que o salário de um pastor não deveria ser tão alto, apenas o que lhe der boa qualidade de vida afinal existem muitos pastores enganadores, que simplesmente fazem fortunas e não investem na obra do Senhor.

2 comentários:

  1. Mas na palavra diz que a igrejas tinham pelo meno 2 presbíteros. Porque somente um vai ganhar o salário?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xiii, nesse caso teria que ver casa congregação, não sei como eles fazem em relação a essa administração.

      Excluir